Curadoria de conteúdo é um processo que ajuda as empresas a trabalharem melhor suas estratégias de marketing de conteúdo.
Criar conteúdos de valor se tornou indispensável para qualquer empresa que queira acompanhar as demandas do consumidor moderno. Antes de comprar produtos e serviços, ele costuma pesquisar informações na web.
Como resultado, ele vai encontrar empresas que oferecem materiais ricos e relevantes e capazes de esclarecer suas dúvidas. Essa ação é fundamental para construir uma imagem de autoridade e atrair leads para o funil de vendas.
Só que as pessoas estão cercadas de informação e conteúdo, principalmente por conta das redes sociais, e tudo isso gera uma grande dificuldade para administrá-las. Para uma marca, a melhor forma de lidar com essa questão é com a curadoria de conteúdo.
Lembre-se de que o propósito por trás dessa estratégia é garantir que a audiência da marca tenha acesso a materiais esclarecedores e de qualidade.
O presente artigo mostrará qual é o conceito de curadoria de conteúdo, por que fazer, qual a sua importância para os negócios, as vantagens, seus tipos, e como fazer.
O que é curadoria de conteúdo?
Quando uma marca começa a investir em marketing de conteúdo, ela precisa criar ou replicar informações da internet, algo que costuma acontecer por meio das redes sociais e do e-mail marketing.
Agora, quando a empresa deseja fazer unicamente a replicação de informações, ao longo do tempo ela poderá encontrar algumas dificuldades.
Isso porque existe a necessidade de encontrar um conteúdo que seja realmente relevante para o público e para a empresa.
Um fabricante de balcão refrigerado para refrigerante utiliza a curadoria de conteúdo justamente com esse propósito.
Por meio dela, o gestor vai segmentar e filtrar os materiais que serão enviados para o público, usando o compartilhamento em canais acessíveis.
Por que fazer a curadoria?
Atualmente, 168 milhões de e-mails são enviados a cada 60 segundos no mundo todo. Cerca de 600 vídeos são publicados no YouTube e mais de 1.500 textos são postados nos blogs.
Isso mostra a massificação de informações que acontece hoje em dia, e é muito importante cuidar para que exista compatibilidade entre o material, as características do público e os valores da corporação.
Também é necessário fazer a curadoria porque o material produzido pela marca não pode ser simplesmente colocado na internet sem um contexto adequado.
É fato que existe uma margem de criação e ela é necessária para que o público compreenda a relevância daquilo que está sendo postado, além da relação que possui com os produtos e serviços oferecidos pela companhia.
Importância da curadoria de conteúdos
Para uma escola especializada em aula de canto infantil, a curadoria é fundamental por várias razões. Quando a organização compreende o que seu público procura na internet, vai usar esses temas para se tornar mais conhecida e uma fonte de informações.
São materiais que estão relacionados aos interesses da audiência e àquilo que a marca oferece. Só que nesse processo, é muito importante ter boas referências e inspirações, mas isso não significa copiar o que a concorrência faz.
É necessário se colocar no lugar do cliente e criar materiais novos, que falam profundamente sobre o assunto e que desenvolvam diferentes níveis de consciência, sempre colocando a voz e a visão da companhia.
Vantagens da curadoria de conteúdos
A curadoria de conteúdo traz muitas vantagens para as empresas, e dentre as que mais se destacam estão:
- Manter a frequência de postagens;
- Publicar conteúdos úteis;
- Tornar-se referência;
- Melhorar o SEO.
Para muitas empresas, é difícil fazer publicações frequentemente, mas por meio da curadoria, fica mais fácil manter a interação do público e um bom relacionamento com as pessoas.
Em plataformas de compartilhamento de fotos e vídeos, um fabricante de nécessaire tipo frasqueira personalizada deve publicar com frequência para evitar que o algoritmo prejudique o perfil.
Só que é muito custoso ter conteúdos frequentes e de boa qualidade, assim sendo, existe a possibilidade de indicar materiais feitos por outras pessoas. Assim, a marca consegue manter seu nível de interações.
Os buscadores costumam filtrar os dados por meio dos algoritmos e com isso apresentar resultados próximos ao que foi pesquisado pelo usuário, mas eles não possuem a mesma sensibilidade humana.
