A experiência adquirida no mercado em contato direto com os grandes nomes é o que gera o conhecimento necessário para saber o que dá e o que não dá certo em uma empresa. Adquirir essa bagagem é a melhor maneira de aplicar os 4 P ‘s no seu negócio.
Produto, praça, preço e promoção, esses são os quatro Ps do marketing, criado na década de 60 por Jerome McCarthy.
Sendo, posteriormente, bastante difundido por Philip Kotler, o conceito se aplica por meio de estudos de um negócio e de como apresentá-lo ao público.
Uma empresa de jardinagem e paisagismo pode fazer com que o seu negócio decole, desde que invista grande quantidade de tempo e esforços árduos em montar uma campanha de vendas perfeita com base nos 4 Ps.
Em qualquer segmento comercial, é possível ser assertivo ao estabelecer um preço, inteligente ao aplicar uma promoção, estratégico quanto a escolha da praça e inovador na entrega do produto.
Dessa forma, não há tempo ruim para nenhum tipo de comércio, mesmo que o principal produto da empresa seja medalha comemorativa personalizada, tem espaço para todo mundo.
O tema do artigo de hoje é o princípio dos 4 Ps do marketing, aqui será explicado o que eles são, por que são necessários, e por fim, qual a melhor maneira de aplicar esse conceito a uma empresa, esteja ela em forte crescimento ou iniciando do zero.
Assim, será tão prático obter resultados expressivos que até uma gráfica produzindo impressão de folder 3 dobras conseguirá alcançar o sucesso.
O que são os 4 Ps?
Como já foi dito anteriormente, os 4 Ps são um conceito que diz respeito à apresentação de um negócio ao seu público-alvo. E mais além disso, esse é um processo que tem como o objetivo direto a escalamento dos resultados.
Esse objetivo é alcançado por meio de um processo que visa agregar valor para os clientes, proporcionando experiências memoráveis a eles, e ao mesmo tempo, atingindo as metas da empresa na área.
O princípio dos 4 Ps do marketing também é conhecido como composto do marketing ou mix do marketing. Ele surgiu ao mundo por meio do livro Basic Marketing, do autor Jerome McCarthy.
E como já foi dito, ele fez fama no mundo publicitário por meio dos estudos e contribuições do escritor Philip Kotler.
Segundo esse autor, os pilares do composto do marketing são variáveis controláveis. Pode-se definir cada uma, mas nunca de maneira fixa, podendo elas serem adaptadas e atualizadas a cada nova campanha.
Portanto, é preciso alinhar o marketing de acordo com as circunstâncias de cada contexto, sem perder nunca de vista os objetivos.
Uma empresa especializada em limpeza de telhados fará bom uso do princípio dos 4 Ps, caso o aplique de maneira estrategicamente adequada a sua realidade.
Os 4 Ps possuem a característica de serem variáveis e interdependentes ao mesmo tempo, estando conectados e influenciando os resultados uns dos outros.
Um público que tem maior poder de compra que outro representa também aquele público de quem o vendedor pode cobrar mais.
Dessa forma, trabalhar vendendo etiquetadoras industriais não é a mesma coisa que vender rolos de etiquetas para maquininhas POS.
Quando um pequeno negócio em crescimento implanta o mix de marketing, seus resultados positivos logo chegam, como aumento na base de clientes, crescimento na visibilidade dos produtos e serviços, juntamente com uma maior competitividade no mercado.
A propaganda é verdadeiramente a alma do negócio, sem essa publicidade estratégica, não é possível que uma empresa sobreviva por muito tempo.
A necessidade da aplicação dos 4 Ps
Conhecendo o conceito dos 4 Ps do marketing, é possível entender o que fazer, onde fazer, bem como quando e como devem ser feitas todas as coisas voltadas às vendas em um negócio bem planejado.
Seja venda de produtos ou prestação de serviços, empresas que vão desde o ramo alimentício até a profissionais que trabalham com abertura de cofre com segredo, todos os negócios precisam aplicar os 4 Ps para se situar no mercado.
Dito de outra forma, é necessário equilibrar os 4 Ps para poder conseguir estruturar uma estratégia de marketing, pois de nada adianta ter um produto incrivelmente inovador por um preço extremamente chamativo, se essa proposta não chega ao conhecimento do público.
Por esse motivo, essa teoria da década de sessenta aponta tudo que os negócios de hoje precisam em 4 pilares essenciais para serem desenvolvidos em um plano de marketing. Isso vale principalmente para o marketing digital.
