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Qual a importância dos feedbacks dados por parceiros?

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Qual a importância dos feedbacks dados por parceiros?
Agência Gentileza
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12 de fevereiro de 2021

O feedback é importante para qualquer negócio. Afinal de contas, é a partir dele que podemos saber se o nosso trabalho é bem realizado e se estamos no caminho certo para atender os clientes, parceiros e colaboradores. Saiba nesse artigo, qual a importância dos feedbacks dados por parceiros no seu negócio.

Inclusive, os feedbacks dados por parceiros devem guiar a sua tomada de decisão e influenciar na definição dos processos na sua empresa. Assim, caso perceba que algo não vai bem, é possível fazer os devidos ajustes, conforme a opinião dos parceiros.

Por esse motivo, saber o que os consumidores realmente pensam dos seus produtos, serviços, qualidade de atendimento e valor oferecido é algo inestimável – e vale para qualquer negócio, desde uma empresa de alimentação coletiva até o trabalho autônomo.

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Ao longo deste artigo, vamos abordar justamente a importância dos feedbacks dados por parceiros e como usar esses dados para tornar o seu empreendimento ainda melhor. Acompanhe a leitura!

Por que os feedbacks dados por parceiros são importantes?

É bem provável que a sua equipe de atendimento conheça muito mais sobre as preocupações dos clientes do que os demais colaboradores. Isso acontece porque eles têm contato direto com o público, conhecendo as suas dores, demandas e necessidades.

Mas a falta de coesão entre os departamentos pode prejudicar o seu negócio. Afinal, os clientes querem ser bem atendidos em todos os processos de compra, não apenas no contato com os vendedores.

Por essa razão, o feedback é essencial para orientar o comportamento de todos os funcionários da empresa. Tendo em mãos a opinião dos clientes, é possível saber realmente o que eles desejam, quais os pontos negativos e positivos do seu trabalho.

Por exemplo, você pode perceber que, embora o seu estabelecimento ofereça um ótimo atendimento, os clientes não estão satisfeitos com o preço do microfone sem fio profissional, pois consideram o valor acima da média.

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Com esse dado, dá para pensar em estratégias de divulgação e promoções que cativem os consumidores, levando-os a mudar de opinião em relação ao preço dos produtos.

Ou seja, os feedbacks orientam o planejamento estratégico da sua empresa, para torná-la mais reconhecida e querida pelo público.

Além do mais, o feedback orienta que os seus colaboradores possam adotar um certo comportamento dependendo da situação. Isso contribui para o modo como a sua empresa é vista no mercado, bem como dá um norte sobre as ações feitas no trabalho.

Assim, vale considerar que toda informação recebida pelos chefes, parceiros, subordinados, amigos e clientes é capaz de orientar os rumos estratégicos do seu negócio.

Dentro do ambiente de trabalho, o feedback pode transformar os desentendimentos e ressentimentos, deixando a comunicação mais fluida e transparente.

A cultura organizacional da sua empresa só tende a ganhar, com maior produtividade e redução de desperdícios.

Sendo assim, o feedback, quando bem recebido, é uma fonte de energia para a tomada de decisões e geração de bons resultados.

7 dicas para coletar o feedback dos parceiros

Diante da importância do feedback, uma coisa importante é saber coletar esses dados de forma eficiente. Dessa maneira, você poderá trabalhar com as informações de modo estratégico e conseguir aprimorar as campanhas, ações e abordagens do seu negócio.

A seguir, conheça algumas dicas de como coletar o feedback dos seus parceiros.

1 – Envie e-mails personalizados aos clientes

Quando um arquiteto faz a reforma fachadada sua casa, você logo opina sobre o que gostou ou não no projeto. Porém, nem sempre temos contato direto com os clientes e, nestes casos, o uso do e-mail é a melhor maneira de ter um feedback sincero.

Nesse sentido, a dica é elaborar uma mensagem interessante e personalizada, pedindo que o público dê a sua opinião. Muitos irão responder com sinceridade, uma vez que o canal de e-mail não é público, como as redes sociais.

Além disso, a personalização garante uma aproximação com os clientes, sendo uma abordagem diferente de uma pesquisa massiva. Assim, você pode iniciar diálogos interessantes e saudáveis com o consumidor.

Porém, é importante que você responda o cliente. Caso contrário, ele se sentirá bastante frustrado por ter dado uma opinião e não ter tido o reconhecimento merecido.

2 – Faça pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação já são velhas conhecidas no mundo do negócio, pois elas são muito eficientes na coleta de feedbacks. Contudo, é necessário ter cuidado na abordagem.

Os clientes querem ter espaço para manifestarem a sua opinião. Afinal de contas, nem sempre uma questão de múltipla escolha expressa realmente o que um consumidor achou do procedimento de harmonização facial sem agulhas, por exemplo.

