Quando se trata de realizar buscas na internet, em instantes, as plataformas trazem os resultados que se procuram ou então que possui alguma relação, e tudo isso ocorre devido ao SEO desses conteúdos.
O SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica de otimização para os motores de busca, no caso plataformas ou até as redes sociais, que em conjunto com algoritmos podem definir uma lista que tem relações com as palavras-chaves que foram digitadas.
E para ganhar destaque nesta lista em meio a outras páginas onlines, algumas empresas planejam estratégias de SEO que fazem elas se destacarem em meio a tantas outras do mesmo segmento ou não.
Como um estabelecimento de fliperama arcade usasse determinadas palavras que poderiam tanto ter relação ao comércio, quanto ao universo geek ou de jogos RPG.
Pela internet proporcionar um amplo campo de possibilidades de modo online, cada vez mais as empresas começaram a utilizar meios digitais para que conquistasse mais consumidores e garantisse um espaço em seu segmento mercadológico.
O surgimento do SEO
O primeiro buscador online surgiu por volta do ano de 1993, e a partir de então, outras plataformas começaram a surgir posteriormente, antes dos anos 2000.
Funcionando como uma organização dos conteúdos onlines, os buscadores apresentam os resultados por ordem de relevância em relação ao que o usuário busca, incluindo os nomes dos endereços das páginas.
A forma como foi programado o funcionamento do SEO pode ser comparado ao de uma loja de estamparia de roupa, pois ao se perguntar para um funcionário se existe uma camisa com logo com um tipo de desenho, ele irá mostrar as opções que podem ser escolhidas.
E as plataformas buscam cada vez mais atender a necessidade que o usuário busca em seus serviços.
Primordialmente, o SEO era feito a partir da quantidade e da qualidade dos links que existiam disponíveis na rede, e com o passar dos anos, outras formas de encontrar o que se procura foram elaboradas.
Pensando não só em facilitar a vida do usuário e de seus questionamentos, como também da empresa que irá divulgar os seus produtos ou serviços com base nas palavras-chaves.
Por que usar o método SEO?
Adaptar um empreendimento com as novas tendências tecnológicas torna-se cada vez mais inevitável, seja em seu processo de produção, no funcionamento interno ou no setor de vendas de uma caldeiraria conjunto montado, a tecnologia sempre está presente.
O que acaba fazendo muitas empresas a recorrerem ao campo da internet como uma forma de chamar a atenção dos consumidores e marcar o seu lugar no mercado, criando estratégias envolvendo redes sociais, sites e e-mails marketing.
Contudo, para que o negócio possa ser de fato notado, a utilização do SEO é a mais recomendada para isso porque há uma otimização em seu conteúdo com o uso das palavras-chaves, tornando-se mais fácil do usuário localizar.
Se uma mãe busca um berçário 2 metrô São Judas, com a ajuda das palavras-chaves que a página da instituição educacional colocar, os resultados irão aparecer nas primeiras posições da página por conta do SEO.
Em suma, a importância de se utilizar essa prática é que com ela, as chances de ser encontrado na internet aumenta em grandes porcentagens e pode ser uma maneira de se tornar relevante no assunto procurado.
Os tipos de palavras-chaves
Sendo um dos meios mais utilizados para se buscar algo na internet, e com isso, uma forma das empresas colocarem o seu negócio no mapa online, as palavras-chaves servem como uma ferramenta importante e relevante para o público como para o comércio.
As palavras-chaves mais curtas, também conhecidas como head tail, são aquelas que vão ter no máximo duas palavras, essas por sua vez, podem trazer grandes quantidades de resultados interligados ao termo principal.
Como fazer uma busca com a palavra “limpeza” e neste resultado aparecer produtos, modos de limpar e até agência terceirizada de limpeza como opção de serviço, tudo isso atrelado a primeira palavra da qual foi escrita na plataforma de busca.
Por ser algo curto, a head tail pode acabar se tornando um empecilho para a página do empreendimento, pois com o grande número de sites que possam ter relações, acaba atrapalhando o objetivo de aparecer na primeira página online.
A palavra-chave long tail são as mais extensas e as mais específicas para a busca, o que dá um melhor direcionamento dos resultados que o usuário deseja encontrar em relação ao que ele procura.
Exemplificando, ao invés de realizar uma busca somente com a palavra “bateria” para encontrar os melhores preços de bateria 100 a, ele irá buscar todo o nome do produto para direcioná-lo para os sites e os preços.
Recomendada, principalmente, para quem está iniciando ou são empresas de pequeno e médio porte que desejam se destacar ou até, não possui orçamento para investir em anúncios que fiquem no topo da página, a long tail é um bom começo para usar na internet.
