O Instagram é uma rede social que possui cerca de um 1 bilhão de usuários ativos, de acordo com informações fornecidas pela própria plataforma, além de ser o canal que mais cresce no mundo todo, neste blog falaremos a respeito do Instagram para pequenos negócios.
Para se ter uma ideia, o Instagram chega a crescer 5% por trimestre e é considerada a rede social mais amada pelos usuários, principalmente no Brasil, o segundo maior usuário do planeta, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Esse canal cresce muito porque é constantemente atualizado e, a cada renovação, traz recursos e ferramentas que os usuários amam, como no caso dos stories, que fez a plataforma superar o Snapchat.
Outro grande destaque para o Instagram é que ele surge como uma das redes sociais que possui o maior percentual de vendas.
Tanto é que cerca de 70% dos produtos e serviços vendidos nas redes sociais, 70% são do Instagram e apenas 25% são do Facebook. Desse total, cerca de 17% são convertidos em receitas.
Pensando nisso, vamos explicar quais são os cuidados necessários para utilizar o Instagram em seu pequeno negócio, porque ele ajuda a melhorar a visibilidade da marca e quais são as principais técnicas para quem está começando.
Cuidados na hora de usar o Instagram
Para fazer do Instagram um aliado do seu negócio, é necessário investir em algumas práticas. São elas:
1 – Criar uma conta comercial
O primeiro passo é criar uma conta comercial, posto que isso formaliza a empresa na plataforma e identifica o negócio entre os demais usuários.
Inclusive, cerca de 85% das pessoas seguem um perfil comercial, seja de uma oficina mecânica especializada em suspensãoou qualquer outro tipo de empresa.
A troca de um perfil pessoal para uma conta comercial é muito simples, pois basta clicar no ícone de engrenagem, ir até a seção “conta” e selecionar a opção “mudar para a conta comercial”.
Não existem restrições quanto ao tipo de negócio, portanto, independentemente de seu porte ou segmento, é possível usar o recurso, e dentre as vantagens estão:
- Conhecer melhor o público;
- Avaliar as interatividades;
- Acompanhar a performance de anúncios;
- Acessar métricas de campanhas.
Com base nessas informações, seu negócio pode criar um planejamento de marketing objetivo e aumentar as chances de conversão.
2 – Investir em marketing de conteúdo
A internet mudou a maneira como as pessoas se informam e consomem, e os usuários estão constantemente em busca de materiais informativos e atrativos.
Seu negócio precisa cativar os usuários por meio de conteúdos de qualidade, informando preços, condições de pagamento, vantagens dos produtos, curiosidades, e assim por diante.
Além da publicação de fotos, uma empresa de limpeza de carpete automotivo também pode compartilhar vídeos.
3 – Interagir com os seguidores
As pessoas podem interagir com as marcas, algo que tornou o Instagram muito popular. Seu negócio pode criar conteúdos que promovem a interação, como no caso dos stories, por meio de enquetes e perguntas para os seguidores.
Os usuários se sentem parte da empresa e percebem que sua opinião é importante para ela, o que aumenta a visibilidade da marca, bem como sua autoridade.
4 – Montar um cronograma de postagens
O perfil precisa estar sempre atualizado, tendo em vista que os seguidores gostam de novidades e informações, e a melhor forma de garantir isso é por meio de um cronograma de publicações.
Invista em materiais relevantes, compatíveis com as necessidades do público e que mostrem as novidades do mercado.
O cronograma de postagens não se refere apenas aos conteúdos do feed, mas também dos stories, reels e outras ferramentas do aplicativo.
Importância do Instagram para a visibilidade da marca
É fato que as pessoas estão cada vez mais conectadas com as redes sociais, e dentre as mais usadas no Brasil está o Instagram.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBOPE, os brasileiros passam cerca de 3 horas por dia nas redes sociais para se atualizar sobre notícias, compartilhar informações e publicar fotos, entre outras atividades.
Apenas essa informação já é o suficiente para uma empresa de cortina de vidro área gourmetcriar seu perfil nesse tipo de aplicativo.
As redes sociais estão muito mais presentes do que você imagina e possuem um alto poder de proximidade entre marca e público. Isso vai muito além de interação ou fazer amizades, pois elas trazem oportunidades únicas para a companhia.
Embora o Instagram seja uma rede social, ele traz uma proposta diferente das outras, pois seu foco é o compartilhamento visual, por meio de imagens e vídeos, o que ajuda as empresas a promoverem seus produtos e serviços.
