Marketing de Diferenciação é uma estratégia que, se for bem utilizada, traz muitos benefícios para os negócios. Ele envolve um planejamento estratégico que ajuda a empresa a se destacar da concorrência.
Consiste em um processo que separa o negócio de seus concorrentes, por meio do desenvolvimento de um produto ou serviço que envolve valor único que outras soluções não conseguem oferecer.
Mas para alcançar esse propósito, é necessário desenvolver uma estratégia capaz de diferenciar o produto de todas as outras opções disponíveis no mercado.
Tudo parte da identificação dos atributos que diferenciam o negócio para depois determinar de que maneira ele vai se diferenciar da concorrência. Mas para que tudo funcione, primeiro a marca precisa definir o que deseja alcançar.
É assim que vai diferenciar o produto dos concorrentes, além do mais, deve ter certeza de que no processo de diferenciação, não vai comprometer os princípios da marca e seus valores.
Também é essencial entender de que maneira a concorrência se diferencia da marca, por isso, este artigo vai explicar o conceito de marketing de diferenciação, como ele pode ajudar a organização e como colocá-lo em prática.
Tópicos do Artigo:
Marketing de Diferenciação: conceito
O conceito de marketing de diferenciação está relacionado a um conjunto de ações para divulgar uma marca, de modo que ela seja reconhecida por suas particularidades em meio aos concorrentes.
É uma ação capaz de evidenciar e trazer vantagens competitivas para o negócio, e essa diferenciação trabalha estratégias genéricas de Porter para manter a competitividade no mercado.
Uma empresa de carga de gás ar condicionado veicular também precisa considerar liderança no custo total e o enfoque que adota.
A liderança no custo costuma ser adotada por organizações que querem ter mais participação no mercado e que para isso precisam reduzir custos em relação à concorrência.
Quanto ao enfoque, pode ser aplicado por negócios que se especializaram em um nicho e que direcionando esforços para que consigam preencher as necessidades de um tipo de consumidor.
A diferença é oferecer produtos e serviços considerando as demandas dos clientes, além de procurar características diferentes daquelas que são aplicadas pela concorrência.
Isso mostra que o marketing de diferenciação não trata de estabelecer preços para tornar o produto diferente aos olhos do cliente. Ao selecionar um alvo específico no mercado, o custo vai ajudar as organizações a se manterem competitivas.
A diferenciação está relacionada a vários pontos que devem ser trabalhados ao longo da estratégia, sendo eles:
- Imagem da empresa;
- Capacitação dos funcionários;
- Pesquisas de mercado;
- Assistência técnica.
Além do mais, uma boa estratégia de diferenciação traz mais credibilidade e autoridade para o negócio, sendo capaz de despertar a lealdade dos clientes.
Uma autoescola especializada em carta de habilitação d também precisa se lembrar que manter o cliente fiel é muito mais barato do que conquistar clientes novos.
Estratégia: como ela auxilia a empresa?
Trabalhar com marketing de diferenciação traz muitos benefícios para o negócio e são eles que ajudam a empresa a se destacar.
Um desses benefícios é que a estratégia cria fidelidade à marca, visto que ao diferenciar os produtos, a companhia se torna memorável.
Os clientes passam a associar elementos da organização, como o logotipo, ao produto e serviço oferecido, lembrando de todos os benefícios.
Quanto mais diferenciado for o produto, mas ele será capaz de atender as necessidades do público e mais probabilidades a empresa terá de atrair clientes recorrendo.
A corporação pode precificar suas soluções com valores mais altos, ou seja, é possível aumentar os lucros diferenciando os produtos.
Normalmente, companhias que se destacam vendem suas mercadorias por um valor mais alto, uma vez que as pessoas estão dispostas a pagar por conta da durabilidade, qualidade, atendimento oferecido e até pela aparência.
Uma pessoa pode se dispor a pagar mais para obter carteira de moto adição, porque gosta da agilidade da autoescola, assim como outra pessoa pode pagar a mais por um produto, porque gosta de sua embalagem.
No entanto, nada impede que alguns negócios consigam se diferenciar no mercado justamente por oferecer preços mais baixos.
Outra vantagem é que é possível refinar o público-alvo, pois quanto mais pesquisas a empresa fizer e quanto mais ela se diferenciar, mais fácil de entender quem compra seus produtos e serviços.
Existe a possibilidade de repetir o processo para otimizar o público, focar em um grupo de consumidores e aumentar o retorno sobre os investimentos.