Hoje em dia, as pesquisas de satisfação tendem a ser um pouco mais longas que as tradicionais e, ao invés de uma lista de questões curtas, é possível se deparar com perguntas interativas, ou até mesmo dissertativas.

No entanto, é preciso ter cuidado na elaboração da pesquisa. Em geral, essa estratégia é eficiente quando:

  • As perguntas atendem o objetivo final da sua empresa;
  • As questões são inteligentes e abertas;
  • A pesquisa tem escalas consistentes de classificação;
  • As perguntas não são complexas ou duvidosas.

Sendo assim, prepare-se antes de elaborar o seu questionário e confira se a sua pesquisa atende todos os pré-requisitos citados acima.

3 – Aplique testes de usabilidade

Os testes de usabilidade exigem um planejamento inicial, mas oferecem uma grande quantidade de informações sobre a percepção dos seus parceiros. Com eles, é possível descobrir os elementos essenciais para aprimorar a experiência do cliente.

Em geral, os testes de usabilidade são mais usados para infoprodutos web, porém, dá para aplicar os seus conceitos em qualquer tipo de negócio, como na montagem de stands para feiras.

4 – Ligue para os clientes com os call centers

Os call centers já são velhos conhecidos na coleta de feedbacks. Basicamente, são as ligações telefônicas que recebemos após adquirir algum produto ou serviço, perguntando nossa opinião ou oferecendo promoções.

Quando conversamos com um atendente real por voz, a interação é muito mais saudável e próxima. Com isso, o cliente é estimulado a fornecer respostas mais sinceras.

Assim, após elaborar um projeto elétrico completo para o cliente, vale a pena ligar e perguntar o que ele achou.

Mas, lembre-se que o excesso de ligações pode causar o efeito contrário. Então, tenha equilíbrio no seu call center.

5 – Acompanhe as redes sociais

As redes sociais tornaram-se grandes plataformas para a coleta de feedbacks.

Afinal de contas, os usuários podem dar a sua opinião diretamente nas páginas e perfis da empresa, por meio de comentários, mensagens, ou simples reações de engajamento, como as curtidas.

Por esse motivo, vale a pena ficar de olho nesses canais e acompanhar o que os seus clientes estão falando sobre você.

Aliás, dá para aplicar pequenas pesquisas nas redes sociais. Por exemplo, você pode divulgar um questionário para descobrir se as pessoas sabem o que é um laudo de opacidade.

Com esses dados, você consegue orientar as ações de marketing de conteúdo.

6 – Monitore o tráfego do seu site

Para ter feedbacks reais a respeito da sua marca, vale a pena acompanhar o crescimento do seu site. Muitas vezes, as pessoas deixam opiniões diretamente na página do seu negócio, seja para elogiar, criticar ou tirar alguma dúvida.

Uma dica é acompanhar os conteúdos mais visitados, bem como as perguntas mais frequentes no FAQ. O tempo médio de visita é uma boa métrica para essa avaliação.

Desse modo, ao perceber que há muitas dúvidas sobre sanca de gesso invertida, por exemplo, é possível focar na criação de materiais a respeito do assunto.

7 – Apresente um resumo ao parceiro

Antes de iniciar qualquer abordagem ao parceiro, é importante trazer um resumo do que se pretende coletar. Dessa forma, as pessoas já sabem o porquê do feedback, o que é fundamental para a sinceridade das opiniões.

Não precisa ser algo muito longo e detalhado. Foque no principal objetivo da sua empresa e demonstre respeito ao público. Isso fará toda a diferença na hora de coletar os dados para a tomada de decisões.

Conclusão

O feedback tornou-se algo imprescindível para o planejamento das empresas. Afinal de contas, ele irá mostrar realmente o que o seu público e parceiros pensam a respeito do seu negócio, criando as decisões estratégicas e o aperfeiçoamento de ações.

O artigo de hoje buscou mostrar um pouco da importância dos feedbacks dados por parceiros, bem como algumas dicas eficientes para coletar essas informações.

Desse modo, você terá dados suficientes para guiar a sua tomada de decisão, bem como as futuras iniciativas do seu negócio. Como consequência, os resultados tendem a ser bem melhores com o passar do tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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A agência gentileza planeja e desenvolve campanhas digitais para seu negócio sair na frente. Comunicar é muito mais do que transmitir informações. Nosso trabalho é simplificar os processos para que você e sua empresa possam chegar cada vez mais perto dos seus clientes e futuros clientes. E como fazemos isso? Entendendo sua marca e conhecendo seu público. Seu negócio precisa da linguagem certa e nós vamos ajudar você nisso. #EspalheGentileza com a gente!

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