O networking é uma rede de contatos importante para qualquer profissional ou negócio. Com a internet, estabelecer esses vínculos se tornou ainda mais fácil e vantajoso.
A web é capaz de conectar pessoas e reduzir a distância entre elas por meio de plataformas como as redes sociais, aplicativos de mensagem instantânea e muito mais. Se formos parar para pensar em tudo isso, chegamos à conclusão de que estamos interligados.
Alguém que você mantém contato em seu networking mantém contato com outras pessoas e assim por diante, até que o estagiário de uma pequena empresa esteja interligado com donos de empresas mundialmente famosas, por exemplo.
Ter esse tipo de conexão é essencial para alavancar a carreira de um profissional e também fazer um negócio crescer.
Afinal, é uma maneira de estar sempre em contato com pessoas e organizações relacionadas ao que você faz, e isso contribui para o seu crescimento.
É possível encontrar bons profissionais, fornecedores e até investidores tendo um bom networking, além de ser uma chance de se mostrar como um contato confiável e que também tem algo a oferecer.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é networking, a importância dele para as empresas e como criar uma forte rede de contatos. Confira!
O que é networking?
O networking, que em sua tradução significa “rede de contatos”, favorece a carreira de um profissional e o crescimento de empresas, independentemente do nível hierárquico ou do mercado de atuação.
Não é necessário que essa rede seja construída em cima de um único segmento, podendo ser variada e interligar os mais diferentes nichos.
É a capacidade que um salão especializado em cabelo blindagemou até mesmo um autônomo tem de fazer conexões relevantes para si próprio.
No entanto, o networking não é criado apenas com base nas ações que levam ao crescimento da organização, mas também como uma forma de desenvolver o lado pessoal dos empreendedores.
Importância do networking para as empresas
Um networking ativo é muito benéfico para as empresas, especialmente para aquelas que estão começando agora. Trata-se da construção de longo prazo de relacionamentos que garantem uma boa reputação aos negócios.
Oportunidades
É uma oportunidade de conhecer pessoas e organizações que você pode ajudar e que podem ajudar você, portanto, existe uma relação de troca quando falamos nessa rede.
Ela pode ser formada por empresas do mesmo segmento, de mercados diferentes, além de profissionais, amigos, fornecedores e até familiares.
Para as companhias, é uma maneira inteligente de divulgar o seu negócio por meio de relações fortes e bem consolidadas.
Isso porque cada contato é uma oportunidade de ajudar em seu direcionamento e também de fazer com que as outras empresas te indiquem para pessoas que estejam procurando pelos produtos ou serviços que você oferece.
Sempre ideias frescas
Da mesma forma, o networking ajuda a manter as ideias sempre frescas, algo muito importante para os empreendedores hoje em dia.
Por exemplo, uma empresa de motoboyao saber mais sobre as experiências e desafios de outras organizações do setor te ajuda a obter conhecimentos e a criar um mindset que antes você não tinha.
Ao oferecer auxílio ou orientar um contato de alguma forma, seu negócio pode se posicionar como um inovador do mercado.
Presença em eventos
Também é uma forma de garantir sua participação em eventos e tomar conhecimento sobre eles, como feiras, workshops e outros que ajudam você a melhorar sua empresa e a atrair mais clientes.
Sem falar que essas oportunidades ajudam os empreendedores a criar novas estratégias, voltadas a diversos objetivos para o crescimento da organização.
Aprendizados constantes
Você ainda pode aprender novas práticas de gestão e trocar informações acerca dos últimos acontecimentos e mudanças do setor.
Por exemplo, uma pequena fabricante de sacola supermercado pode ter acesso a informações valiosas acerca de mudanças na legislação que possam impactar sua atuação.
Sempre manter-se informado
Sendo assim, é uma maneira segura de se manter informado até mesmo sobre os assuntos mais complexos. Além do mais, o empreendedor pode contar com o apoio de pessoas mais experientes e, dessa forma, vencer desafios e encontrar oportunidades.
Não podemos nos esquecer de que, conforme o negócio se desenvolve, mais ele precisa contar com um bom networking. É assim que mais oportunidades surgem, principalmente no que diz respeito a parcerias e investimentos.
Só que para ter acesso a todos esses benefícios, é fundamental saber como criar essa rede valiosa de contatos, e é sobre isso que vamos falar a seguir.
