Se existe um critério que é extremamente necessário nos processos comerciais da atualidade, esse critério é a experiência do usuário. E para que ela seja o mais potencializada possível, ferramentas como vídeo marketing podem ser úteis.
Por meio da publicidade, os empresários tornam possível a realização dos sonhos e anseios presentes no coração do ser humano. O que seria uma simples venda de produto ou serviço se torna a entrega de uma transformação.
Através da otimização das experiências, as peças de conteúdo em forma de vídeo podem gerar a mesma sensação de bonificação que um brinde de adesivo grande personalizado.
Os vídeos podem fazer parte da linha de comunicação, das peças de conteúdo, dos anúncios e até mesmo da própria esteira de produtos. É através dessa ferramenta que se torna possível comunicar muito mais do que através de uma transcrição de palavras.
Por esta razão, e para auxiliar os pequenos empresários que desejam aplicar a estratégia em suas abordagens de propaganda, serão trazidos neste texto o conceito de vídeo marketing e os seus principais benefícios em um negócio.
Seja em uma empresas de fundações e geotecnia, ou mesmo em agências de publicidade, serão dadas as principais razões pelas quais o investimento nesta tática pode aumentar as conversões de público em clientes, que uma companhia pode realizar.
Por fim, serão fornecidas algumas dicas úteis de como vender mais com vídeo marketing, para potencializar o seu uso a fim de turbinar o engajamento o máximo possível, tanto de produtos digitais quanto da entrega de pequenas encomendas.
O que é Vídeo Marketing?
Pode ser denominado vídeo marketing qualquer utilização de vídeo em uma estratégia de atração e retenção de possíveis clientes em uma régua de comunicação e de relacionamento comercial.
Isso significa incluir, entre diversas outras peças de conteúdo audiovisual, itens de campanhas publicitárias em vídeo, vídeos institucionais de fortalecimento da imagem e da marca, vídeos educacionais de marketing de conteúdo, e vídeos de propaganda.
Como será possível ver no restante do artigo, o vídeo marketing pode ser feito em diversos canais e a partir de diversos formatos. Dessa forma, o indivíduo tem total flexibilidade para optar pela forma como vai encaixá-lo na oferta do seu negócio.
Quais os seus benefícios?
Não é à toa que o vídeo marketing está fazendo tanto sucesso no atual momento do mercado digital. Desde sempre que o público da internet apreciou de forma particular os conteúdos interativos.
Entretanto, com o avanço das tecnologias práticas à disposição dos usuários e as constantes alterações no comportamento dos consumidores, o cenário da web nunca esteve tão favorável para os vídeos.
Trazendo conteúdos sobre agronomia ou ensaio feminino externo criativo com uma peça nova da marca de roupas, os clipes possuem destaque cada vez mais relevante na internet, e viralizam com facilidade com as tendências do momento.
Entre alguns dos principais, serão aprofundados logo abaixo quatro dos maiores benefícios do uso de vídeos em uma estratégia de marketing, a saber:
- Potencial viral;
- Facilidade no consumo;
- Bons retornos sobre os investimentos;
- Potencialização do tráfego orgânico.
O primeiro critério a se considerar é que, por ser um conteúdo audiovisual, as peças desse formato possuem uma tendência muito forte à viralização nos tempos atuais.
Com os consumidores cada vez mais carentes, ansiosos e impacientes, os conteúdos em forma de texto acabam não abarcando todas as parcelas dos usuários. Assim, esse vácuo deverá ser preenchido pelos vídeos.
Tal como os conteúdos em áudio, os audiovisuais também dispõem de uma grande facilidade de consumo. Através de explicações simples, lúdicas e informativas, os vídeos possuem as orientações desenhadas e pronunciadas ao mesmo tempo.
Outra vantagem dentro do critério da facilidade de consumo é a forma como os conteúdos podem ensinar de maneira mais eficaz, por conta do potencial de explicar conceitos complexos de maneira mais simplificada.
No que diz respeito aos retornos, o que determina que o investimento possui o potencial de trazer lucros neste sentido é a sua capacidade de proporcionar resultados concretos no âmbito comercial, tais como aumento de visitas e vendas.
A realidade do atual cenário do mercado mostra que o uso dos vídeos no marketing proporcionam exatamente este tipo de vantagem.