Como elaborar um bom conteúdo com SEO?
Uma estratégia envolvendo o uso de SEO deve ser bem planejada pois é por meio de seu conteúdo que ele será localizado na web pelos demais usuários, o que torna essencial que algumas práticas de SEO sejam elaboradas, como:
1. Otimizar e melhorar os conteúdos que já existem;
2. Focar em palavras-chaves;
3. Descrição do texto;
4. URL’s que possam ser localizados;
5. Links internos e externos.
Antes de criar algo para ser adaptado às práticas do SEO, alguns conteúdos já existentes podem ser reformulados para que sejam enquadrados na ferramenta de busca.
O que em alguns casos pode gerar uma economia de investimento em se utilizar algo que já existe, ou então, acrescentar ainda mais de forma complementar.
Escolher as palavras-chaves ideais é uma boa forma para que as páginas sejam achadas rapidamente, podendo ser feita por meio de um brainstorming (chuva de ideias) com a equipe de marketing como forma de eleger as que mais possuem relação com o material.
Incluindo algum pequeno trecho que mereça ganhar destaque na plataforma de busca, já que algumas apresentam pequenas prévias do material atrelado ao link que o usuário irá clicar, o que pode ser usado como uma das estratégias de SEO.
Exemplificando, uma empresa de aluguel de escritório compartilhado, por exemplo, pode usar as palavras “locação” e “ambiente de trabalho” na descrição da página, enquanto o link URL também pode ter relação com o pequeno texto.
O endereço de uma página em algumas plataformas de busca também é incluídas na otimização de busca, e em outras, como forma de organizar o ranking das páginas mais acessadas.
Para que um domínio possa ser incluído como SEO, ele deve ter:
- Palavra-chave;
- Hífen na separação de palavras;
- Interpretação fácil e prática;
- Ligação com o título da postagem.
Ao se clicar em uma página, as palavras-chaves de um conteúdo podem estar atreladas a links externos ou até mesmo internos, o que se torna uma fórmula para conduzir o usuário a navegar em outras partes da página.
E com isso, conhecer um pouco mais do empreendimento ou da página do qual se teve acesso, gerando um engajamento que acaba contribuindo para outras estratégias de marketing.
Como o perfil do público-alvo para que sejam transformados em leads, partes que merecem maior investimento e as que devem sofrer cortes.
O SEO nas redes sociais
Sendo uma das ferramentas mais utilizadas quando se trata de conquistar um espaço online, as redes sociais se tornaram uma forma de alcançar mais pessoas em um pequeno espaço de tempo.
Levando em conta também que, algumas plataformas de busca dão preferência para as redes sociais aparecerem no topo de suas páginas mesmo de forma orgânica.
Isso por conta da popularidade das plataformas entre os seus usuários, que crescem a cada dia mais, e também por conta das atualizações que permitem serem explorados recursos como uma configuração de business para as empresas.
E por conter um público mais seleto sobre o que vai curtir ou seguir, é importante que o conteúdo postado nas redes tenha uma relevância e um bom material para que seja considerado importante no ramo que atua.
O compartilhamento é algo que acaba divulgando ainda mais o que se é postado em uma rede social, por isso, permitir meios para que os usuários possam enviar links dos conteúdos para amigos e familiares é uma fórmula para abranger mais pessoas.
O usuário das mídias também é conquistado pela aparência do perfil, sua organização de conteúdos e a periodicidade das atualizações, portanto, ao se investir nas redes sociais como forma de SEO, deve se lembrar constantemente destes aspectos.
O conteúdo da página também deve ser promovido para chegar a mais pessoas e garantir um certo posicionamento na rede, algumas plataformas oferecem pacotes periódicos que impulsionaram algumas postagens.
Um investimento que vale a pena ser feito, especialmente se a empresa está começando ou se está ganhando espaço dentro do mercado.
Considerações finais
Como uma forma de ganhar destaque no meio online, o SEO é uma ferramenta que otimiza as buscas em relação ao termo digitado pelo usuário e que, com alguns investimentos certos ou a quantidade de tráfego relevante apresentado, ocupa o topo das páginas.
As mídias sociais também possuem um efeito quando se trata de SEO nas plataformas de busca, e por conta da sua popularidade, acabam sendo uma via para que o usuário seja conduzido até outras abas e trafegue pelos conteúdos disponíveis.
O que pode ser uma boa forma de se atrair atenção para um negócio de gerenciamento de frota não somente com os consumidores em alguns casos, como também com os outros empreendimentos do ramo, deixando uma marca no segmento mercadológico.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.