No marketing de conteúdo, assim como nas outras frentes do marketing digital, há alguns aspectos que são essenciais para atingir o público correto e ser visto por ele em meio a tanta concorrência que está presente no digital, por isso usar uma estratégia é essencial.
Então, sabe-se que as empresas necessitam usar essas estratégias. E a empresa que vende porta de madeira almofadada pode usar as estratégias de marketing de conteúdo para poder gerar no público-alvo um maior interesse pelos produtos que ela está ofertando.
A relevância que tem o marketing de conteúdo, basicamente, é de destacar a corporação, compondo o plano do negócio com mais exatidão na busca por novos clientes.
A empresa de limpeza shopping poderia implementar essa estratégia e justamente por isso vai dar mais destaque.
E para provar para os empresários que o marketing de conteúdo não é um custo ou gasto desnecessário, mas sim um grande investimento, vai ser abordado, no presente artigo, porque ele é muito importante para uma empresa que deseja crescer no mercado.
Dado que o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing direcionada à criação e distribuição de conteúdo valioso, como artigos, e-books e postagens nas redes sociais, sem impulsionar de modo explícito a marca, mas só com o foco em gerar valor para o cliente.
Com o marketing de conteúdo, o negócio ajuda o público-alvo a solucionar seus problemas e acaba se tornando uma autoridade no assunto. Por isso, uma empresa de bateria 150 amperes para caminhão não podem deixar de investir neste tipo de marketing.
É mais do que provado, hoje, que gerar conteúdo relevante e mais estratégico é uma forma eficaz de consolidar uma determinada marca, engajar o público e vender muito mais.
Atualmente, é uma das maneiras mais usadas com o fim de vender, e as empresas não deixam essa oportunidade passar.
Conceito de marketing de conteúdo
Ao iniciar a estratégia de marketing digital, todo profissional de marketing se depara com essa frente chamada de marketing de conteúdo.
Indo direto ao conceito, marketing de conteúdo é a estratégia de criar conteúdos para o público-alvo, que o ajudem em todo processo de aquisição e o atraiam de forma organizada e espontânea. Pode-se dizer que é a energia ou o fundamento do inbound marketing.
E ela consiste em informar as pessoas para fazer com que no futuro elas não só respeitem a empresa e a usem como referência, mas também acabem se tornando clientes da marca.
Esse é um formato de tática de marketing, que engloba a criação e ampliação de conteúdo digital em variados formatos, como:
- Os vídeos;
- Os blogs;
- As postagens nas redes sociais;
- As imagens;
- Os podcasts.
Muitas pessoas acordam e buscam por vídeos falando sobre notícias. Elas podem ouvir o podcast favorito em qualquer tipo de lugar.
Além disso, elas leem um newsletter durante a pausa para fazer o almoço. Todas essas coisas são variadas formas de consumir conteúdo hoje.
É por isso que o marketing de conteúdo está passando as táticas de marketing mais clássicas, oferecendo uma forma nova e empolgante de se conectar com clientes em potencial sem parecer muito autopromocional.
O principal foco é atrair, engajar e reter um público através de conteúdo constante, valioso e importante, projetado para auxiliar na resolução de problemas, entreter e educar.
Para o que ele serve?
Dentre seus diversos objetivos, pode-se destacar alguns. A seguir, será possível mencionar três objetivos do marketing de conteúdo:
1. Aumenta a visibilidade na internet
O marketing de conteúdo tem larga influência em estratégias de SEO de um blog. Sabe-se que hoje não é possível produzir conteúdo com palavras-chave sem nexo em meio aos textos ou criar link building em grande volume, mas sem qualidade.
O algoritmo de procura do Google melhorou muito e já pode perceber o que é um conteúdo valioso para o usuário e o qual não é.
2. Eleva a interação com a marca
O marketing de conteúdo também funciona como um canal de conexão com a marca para que os clientes consigam conversar com a empresa, tirar as dúvidas e mandar sugestões.
Ter a atenção da audiência e fazer com que elas compartilhem o conteúdo com os seguidores nas redes sociais, por exemplo, é uma maneira de publicidade espontânea.