Por fim, o aumento do tráfego orgânico, isto é, dos acessos que um site recebe que não são alcançados através de campanhas pagas de anúncios do Google, mas, como o próprio nome diz, acontecem de forma orgânica, também é um fator de vital importância na tática.
Pois, o negócio que não consegue atrair muitos visitantes, possivelmente não irá gerar muitos leads e não fará grandes vendas nunca.
Dessa forma, o uso dos vídeos aumenta de maneira considerável as chances de uma empresa conseguir visitantes novos em pouco tempo.
Conforme apontado por um estudo chamado The State of Video Marketing, feito pela Wyzowl no ano de 2017, 76% das empresas que fazem uso do vídeo marketing afirmam que ele otimizou o tráfego orgânico do negócio.
Por que investir nele pode aumentar as conversões?
Está mais do que reconhecido que os vídeos são uma excelente maneira de atrair e aquecer um público. Trata-se de um formato extremamente dinâmico e eficaz, de maneira que a própria ciência pode explicar a sua eficácia.
Conforme apontam diversos especialistas em neuromarketing, o cérebro dos seres humanos possuem uma maior propensão a absorver imagens do que os próprios textos.
Em linhas práticas, isto diz muito a respeito da razão pela qual o uso dos vídeos no mercado digital ter crescido tanto nos últimos anos.
Não há razão para duvidar de que, por exemplo, uma vídeo aula ensinando a fazer uniformes operacionais é muito mais atrativa do que um texto compacto em um manual.
Além da variedade de formatos a serem postos em prática, os conteúdos audiovisuais tratam-se de uma excelente maneira de transmitir uma mensagem mais clara e objetiva ao público, e é algo simples de ser consumido por ele, em qualquer hora ou lugar.
Entretanto, as vantagens de usar os vídeos nas estratégias de publicidade não acabam aqui. Existem formatos de vídeos para todas as etapas da jornada de compras.
O grande benefício de fazer a aposta no vídeo marketing está na alternativa de fazer a utilização do seu formato em todos os passos da jornada de compras. E para ter um bom retorno com essa tática, é necessário levar em consideração a etapa em que o lead está.
Sendo um visitante engajado pela estratégia, que foi nutrido com um conteúdo selecionado ao fornecer os seus dados na página de captura, esse lead se tornará mais capacitado a realizar uma compra, desde um produto digital até um sofá vime sintético.
Alguns dados da Forbes apontam que noventa por cento dos consumidores concordam que os vídeos realmente ajudam na tomada de decisão final, seja em uma compra, assinatura ou outra ação de cunho comercial.
Por esta razão, este estilo de marketing constitui um modelo eficaz para todos os estágios, uma vez que os diferentes níveis de consciência a respeito do produto, serviço ou entrega da empresa pedem formatos de conteúdos distintos. E os vídeos oferecem essas opções.
Como vender mais com vídeo marketing
Por fim, e para que se torne o mais prático possível o uso dos vídeos nas campanhas de marketing, e para que eles vendam o nome da empresa tal como uma sacola kraft alça vazada com a logo da marca, será oportuno fornecer algumas dicas para utilizá-lo.
São seis as práticas indicadas para vender mais com a estratégia da ferramenta audiovisual:
- Usar vídeos nos sites;
- Fazer anúncios em vídeo;
- Realizar transmissões ao vivo;
- Definir o formato ideal dos vídeos;
- Fazer vídeo marketing nas mídias sociais;
- Montar um canal no Youtube.
Através do uso correto das técnicas, do aproveitamento dos materiais acumulados para a publicidade de tráfego pago, com os anúncios sendo promovidos em todas as mídias que forem convenientes, é possível tirar do papel os planejamentos feitos para o projeto.
Por meio das transmissões ao vivo, das postagens nas redes sociais e em canais do Youtube, com o formato correto de cada plataforma, os vídeos podem sim se tornar grandes aliados nas campanhas de vendas.
Considerações finais
Seja na promoção de um alongamento fio a fio nos salões de beleza ou na difusão de promoções em lanchonetes, não são poucos os exemplos de conteúdos publicitários que se valem muito da apelação aos sentidos visuais.
Através do vídeo marketing, é possível juntar, em uma só ferramenta, todas aquelas necessidades que os textos, imagens e áudios não conseguem suprir por si próprios, e unir todos os esforços em vista de um plano com maiores conversões.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.