Dependendo do número de seguidores, é possível vender uma solução por conta da repercussão da postagem, que também pode ser levada para outras plataformas e aumentar ainda mais o alcance.
Em outras palavras, a mesma publicação pode ser compartilhada em outras redes sociais ao mesmo tempo, o que aumenta o número de visualizações e seguidores.
O Instagram promove ainda a proximidade entre empresas e clientes, o que tem atraído empresas dos mais variados tipos e tamanhos.
Logo, um fabricante de vela de ignição c3 1.4 flex precisa marcar presença nesse aplicativo para atrair clientes e fidelizá-los, tendo em vista que os usuários costumam seguir as marcas para saber sobre novidades e tendências.
Por outro lado, se o seu negócio não estiver presente no Instagram, perde espaço para a concorrência, o que gera impactos negativos nas vendas.
A companhia atrai atenção rápida e direcionada e pode lançar seus produtos e serviços primeiro nessa rede social. Mas quem está começando agora, precisa conhecer algumas dicas para utilizá-la.
Melhores estratégias para quem está começando agora
Uma loja de cortina motorizada horizontal que está presente nas redes sociais sabe que essas mídias ajudam a atrair o público e a divulgar conteúdos.
No caso do Instagram, é o melhor caminho para divulgar imagens das soluções e da própria empresa, transmitir mensagens, interagir com o público, dentre outras possibilidades.
Existem algumas estratégias apropriadas para os negócios que estão começando agora no Instagram, e as principais são:
Variar o formato das publicações
Invista em diferentes formatos para suas publicações, como vídeos, carrossel, fotos, GIFs, dentre outros recursos para enriquecer os posts.
Os vídeos são excelentes opções porque eles aumentam em cerca de 21% as interações na plataforma, de acordo com uma pesquisa realizada pela Quintly, uma ferramenta de análises.
A marca também precisa testar formatos diferentes para explorar o potencial da ferramenta, como no caso dos vídeos em reels.
Usar hashtags
As hashtags são recursos fundamentais para construir uma boa estratégia no Instagram. É por meio delas que uma clínica veterinária para aves consegue atrair mais pessoas para as suas postagens.
Contudo, é necessário saber fazer isso, pois as publicações com mais engajamento são aquelas que utilizam até 3 hashtags.
Você também pode usar as versões interativas, que trazem um envolvimento instantâneo e incentivam as pessoas a publicarem suas próprias fotos em seus feeds usando a hashtag da marca.
Postar nos dias e horários certos
Para saber quais são os dias e horários certos de publicar no Instagram, é muito importante entender o comportamento dos usuários.
Por trás de uma boa prática nessa plataforma existe um cuidado em relação ao melhor momento para publicar, considerando a maneira como seus seguidores utilizam o aplicativo.
Verifique quando eles utilizam o Instagram e em quais horários estão mais disponíveis para interagir com suas postagens.
Fazer stories
Sem dúvidas, uma empresa de pintura e restauração de fachadas deve investir nos stories, pois eles têm cerca de 30% mais visualizações em contas comerciais do que em contas pessoais.
Também é um formato interessante para alcançar pessoas, interagir genuinamente, fazer enquetes, dentre outras práticas.
As postagens nesse recurso contam com efeitos e outros recursos exclusivos que tornam tudo muito mais atraente e interessante para os seguidores.
Apostar em anúncios
Por fim, uma empresa de recuperação de fachadas com pastilhas pode anunciar no Instagram para melhorar seus resultados.
Embora o alcance orgânico desta plataforma seja muito melhor do que no Facebook, é possível promover os posts.
A marca pode criar no feed ou nos stories publicações patrocinadas e anúncios, uma forma de alcançar mais pessoas e impactar o público certo.
É possível ainda fazer campanhas de remarketing e alcançar pessoas que visitaram o site e interagiram com o perfil.
Considerações finais
Estar nas redes sociais é importante para negócios de qualquer segmento, mas quem quer vender e potencializar o alcance de um pequeno negócio, precisa focar suas estratégias no Instagram.
Essa plataforma traz benefícios para todos os negócios, inclusive os pequenos, pois possui recursos inteligentes e que valorizam as estratégias de marketing digital.
Seguindo as dicas que mostramos aqui, os novos empreendedores terão resultados surpreendentes e vão transformar o Instagram em seu aliado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.