As vendas são processos principais nos negócios, entretanto, ao longo dos anos notou-se que seu direcionamento não acontece de forma linear. Para isso, o uso de técnicas como a construção de fluxo de cadência tornou-se fundamental.
Em conformidade com as movimentações de mercado e as oscilações na pauta macroeconômica, as relações empresariais como um todo foram aprimoradas para que as organizações tivessem recursos para driblar os desafios corriqueiros.
Para uma consultoria especializada em projeto ar condicionado apartamento, dispor da padronização de etapas e melhorias em processos foi o principal caminho para viabilizar o sucesso comercial e financeiro.
É importante validar que os mecanismos disponíveis no mercado para auxiliar o bom direcionamento de processos internos podem ser implementados em diferentes linhas de atuação, incluindo também a variação de portes organizacionais.
Com isso, pode-se afirmar que os fluxos de cadência são soluções que permitem melhor gerenciamento de atividades nas empresas.
O que são fluxos de cadência?
Os fluxos de cadência caracterizam-se pela segmentação de processos, com a finalidade de promover melhor visibilidade aos times, gestores e líderes. Sua aplicação é voltada para a área comercial.
Os times comerciais enfrentam diversos desafios ao longo das atividades laborais, isso porque além de terem que enriquecer o plano de ação estratégico, devem estar atentos para o posicionamento de concorrentes.
Nos países democráticos como o Brasil, há a predominância do modelo econômico do livre-comércio, que propõe o fim de oligopólios e monopólios fomentando a circulação desimpedida de bens e serviços.
Uma vez tendo a livre comercialização de bens e serviços, pode-se notar que no mercado brasileiro existem diferentes prestadores do serviço de hidrojateamento de fachada.
Dado o cenário, é ideal que as empresas estejam preparadas para driblar os obstáculos que surgem no que tange a concorrência.
Os fluxos de cadência são técnicas que ajudam as equipes a terem melhor visibilidade, aumentando a produtividade e consequentemente potencializando as vendas.
Saiba quais são os pontos de atenção
Apesar de serem recursos essenciais para o andamento exitoso dos processos, as técnicas de implementação de fluxos de cadência devem seguir em conformidade com alguns indicadores internos das empresas.
Para justificar esse fato, deve-se analisar o processo de comercialização de adesivo automotivo esportivo, que assim como as demais etapas de vendas, não ocorre de forma linear.
Isso quer dizer que os times de venda precisam fazer mais de uma comunicação com os clientes, sejam eles consumidores finais ou empresas parceiras.
Mas, para que o contato feito efetivamente venha a surtir resultados, alguns pontos são essenciais para serem considerados, como:
- Perfil do público;
- Canais de comunicação;
- Etapas no funil de vendas;
- Metas estabelecidas.
Esses são alguns dos principais indicadores a serem considerados no momento de elaboração das estratégias para a criação de um fluxo de cadência.
Para um melhor entendimento, é importante detalhar o funcionamento destes principais pontos bem como os impactos nos negócios.
Defina os canais
A comunicação é o principal meio para firmar os relacionamentos comerciais, aliás, as negociações podem ser compreendidas como a manifestação recíproca do desejo em alinhar interesses.
Toda comunicação é baseada em uma mensagem, a qual é transmitida a um destinatário em específico. Quando se trata do contexto dos negócios, este destinatário acaba recebendo mensagens de diferentes remetentes.
Uma empresa que presta serviços residenciais como a colocação de divisórias, ressalta que além de ajustar a mensagem transmitida para com a demanda do público, é preciso dispor dos veículos adequados de comunicação.
Sendo assim, durante o planejamento do fluxo de cadência é crucial estar atento para os meios de comunicação para contatar os clientes.
Tendo em vista as movimentações na economia e no comportamento dos consumidores, o ideal é que seja realizado um mapeamento das principais ferramentas utilizadas, em prol da assertividade na estratégia.
Consolide as informações
Outro ponto a ser observado na elaboração de uma cadência, é o tipo de informação a ser compartilhada com o público.
Pesquisas apontam que nos dias atuais os consumidores, analisando de modo geral, não estão interessados somente nas informações técnicas e precificação sobre uma solução, ainda que estas informações sejam relevantes para as vendas.
Devido ao volume de abordagens que recebem diariamente, os consumidores precisam notar as vantagens comparativas e competitivas que uma empresa e solução possuem em relação a outras.
Para elaborar um fluxo que faça sentido, é crucial destacar as vantagens que o cliente irá encontrar ao optar pelo fechamento de peeling fotoativado, indo ao encontro das tendências do chamado marketing de conteúdo.
