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Qual a diferença entre os Ps e Cs do marketing?

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Qual a diferença entre os Ps e Cs do marketing?
Agência Gentileza
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22 de abril de 2022

Com foco em gerar valor a um produto, marca ou prestação de serviço, de forma geral, as estratégias de marketing tem como principal objetivo despertar o interesse do público, para conquistar e fidelizar clientes.

Esta meta é conquistada por meio da percepção das necessidades do consumidor, de modo a estimular seu desejo para que elas sejam supridas com a aquisição de produtos ou serviços ofertados.

Por estar sempre pensando nas necessidades do cliente, a área do marketing de uma empresa de cortina com pé direito duplo se utiliza de diversos meios para que tanto os propósitos da empresa quanto os do consumidor sejam atendidos.

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Com alguns pilares e estratégias para alcançá-los, é possível mencionar o conjunto de técnicas dos Ps e os Cs, que serão abordados ao longo deste artigo. Acompanhe!

O que são os Ps do marketing?

Considerado uma das classificações do Mix de Marketing, os Ps tem origem no ano de 1960 pelo professor Jerome McCarthy, que teve sua teoria reforçada com um caráter mais prático por Philip Kotler.

Os 4 Ps são variáveis que podem ser controlados pelas empresas e possuem decisões internas, sendo elas:

  • Preço;
  • Produto;
  • Praça;
  • Promoção.

Por ser uma ação que parte de estabelecimentos como uma empresa de ar condicionado pmoc, os 4 Ps podem ser alterados conforme as respostas recebidas dos consumidores, em relação aos serviços e produtos oferecidos pelo negócio.

Ao estipular o Preço do produto para o cliente, é importante que antes do valor final sejam registrados os custos de fabricação, tributos e o valor de venda, números que são importantes para que haja sobrevivência do empreendimento com um valor justo.

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Por estar diretamente ligada à receita do negócio, fatores como modelo de cobrança, região, formas e condições de pagamento podem interferir diretamente na definição do preço, que muitas vezes não é estipulado pelo setor de marketing da empresa.

O que pode acabar sendo um empecilho para as estratégias, pois o marketing demonstra o valor do produto diante da necessidade do consumidor, um detalhe que se torna essencial durante a pesquisa de compra do cliente.

O P de Produto é a base do qual os outros são criados, visto que é o que irá satisfazer e atender as necessidades do cliente conforme ele deseja, como os acessórios bicicleta aro 20 para ajudar em suas atividades com o veículo.

Dividido entre o que é tangível (objetos ou bens de consumo) ou intangível (serviços e informações), as definições de produto podem envolver decisões como design do item ou embalagem, os serviços de assistência ou garantia, além do principal, que é a qualidade.

Os canais de distribuição ou também os pontos de venda, sejam físicos ou até mesmo os virtuais, consistem na definição de Praça, afinal, trata-se do meio em que o produto adquirido vai chegar até o consumidor.

Pontos como o estoque, frete, logística, regiões de venda e a distribuição também são englobados na Praça.

Tornando-se uma prática cada vez mais comum, algumas empresas passaram a vender seus produtos de modo online com o modelo de entrega, o que proporciona uma abrangência maior para conquistar mais clientes.

A Promoção é o P que mais está relacionado ao marketing, pois refere-se às estratégias que irão estimular as vendas para que atinja o público-alvo, como propaganda, promoção de vendas e publicidade.

Nesse pilar, também podem haver investimentos em merchandising de uma porta automática residencial, criação de blog ou conteúdos relacionados nas redes sociais, ou seja, todos os meios de comunicar a marca com o público-alvo.

Isso porque esta etapa é o que irá também despertar a expectativa e o interesse pelo produto ou serviço, de modo que sejam cumpridas de acordo com o que se propaga para evitar insatisfação.

O que são os Cs do marketing?

Pensando em uma estratégia que pudesse ser direcionada especialmente ao cliente, em 1993, Robert Lauterborn propôs o conceito dos 4 Cs, de modo a viabilizar um aprimoramento que proporcionasse um melhor funcionamento dos 4Ps, que são:

  • Cliente;
  • Custo;
  • Conveniência;
  • Comunicação.

O Cliente é o que pode ser comparado ao produto em relação aos 4 Ps. Compreender o consumidor é um passo importante para que um produto que lhe traga benefícios seja criado, pois a intenção é que o processo de compra seja feito de maneira natural.

Por isso, é importante que haja investimento na experiência do cliente, assim os lucros de venda se tornam maiores, fazendo com que o consumidor seja pertencente ao negócio.