Em outras palavras, a máquina não vai fazer uma análise profunda sobre determinado tema. Por meio da curadoria de conteúdo, fica mais fácil filtrar os materiais criados por fontes diferentes e recomendar para o usuário os mais interessantes.
Isso acontece com base na relevância do tema, na qualidade do conteúdo em si e no perfil de audiência que a corporação quer impactar.
Para alguém que pesquisou sobre tecido digital religioso, vale muito a pena receber conteúdos de boa qualidade e que são comentados pelo editor, principalmente se o indivíduo não tiver a necessidade de fazer outra pesquisa para se aprofundar sobre o tema.
Mais do que auxiliar o público, a organização se torna uma referência naquilo que faz. Se o negócio pesquisa pelos materiais certos, sempre estará ciente das novidades do mercado em que atua e daquilo que o público precisa no momento.
Naturalmente, o conteúdo vai se destacar e a marca vai se transformar em algo para onde o público corre para saber sobre as novidades, esclarecer dúvidas, entre outras necessidades.
A curadoria de conteúdo também é muito benéfica para as estratégias de SEO por conta do link building. Inserir links externos para fontes confiáveis é uma estratégia bem vista pelos buscadores.
Tipos de curadoria
Existem diferentes tipos de curadoria, como a curadoria em tempo real que alimenta redes sociais e blogs com informações rápidas para suprir uma estratégia.
Também existe a curadoria aprofundada que é mais popular e ajuda a manter uma boa frequência e a qualidade das informações entregues.
Um fabricante de fresadora cnc 3D pode fazer curadoria de conteúdo EAD para aperfeiçoar a capacitação à distância.
A curadoria de conteúdo na educação oferece opções confiáveis para os estudantes e desperta a curiosidade.
Por fim, a curadoria na educação corporativa envolve treinamentos alinhados aos valores da companhia e aprimora as competências dos funcionários.
Como fazer a curadoria de conteúdo e exemplos
Para fazer curadoria de conteúdo eficiente, é indispensável seguir algumas dicas para conquistar bons resultados. São elas:
Desenvolver uma estratégia
A primeira coisa que precisa ser feita é desenvolver uma estratégia que vai guiar o início do projeto de curadoria.
Um exemplo disso é um colégio particular infantil que vai definir o público que deseja alcançar, e a partir disso produzirá determinados assuntos.
Fazer pesquisas e filtrar
O segundo passo depois de determinar o conteúdo que será entregue para a audiência é pesquisar sobre ele.
Tenha em mente que a internet está recheada de informações sobre os mais variados assuntos e se a empresa realmente quiser se destacar, precisará filtrar aquelas que informações que não são relevantes para o público.
Um exemplo disso é optar por materiais completos, de sites confiáveis e que realmente entregue algo a mais para os usuários.
Personalizar e contextualizar
É possível deixar os materiais com um toque especial, mas se não for possível fazer isso, é indispensável mostrar qual é a fonte da informação.
Por exemplo, se uma loja de materiais de construção usou o material de um escritório de arquitetura que mostra como fazer moldura de gesso no teto, deve fazer a indicação para garantir a transparência do trabalho.
É uma maneira simples mas muito eficiente de personalizar e contextualizar as produções, de acordo com as necessidades e objetivos dos usuários.
Divulgar e compartilhar
Caso seja uma apresentação, é muito importante que a divulgação tenha uma data, hora e público bem estabelecidos para acontecer.
Se a curadoria realmente foi muito bem feita, quando chegar a hora de fazer a apresentação, vai ficar muito mais fácil compartilhar informações e cativar o público.
É muito importante se atentar e colocar em prática todas as etapas da curadoria para que ela aconteça da melhor forma e uma escola especializada em aula de guitarra possa ser bem-sucedida.
Considerações finais
A curadoria deve ser aproveitada para organizar as publicações, de acordo com as características do funil de vendas e pensar um pouco além, pois isso vai garantir que a estratégia realmente funcione por muito tempo.
O processo de curadoria mostrado neste conteúdo é bem simples, e quanto mais simples for esse trabalho, mais forte e eficaz serão os resultados que a empresa poderá obter.
Só que, mesmo sendo um processo simples, é necessário se esforçar para obter bons resultados. Dessa maneira, a organização sempre vai garantir a qualidade de seus materiais, uma boa comunicação com o público e sua relevância nos canais digitais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.