3. Nutrir a base de leads
É essencial levar em conta que, por mais extensa que seja a base de leads, nem todas as pessoas estão prontas para usar o produto ou serviço. Isso não quer dizer que elas nunca vão ser consumidoras.
Em vários casos, o que falta é um pouco mais de dados até que essas pessoas sintam valor no que a companhia oferece e tenham estrutura para conseguirem usar e ter uma ótima experiência com os produtos ou serviços.
Através do marketing de conteúdo, é possível nutrir os leads com material valioso que irá prepará-los até que a hora ideal da compra possa surgir.
Por que ele é tão estratégico?
Agora que já se tem consciência de que o marketing de conteúdo vai muito mais além de criar artigos para um site, o próximo passo é compreender quais os benefícios de investir em um plano estratégico de conteúdo:
Dar maior visibilidade
Compartilhar as informações de valor também é uma das formas mais efetivas para atrair pessoas que de fato possam virar clientes. Com a criação de conteúdo, a empresa atrai por meio da educação do mercado.
Hoje, quando alguém quer uma opinião sobre um produto ou serviço, vai e faz pesquisas que o ajudem na tomada de decisão. É justamente aí que entra a estratégia de conteúdo, atraindo e atingindo por completo os desejos dos potenciais clientes.
Se o seu conteúdo auxiliar e informar o público, deve ter certeza de que outros ficarão sabendo do serviço que a marca faz. Se uma fabricante de jaqueta de frio uniforme faz bons produtos, ela vai ficar conhecida.
Resultados constantes com reduzidos custos
Os empresários podem até ter dúvidas sobre como é possível chamar atenção do público sem grandes custos. Pois bem, os conteúdos postados são ativos constantes da empresa.
Se bem realizados, poderão continuar aparecendo na página de resultados de busca por anos e, dessa forma, vão poder continuar atraindo uma audiência que se interessa, educando-a e preparando-a para realizar uma compra.
A marca se torna uma autoridade
A empresa pode atingir diretamente as vontades dos seus leads com conteúdos valiosos. E, fazendo isso, a marca sempre vai ser lembrada como uma fonte de informação ou, basicamente, como a referência mais confiável no tema.
Educar os clientes sobre a solução
Compartilhando conteúdo de valor, a empresa não só mostra para o público do que se trata o negócio, como também fortalece o relacionamento com essas pessoas. Por isso, é importante que uma marca que vende medalha comemorativa personalizada utilize.
No decorrer da jornada de compra, é muito mais simples que um consumidor opte por uma marca que dê detalhes reais sobre o que ele busca, do que a marca que tenha como único foco a venda.
Relação de marketing de conteúdo e inbound
O foco do inbound marketing está ligado a atrair as pessoas para a oferta, e trocar essa oferta pelos seus dados e educá-las até que acabem se tornando clientes. É o que a companhia que oferece aula direção defensiva deve fazer.
No entanto, esse processo de inbound entra muito em contato com o marketing de conteúdo, pois não há maneira de gerar leads sem ter bons conteúdos.
Como planejar bem o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo vai além de escrever algo. Na realidade, essa é a menor parte. Antes, é essencial definir metas, estratégias a usar e quais métricas analisar. A seguir, será possível entender como fazer um planejamento bom para ter resultados:
- Comece criando as personas ideais;
- Pesquise a jornada de aquisição ideal;
- Definir as metas a serem alcançados;
- Construir conteúdos de muita qualidade.
Essas são algumas dicas para fazer um bom marketing de conteúdo. Se forem seguidas como proposto, os conteúdos atingirão bem o público-alvo.
Considerações finais
Criar marketing de conteúdo para uma clínica veterinária mais próximo de mim não é fácil, porém, com toda a certeza, é uma estratégia muito eficaz e mais do que comprovada. O mercado praticamente sempre implementa em suas estrateǵias.
Se as empresas se informarem sobre como é que funciona na prática, investir em um conteúdo estratégico e também em uma consultoria especializada, com certeza vão obter muitos resultados, inclusive se for uma companhia de buffet de jantar a domicílio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.