Como aplicar essa estratégia a um negócio?
Para aproveitar todos os benefícios mostrados anteriormente, é indispensável saber aplicar o marketing de diferenciação. Para isso, a companhia vai trabalhar o seguinte passo a passo:
Investir em segmentação
Não se deve usar a mesma estratégia de marketing para públicos diferentes, pois mesmo que as pessoas queiram consumir os mesmos produtos e serviços, suas motivações não são iguais.
Uma clínica veterinária perto de mim deve investir em segmentação para dividir o público em pessoas que possuem as mesmas características. Ao fazer isso, a equipe de marketing consegue impactar esses grupos com mais facilidade.
Se uma organização atende públicos de várias idades, como pessoas de 15 a 65 anos, preciso usar um discurso para falar com os jovens e outro para falar com os clientes da terceira idade.
Depois de definir quais são os segmentos de interesse, é o momento de mapear aqueles que são mais estratégicos, saber quais são os mais rentáveis e identificar os mais disputados pelos concorrentes.
Conhecer o posicionamento de mercado
Sabendo quais são as características presentes no público-alvo da marca, nesta etapa, a organização vai provar que sua solução se diferenciam daquilo que é oferecido pelos concorrentes, sendo a melhor opção para os consumidores.
Uma autoescola de inclusão carteira b vai trabalhar com estratégias que vão diferenciar o seu serviço daquilo que é oferecido pelos concorrentes.
É importante lembrar que as pessoas gostam de exclusividade e por isso precisam adotar estratégias compatíveis com seus interesses e com o comportamento da audiência.
Isso envolve uma pesquisa de mercado para descobrir o que essas pessoas querem ver, o tipo de conteúdo que gostam de ouvir, aquilo que querem usar, entre outras necessidades.
O posicionamento de mercado é indispensável para desenvolver uma imagem única para a corporação, existem muitas marcas famosas no mundo que são ótimos exemplos dessa colocação.
Empregar o marketing de conteúdo em sua estratégia
O objetivo do marketing de conteúdo é criar materiais que sejam relevantes para a persona da companhia, capazes de auxiliá-las durante a jornada de compra, além de atrair consumidores de maneira espontânea.
Empresas dos mais variados segmentos, como uma clínica de endoscopia canina, investem em publicações em blogs, portanto, trata-se de uma prática amplamente difundida entre as organizações.
Para atrair leads, a primeira coisa é ouvir o público, fazer um planejamento, encontrar as melhores palavras-chave para os materiais e contratar profissionais capacitados para desenvolvê-los.
Reproduzir posts é imprescindível para atrair visitantes para o site, só que uma estratégia de marketing de conteúdo realmente completa deve contar com todos os recursos para fisgar quem realmente tem interesse.
Muitas vezes, são pessoas realmente interessadas, mas que ainda não estão preparadas para comprar, então elas consomem materiais ricos para amadurecer a decisão.
Mas além de publicar esses conteúdos, a corporação pode preparar ferramentas que vão ajudar os potenciais clientes com problemas práticos do dia a dia, como oferecer uma amostra do produto.
Investir em inovação
Uma clínica de cirurgia em animais de pequeno porte precisa tratar a inovação com a mesma seriedade que trata o fluxo de caixa, gestão de pessoas e outros setores fundamentais para seu funcionamento.
Muitas organizações investem em gestão de curto prazo, mantendo o foco em custos, controle e produtividade. Mas inovar faz com que a companhia planeje seu próprio futuro e esteja preparada para ciclos de crescimento e surgimento de concorrentes.
É uma forma de desenvolver um novo ecossistema industrial que vai contribuir com a produtividade no mercado como um todo.
Independentemente da empresa e do seu segmento, como uma casa de reabilitação para viciados em drogas, deve-se pensar além dos próprios limites e fazer parcerias com outras organizações para que até mesmo a rotina dos colaboradores seja mais estimulante.
Desse modo, o negócio pode se diferenciar pelo pioneirismo, lançando produtos e serviços que o mercado ainda não conhece, podendo se destacar de seus concorrentes.
Considerações finais
O marketing de diferenciação trabalha para de vivenciar os produtos e serviços de uma marca no mercado, ajudando a conquistar um espaço maior e mais reconhecimento.
Com isso, a empresa vai atrair clientes fiéis, dispostos a pagar mais pelas soluções e que dificilmente vão recorrer à concorrência na hora de comprar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.