Como criar um networking sólido
Antes de darmos as dicas, é preciso entender que os resultados do networking não aparecem instantaneamente. É preciso que as relações sejam constantes e que a rede seja formada por bons contatos.
Uma fabricante de carimbo para empresa, por exemplo, pode criar sua rede de contatos de forma que não seja maçante, por meio de ações como:
1 – Procurar contatos relevantes
Um bom networking funciona com muita interação, portanto, sua relação com os contatos deve ser ativa para que seu negócio atinja um objetivo.
Daí a importância de manter um contato constante com cada pessoa e empresa que faz parte da sua rede.
2 – Manter sua rede sempre informada
Seu networking precisa estar bem informado sobre seus contatos, principalmente aqueles que pertencem a potenciais clientes.
Use essa oportunidade do jeito certo, aprendendo um pouco mais sobre eles. Uma boa dica é seguir o perfil de clientes em potencial na rede social LinkedIn.
Depois, é só uma questão de tempo para se aproximar de cada um deles e oferecer as soluções do seu negócio.
Permita que seus contatos também conheçam um pouco mais sobre a sua empresa. Uma loja de extintor abc, por exemplo, pode sempre oferecer um material de qualidade para os contatos de e-mail dela, como uma forma de sempre ajudar e acrescentar.
3 – Ser uma referência
Mantenha-se sempre atualizado sobre o mercado em que seu negócio está inserido. É dessa forma que você vai obter os conhecimentos necessários para estabelecer uma conversa produtiva, tanto para você quanto para seus contatos.
É dessa forma, também, que a sua empresa se posiciona como um contato de qualidade e não apenas mais um na multidão. Por exemplo, invista em conhecimento acerca de assuntos em pauta hoje em dia, como:
- Estratégias de marketing;
- Demandas do mercado;
- Legislação;
- Notícias do setor;
- Entre outros.
Acompanhar essas e outras pautas sempre vai permitir que você tenha assunto, e vai se colocar como uma importante fonte de conhecimento para sua rede.
Outras empresas e profissionais terão mais interesse em falar com você e de quebra a sua empresa assume uma postura de autoridade no que faz.
Lembre-se de que, quanto mais credibilidade o seu negócio tiver, mais atraente ele vai se tornar para parceiros, fornecedores e, claro, clientes.
4 – Priorizar a qualidade
Uma imobiliária especializada na locação de sala comercial pequena ou qualquer outra empresa precisa ser um contato de qualidade e ter contatos bem qualificados.
De nada adianta ter mil pessoas no seu networking se você não se comunica com nenhuma delas ou poucas podem te acrescentar alguma coisa.
Uma boa rede de contatos não se baseia em número, mas, sim, em possibilidades reais que agreguem ao crescimento do seu negócio.
É muito melhor ter uma boa relação de troca com 10 pessoas do que não conversar com mil. Além disso, lembre-se de que cada uma delas pode te indicar para outros contatos que sejam interessantes para você e vice-versa.
5 – Mostrar-se sempre presente
Uma empresa de entrega de documentos constrói um networking sólido porque estabelece uma comunicação constante e equilibrada. Aliás, se você desaparecer, não consegue criar uma rede de valor.
Além de falar com eles pela internet, compareça em eventos representando a sua empresa, uma vez que assim você consegue mais interação presencial.
Vá a feiras, palestras e matricule-se em cursos relacionados ao seu mercado de atuação. Use os canais digitais a favor da sua organização, como no caso das redes sociais.
Ter um cartão de visita colorido sempre em mãos é uma maneira de fazer as pessoas se lembrarem de você, mas publicar periodicamente em plataformas como Facebook e LinkedIn também pode ser.
Não se esqueça de investir na qualidade e relevância dessas publicações, pensando adequadamente em seu tamanho e no assunto que vai abordar.
Especialmente no LinkedIn, é a melhor forma de mostrar toda a capacidade e autoridade de seu negócio, independentemente do tamanho dele.
Conclusão
Nem só de vendas vive um negócio e seu sucesso não se baseia apenas nos lucros. Ter um bom relacionamento profissional com empresas e pessoas é essencial para que a sua empresa cresça e conquiste novas possibilidades.
Investir em networking é ter contatos importantes que vão mostrar novos caminhos que o empreendedor pode percorrer. Dessa forma, você muda pensamentos antigos, se desfaz de velhos padrões e ainda conta com a experiência de ótimos profissionais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.