Link Building é o coração das campanhas de SEO, o mecanismo de otimização das publicações para as ferramentas de pesquisa online. Dele depende o grau de relevância de uma página diante do algoritmo e o sucesso de uma estratégia orgânica.
Para anunciar na internet, as pessoas podem investir em dois tipos de ação publicitária: os anúncios pagos, oferecidos pelos detentores dos motores de busca, onde palavras-chave são precificadas através de um leilão, ou pela forma mais orgânica e gratuita.
No modelo pago, o trabalho de impulsionamento é delegado à empresa operadora do serviço, sendo necessário apenas o pagamento pela ordem de prioridade no uso de um termo, a fim de garantir a exibição de seu link no topo dos resultados.
O modelo orgânico exige maior esforço do anunciante, já que é ele o total responsável pelo impulsionamento de suas publicações.
Assim, alcançar as primeiras posições de pesquisa quando há um intenso fluxo de conteúdo gerado a cada segundo só ocorre através do Link Building.
Dividido entre “onpage”, as técnicas de otimização que envolvem a página, de maneira exclusiva, e o “offpage”, que trabalha as recomendações de páginas externas, o Link Building organiza o conteúdo publicado da melhor maneira para algoritmos de indexação.
Neste artigo, serão apresentadas dez dicas gerais de aplicação do Link Building em um empreendimento, que podem ser adaptadas para qualquer segmento. Assim, uma empresa de içamento de móveis pode melhorar suas perspectivas de sucesso.
1 – Seja específico
É necessário entender que a internet possui uma infinidade de arquivos produzidos a cada segundo. Isso significa que sua interface está em constante expansão e acelerada transformação, dificultando o estabelecimento de uma boa posição de mercado.
É importante ser consciente também da capacidade de seus concorrentes. Algumas marcas são tão poderosas na mente do consumidor, que transformaram o nome de suas empresas em nome do produto.
Por isso, a melhor abordagem é buscar nichos pouco aproveitados. Se o seu produto é uma rede de proteção para quadra de futsal, seja específico com os objetivos e a audiência que deseja atingir.
2 – Conheça seu público
A fim de refinar a especificidade da campanha, cabe ao gestor de marketing entender com quem ele está falando, qual é o seu público-alvo. Além de oferecer uma bússola para o setor de atendimento, saber o que seu público que regula a produção de conteúdo.
Link Building se trata de atrair e reter a atenção do consumidor pelo máximo tempo, conquistar, persuadir através da visibilidade da marca.
Entender como o consumidor ideal de seu produto pensa é algo que passa pelos tópicos:
- Informação demográfica da amostra;
- Perfil de navegação do consumidor;
- Interesses deste público;
- Níveis de satisfação do cliente em contato com marcas concorrentes.
Para extrair todos esses dados, comece por benchmarkings, ferramentas de análise de tráfego, sites de suporte, marketplaces e redes sociais. Ferramentas do planejamento estratégico, como a matriz SWOT, permitem a esquematização dessas informações.
3 – Conheça seu produto
Conhecer seu produto vai além das especificações técnicas; se ponha no lugar do cliente e se questione por que o consumidor deve preferir sua marca a outras opções disponíveis, e elenque qualidades que são intrínsecas ao produto.
Conhecer o produto também passa pelo entendimento de suas fases de fabricação, especialmente no setor de serviços. Uma instalação de câmara fria engaja capital humano, equipamentos e técnicas que devem ser familiares ao gestor.
4 – Conheça os canais disponíveis
Canais, neste contexto, são os veículos de comunicação usados em uma campanha de marketing, com o objetivo de persuadir o consumidor a realizar uma compra ou contratar um serviço. No caso do Link Building, esses veículos estão concentrados na internet.
São eles sites e aplicativos, das mais diversas categorias: blogs, redes sociais, marketplaces, landing pages, caixas de mensagem, formulários de pesquisa e muitos outros. É necessário pensar uma abordagem para cada.
As abordagens devem ser adaptadas à dinâmica de interação exclusiva de cada plataforma, algo que afeta a disposição de linguagem verbal e não-verbal das peças publicitárias. A duração de vídeos, tamanho de textos e níveis de informalidade são definidos neste ponto.
5 – Invista na identidade visual
A identidade visual é a comunicação não-verbal da marca, como uma pintura de fachada. É composta por cores, símbolos e formas que se repetem nas publicações oficiais de uma empresa, apontando a origem do conteúdo e transmitindo valores de forma intuitiva.
Definições do design gráfico como tipografia, diagramação e harmonia de tons devem ser aplicados à estratégia de Link Building. Para que a otimização de publicações funcione, é necessário garantir o apelo do conteúdo diante da audiência.