A opinião do cliente sobre o produto ou um serviço de assistência técnica da weg é valiosa, visto que o seu feedback é o que irá provar aos que não conhecem a empresa como é o tratamento que ela dá ao consumidor.

O Custo de um produto ou serviço não inclui somente os valores dos quais são mostrados aos clientes, mas também diz respeito a alguns fatores como o tempo gasto pelo cliente para ir até a loja.

O que acaba se atrelando à Conveniência, que pode ser comparada à Praça das estratégias dos 4 P’s do marketing. Contudo, diferentemente da praça, que tem foco em locais físicos, a conveniência pode ter uma vertente para o formato digital.

Especialmente pela vantagem de possibilitar o fechamento de um negócio pela internet, como as redes sociais, lojas online e por aplicativos, de modo prático para o usuário, com cadastros curtos e sem falhas nas páginas.

A Conveniência também permite ao consumidor maior facilidade na escolha de produtos ou na solicitação de um serviço que a empresa oferece.

Como a conveniência de se pedir um serviço de aferição e calibração em instrumentos de medição pela página da empresa, um pequeno detalhe de praticidade que ajuda o consumidor para conquistá-lo.

Por fim, a Comunicação é uma das chaves da qual faz um relacionamento entre cliente e empresa funcionarem com eficácia, pois a abordagem feita da maneira correta é o que irá deixar a marca da empresa no cliente, e conduzi-lo pelo funil de vendas.

Diferença entre os Ps e os Cs do marketing

Muitas vezes unificadas para atingir um objetivo em comum dentro de uma empresa, existem diferenças entre os Ps e os Cs do marketing que os distinguem para mostrar qual é o melhor a ser usado em determinadas ocasiões, sendo algumas:

  1. 1.    Diferentes abordagens;
  2. 2.    Enfoque central dos 4 Ps no produto;
  3. 3.    O foco dos 4 Cs no consumidor;
  4. 4.    Conteúdos distintos trabalhados em seus processos.

Ou seja, ao utilizar os 4 P’s para focar em seu produto, uma empresa de automação industrial irá priorizar o preço dos seus serviços, onde irá divulgar e as promoções que podem ser feitas em relação aos serviços oferecidos.

Já ao se utilizar os 4 Cs, o foco será totalmente no cliente e nas maneiras que podem agradá-lo, a ponto de estabelecer uma conexão com a empresa, com o princípio girando em todo de estratégias voltadas para eles.

Enquanto alguns conteúdos podem ser mais internos para melhorar os processos da empresa, outros podem ser externos, em formato de propagandas e outros conteúdos, de modo a atrair o consumidor.

O apoio dos 4 As

O 4 A é uma abreviação para Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação, e diferentemente das demais estratégias, seu objetivo está no planejamento e em como a empresa está em uma visão interna, e externa, em relação ao mercado concorrente e aos consumidores.

A análise é a etapa de identificar o público-alvo e criar personas para entender as interações com os clientes e com o mercado, uma estratégia que pode ser utilizada quando se está iniciando ou se estabelecendo em um segmento.

Afinal, a Análise da concorrência faz com que as informações coletadas possam ajudar a tomar um direcionamento que leve ao destaque de um distribuidor de assafétida tempero de ervas e demais empresas.

A Adaptação é quando layouts são trocados e mudanças são feitas para se encaixar em alguma época sazonal do mercado, como feriados, festas de fim de ano e datas comemorativas.

Não somente nas páginas como de alguns produtos em si, chamando a atenção do consumidor e criando expectativas para os próximos períodos.

A parte de Ativação está diretamente ligada a departamentos de logística, vendas e sua comunicação com processos que irão levar o produto até o consumidor, em caso de venda online, e o controle dos estoques de lojas, em compras físicas.

Já a Avaliação significa coletar e analisar os resultados de forma individual, para entender o andamento do empreendimento naquele mês ou em um período específico, fazendo um balanço do que está ou não funcionando.

Com os dados finais, um empreendimento pode levar como experiência fatores que são negativos para empresa e reformulá-los ou descartá-los, além de manter o que de fato está proporcionando um resultado positivo.

 

Considerações finais

Sendo complementares e semelhantes em alguns quesitos, mas diferentes em outros, tanto os 4 Ps quanto os 4 Cs do marketing são estratégias que ajudam um empreendimento a se comunicar, estabelecer metas e conquistar o consumidor.

Há ainda o auxílio dos 4 As no funcionamento das estratégias de marketing, o que mostra a importância de ter um planejamento que seja o mais benéfico para a empresa, e que principalmente construa uma boa relação com o cliente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Adaptação análise Avaliação Cliente comunicação merchandising
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