Não obstante, é importante evitar de abordagens em cadência que sejam repetitivas, o intuito é enriquecer o processo de decisão com informações que estrategicamente podem culminar no fechamento.
Defina quantos contatos serão necessários
As relações interpessoais são o caminho para o desenvolvimento de vendas, a construção de um fluxo de cadência deve partir do mesmo pressuposto. Isso significa que os times precisam estar atentos para boas práticas na comunicação.
Em conformidade com a observação feita pelo gestor do departamento de recursos humanos de uma empresa de limpeza de pedras, a comunicação não violenta é a competência para promover sinergia entre duas ou mais partes.
Correlacionando com a esfera dos negócios, os fluxos devem seguir de acordo com a meta delegada, de modo que consiga ser efetivo na geração de resultados.
Isto é, cada etapa do fluxo deve ter um propósito nítido na comunicação feita. Podendo incluir nesse sentido chamadas para ação, agendamento de reuniões e convites para visitas físicas.
Sabendo que cada empresa possui suas necessidades específicas, pode-se dizer que os fluxos precisam ser construídos em concordância com as particularidades de cada nicho e porte das organizações.
Afinal, qual a importância dos fluxos de cadência?
Os fluxos de cadência apontam diretamente para a padronização de processos organizacionais na área das vendas, ou seja, são um recurso adicional para otimizar as atividades laborais de vendedores e demais atuantes na área comercial.
Considerando o volume de tarefas corriqueiras da área em questão, entende-se que para a conclusão de uma venda são necessárias muitas etapas, conforme observado no funil de vendas.
Em meio a tantas responsabilidades, os vendedores podem acabar sentindo dificuldades para estabelecer conexão com os compradores em potencial.
O fluxo de cadência é o recurso que demonstra a abordagem exata a ser feita para alavancar as vendas de mel de abelha legítimo, já que aumentam a produtividade e a assertividade nos negócios.
Crie um fluxo de cadência em 4 passos
Após o entendimento do significado dos fluxos de cadência e conhecer sua importância para os processos comerciais, é momento de saber como efetivamente aplicá-los de forma correta.
As inovações na divisão de negócios são um tema relativamente recente no Brasil, porque as tendências surgem nos países desenvolvidos e posteriormente são trazidas para o mercado brasileiro e adaptadas conforme as necessidades.
No entanto, a mentalidade de muitos empresários e gestores não vem acompanhando as novas tendências, principalmente pela falta de acesso à informação e pelo tempo escasso.
Porquanto, segue um passo a passo simplificado sobre como pode-se criar um fluxo de cadência em apenas 4 etapas.
1. Definição dos canais de comunicação
A primeira etapa exige a definição dos canais de comunicação, o que é altamente relevante, pois serve como diretriz para a estrutura do texto e as formas de linguagem que podem ser aplicadas nele.
Com a alta do uso da tecnologia no mundo dos negócios, ferramentas como o e-mail tornaram-se o principal meio de comunicação para os contatos de compra e venda, também para a formalização de locações.
Logo, pode-se ajustar a estrutura e formas de linguagem para realizar cadências até que o cliente em potencial concretize o fechamento de proposta de aluguel de consultório de fisioterapia.
2. Delegue metas para os contatos
O call-to-action ou chamada para ação, é o principal recurso para fomentar o desejo dos clientes em potencial, servindo como um indicador de possível interesse naquilo que está sendo ofertado e negociado.
Cada fluxo de contato presente na cadência construída deve conter uma chamada para ação, a qual precisa estar alinhada com as metas da comunicação direcionada.
Na prática, isso quer dizer que os vendedores podem incluir conteúdos informativos, links de direcionamento ou ligações para dar os primeiros passos ao fechamento. Tais ações ajudam a compreender o comportamento de clientes.
3. Analise o comportamento do público
Tão importante quanto iniciar um contato é saber como encerrá-lo, neste sentido, os fluxos de cadência também preveem um modelo de abordagem para o encerramento do contato.
O ideal é que no final do fluxo haja a manifestação do desejo de compra, no entanto, diferentes fatores podem influenciar o comportamento e decisão dos compradores em potencial.
Após as chamadas para ação sem respostas, é preciso encerrar a cadência, disponibilizando então um tempo para que os times possam concentrar esforços na negociação com outro indivíduo.
Considerações finais
O mundo dos negócios vem sendo revolucionado à medida que o uso da tecnologia tem se tornado crescente. O surgimento de novas técnicas como a construção de fluxos de cadência são um exemplo de tal afirmação.
Por fim, a padronização dos processos comerciais por intermédio do desenvolvimento de fluxos apresenta-se como o recurso para auxiliar as empresas e equipes, agregando com assertividade no dia a dia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.