6 – Crie publicações relevantes
Por fim, ao estabelecer quais plataformas serão usadas na estratégia de Link Building, qual é a dinâmica de interação com suas publicações, as preferências do público-alvo e a identidade visual da marca, deve-se construir o corpo do texto.
Uma loja de móveis escritório planejados pode criar um banco de palavras-chave com os termos mais populares, relacionados ao seu produto. A partir disso, construir chamadas para a ação (CTAs) e definir temas de artigos torna-se uma tarefa mais fácil.
7 – Busque parcerias com setores anexos
Não existe uma estratégia de Link Building offpage sem parceria com outros produtores de conteúdo. Tamanha afirmação é derivada das propriedades “dofollow” e “nofollow”, que controlam o sistema de recomendação de páginas ao algoritmo.
Toda vez que uma página referencia outra, pela citação de seu link na publicação, ela compartilha parte de sua autoridade com a página referenciada, isto é, parte de sua autoridade de domínio.
Muitos sites populares são alvos para ações como essa, o que pode ser prejudicial se observar que muitas páginas na web são de baixa qualidade. Para evitar a “farra” de links, surge a propriedade nofollow, configurada no código-fonte do site.
Uma plataforma que oferece curso de exposição ao benzeno pode usar o nofollow para desassociar conteúdo do que é publicado em comentários, já que estas interações também geram links. A propriedade indica ao algoritmo que as páginas não devem ser vinculadas.
Ao realizar uma parceria com criadores de conteúdo, ambas as partes se comprometem a se referenciar em publicações de suas páginas, elevando a autoridade de domínio de todos os sites envolvidos.
8 – Construa uma boa assessoria de imprensa
A assessoria de imprensa é um setor do marketing responsável por representar a empresa publicamente, de maneira formal. A comunicação com veículos de mídia oficiais, a negociação de acordos de parceria e as notas ao público são tarefas de assessoria.
Uma boa assessoria garante, entre outras coisas, acordos mais produtivos de parceria, prospectando influenciadores de seu nicho e profissionais para Link Building. Este segmento também pode prestar apoio em eventos organizados pela empresa.
9 – Aplique UX Design em suas plataformas
UX Design (User Experience Design) é um conjunto de técnicas que otimizam a disposição de objetos e comandos de um site voltado para lavagem a seco de colchão, visando otimizar a navegação por suas páginas e tornar a interface mais intuitiva.
As técnicas de UX são ideais para posicionar seus links da melhor maneira em seu site, explorando landing pages e blogs. A prática é usada para aplicar estratégias de Link Building onpage ou oferecer suporte ao offpage.
10 – Monitore sua autoridade de domínio
A autoridade de domínio é um índice que varia entre 0 e 100, criado para medir o nível de relevância que um site possui diante dos algoritmos de indexação. Através desta métrica, referida como “DA” (domain authority), é possível entender prioridades de impulsionamento.
Um bom índice de DA varia na faixa dos 40 e um modo de fazê-lo subir é o Link Building offpage. Ao buscar parcerias em coffee break para empresas, dê preferência aos sites com DA maior que o seu, a fim de que a estratégia seja bem sucedida.
Cuidados ao aplicar Link Building
Ao aplicar técnicas que visam aumentar a relevância de uma página aos mecanismos de pesquisa, é necessário tomar cuidado contra algumas práticas que geram punição. Para saber o que pode e o que não pode ser feito, o gestor deve conhecer o algoritmo.
Entenda o algoritmo
O PageRank é o principal e um dos mais antigos algoritmos de indexação por palavras-chave. Lançado no início dos anos 2000, o recurso passou por uma série de atualizações que apuraram sua capacidade de identificar falhas.
Antigamente, o PageRank era facilmente manipulado em estratégias de black hat. Elas impulsionavam páginas de baixa qualidade com spamming de links ou de palavras-chave no conteúdo. Para corrigir esta e outras falhas, surgiram os recursos:
- Pigeon (última atualização em 2014);
- Hummingbird (última atualização em 2013);
- Penguin (última atualização em 2016);
- Panda (última atualização em 2015);
- Fred (última atualização em 2017);
- Mobile (última atualização em 2018).
A partir dessas atualizações, o PageRank passa a contar a qualidade da interface e a coerência de conteúdo na hora de pontuar uma página.
Considerações finais
O Link Building é uma ferramenta valiosa para empreendedores que desejam se estabelecer no comércio digital. Capaz de otimizar páginas para motores de busca, suas técnicas também melhoram a experiência do usuário.
Investir nesta metodologia é a chave para dominar o SEO, construindo um fluxo de tráfego intenso e duradouro, aumentando com isso o potencial de converter leads e vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.