O Inbound Marketing visa a atração voluntária de clientes potenciais para seu negócio.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é uma metodologia recente na qual são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente e realizar um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado de forma progressiva por meio de conteúdos relevantes e personalizados. A metodologia Inbound visa o desenvolvimento da jornada de compra do potencial cliente, que se inicia com a sua atração e vai até a sua retenção. Ao contrário do que ocorre no Marketing Tradicional, que promove uma interrupção da atenção das pessoas de forma “intrusa”, o Inbound Marketing objetiva ATRAIR o público espontaneamente criando valor para ele. Por isso, com essa estratégia, o público quem procura voluntariamente pelo que você está oferecendo. Caracterizando, assim, uma oportunidade realmente qualificada ou quente para seu negócio. [/cmsmasters_text][cmsmasters_text shortcode_id=”gbolblvfcr” animation_delay=”0″]Pesquisas sobre a estratégia:
De acordo com uma pesquisa da Resultados Digitais, atualmente, 60% das compras são realizadas antes mesmo do contato com o vendedor por causa das mudanças ocasionadas pelo avanço digital. Outro dado importante coletado pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), é que cerca de 97% dos consumidores, hoje, buscam informações na internet antes de efetuar uma compra. Ou seja, houve uma mudança no contexto do consumo de bens e serviços já que o aumento das ferramentas de busca, mídias sociais, blogs e outras tendências online muniram o consumidor de informações que o auxilia no processo de decisão antes mesmo dele ter contato com um produtor. Antes o consumidor não tinha controle sobre o que consumia, agora, ele pode escolher tudo: canais, conteúdo, formas de consumir etc. Dessa forma, nada melhor do que conquistá-lo com o que ele mesmo deseja absorver. Já que as regras do jogo mudaram, o foco do marketing passou a ser a geração de interesse e, assim, as empresas precisaram criar novas formas de conquistar e manter seus clientes. O Inbound Marketing foi a melhor!!Contudo, para que a estratégia funcione, ela deve estar pautada em três pilares:
a) Marketing de Conteúdo: Esse pilar é imprescindível para que a estratégia funcione porque é o conteúdo relevante e de qualidade que atrairá os potenciais clientes para a sua empresa. Exemplo: blog posts funcionam muito bem na atração de visitantes para sua página. b) SEO (Search Engine Optimization): Similar ao que ocorre em lojas físicas, na internet, o negócio também precisa estar bem localizado ou posicionado para que possa ser encontrado pela audiência nos mecanismos de busca. c) Estratégia nas Mídias Sociais: As redes sociais já contam com mais de 100 milhões de usuários no Brasil. Além disso, o país está em primeiro lugar no ranking da América Latina, assim, muitas empresas tem aproveitado para divulgar a marca e conquistar clientes por esses canais. [/cmsmasters_text][cmsmasters_text]Como fazer?
Como o Inbound Marketing é uma metodologia do Marketing Digital focada em resultados, então combina a produção de conteúdo com automação de marketing por meio de passos e ações divididas em etapas que formam o funil de vendas.Desse modo, o funil divide os estágios que um cliente potencial irá passar até o momento da compra. Como segue:
- Atrair tráfego;
- Converter visitantes em leads;
- Converter leads em clientes;
- Encantar os clientes para que se tornem defensores da sua marca.