Dessa forma, será possível realizar campanhas eficientes, proporcionando grandes experiências aos clientes de sempre e fidelizando os recém-chegados.
Os 4 Ps do marketing determinam que o produto é o primeiro pilar que sustenta o negócio.
Sendo assim, um papel timbrado psicologia, sendo um produto inovador e específico para o seu público, se mostra um ativo de marketing por si mesmo.
Por meio do produto, o empreendedor satisfaz as necessidades dos clientes, oferecendo benefícios a eles.
Portanto, os melhores produtos são os que proporcionam excelentes soluções e boa experiência no consumo.
Por conta de sua importância, o produto é o artigo supremo do conceito, sendo o pilar sobre o qual os outros 3 Ps giram em torno.
Para enriquecer o poder do produto, a empresa deverá dar atenção a:
- Sua qualidade;
- Suas características;
- Seu design;
- Sua marca;
- Serviços que agregam a ele.
Além disso, deve-se observar também os propósitos do produto, para que se tenha consciência do que deve ser dito na comunicação.
Para isso, é preciso definir:
- A dor que o produto resolve;
- O diferencial do produto;
- Qual o seu destinatário;
- Se ele é físico ou digital;
- O valor que ele agrega.
O preço do produto é o único pilar do mix de marketing que envolve lucros. Além disso, ele também será responsável pela reputação da empresa.
Para definir o preço, o empreendedor deverá:
- Calcular os impostos e taxas;
- Definir o modelo de cobrança;
- Criar uma política para os descontos;
- Estar atento às variações regionais.
Sendo assim, é importante pensar também no fator emocional envolvido nos preços dos produtos.
Dessa forma, uma cortina wave com forro não vale apenas pela sua utilidade, mas pela qualidade da entrega.
Portanto, essa emoção deve ser transmitida na comunicação do preço, sendo preciso se perguntar sobre o real valor da entrega oferecida ao cliente.
Já a praça diz respeito aos canais pelos quais o produto chega ao cliente na comunicação e na entrega final, seja no ambiente físico ou digital.
Nesse caso, a praça se trata do ambiente no qual o produto ou serviço é divulgado, desejado e comprado. Para isso, é preciso ter em mente os locais onde são feitas as vendas, a estocagem e o frete.
Bem como também é necessário definir os canais e a cobertura da distribuição, além das regiões de venda.
Para os empreendedores iniciantes, é importante que se invista em bons fornecedores e bom serviço de entrega. Além disso, o posicionamento nas redes sociais precisa ser impecável.
O último P, que é a promoção, vai muito mais além de mega-ofertas e grandes liquidações. Para aplicar bem esse pilar, é preciso:
- Bom contato com os clientes;
- Vender no um para um;
- Proporcionar boas vantagens;
- Investir pesado na publicidade.
O segredo para uma promoção irresistível é que os outros 3 Ps estejam todos bem alinhados de maneira estrategicamente inteligente.
E a prova de que tudo deu certo virá quando os clientes quiserem continuar consumindo mesmo quando o produto voltar ao preço normal.
Aplicando na prática
A estratégia ensinada mostra como é possível mudar da água para o vinho a estrutura de um negócio, de qualquer ramo que seja.
Para colocar tudo em prática, o primeiro passo é conhecer o público-alvo do negócio. É possível fazer isso por meio de pesquisas de mercado e da criação de uma identidade, que refletirá a imagem do cliente ideal.
Dessa maneira, é possível entender o que uma audiência deseja, e a partir disso, fazer aperfeiçoamentos e modificações nos produtos e serviços, mudar preços, locais de venda e investir mais em divulgação.
A maneira de fazer isso que está mais em alta é o marketing digital. A internet possui inúmeras maneiras de estreitar as relações com o consumidor, além de otimizar as atividades no mundo físico.
Para isso, será útil produzir conteúdos bons e educativos, tanto para blogs como para as redes sociais.
Assim, é possível promover o negócio utilizando técnicas que têm a capacidade de agregar autoridade para a empresa, fazendo com que ela apareça nas primeiras posições do Google e assim atraindo mais gente.
Considerações finais
Sendo assim, o marketing mudou com a chegada da internet, e a maioria das pessoas acredita que foi de uma vez para sempre.
Dessa forma, é preciso se adaptar às novas ferramentas, sem jamais esquecer do fundamental que sempre funciona.
O princípio dos 4 Ps já se tornou um clássico do marketing e ele não poderá estar fora das estratégias que pretendem alcançar algum sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.