Saiba o que é Inbound Marketing e porque ele pode trazer os melhores clientes para seu negócio!

Saiba o que é Inbound Marketing e porque ele pode trazer os melhores clientes para seu negócio!

O Inbound Marketing visa a atração voluntária de clientes potenciais para seu negócio.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é uma metodologia recente na qual são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente e realizar um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado de forma progressiva por meio de conteúdos relevantes e personalizados. A metodologia Inbound visa o desenvolvimento da jornada de compra do potencial cliente, que se inicia com a sua atração e vai até a sua retenção.

Ao contrário do que acontece no Marketing Tradicional, o qual promove uma interrupção da atenção das pessoas empurrando um produto ou serviço de forma “intrusa” para elas, o Inbound Marketing objetiva ATRAIR o público criando valor para ele. Com essa estratégia, o público quem procura voluntariamente pelo que você está oferecendo caracterizando, assim, uma oportunidade realmente qualificada ou quente para seu negócio.

Pesquisas sobre a estratégia:

De acordo com uma pesquisa da Resultados Digitais, atualmente, 60% das compras são realizadas antes mesmo do contato com o vendedor por causa das mudanças ocasionadas pelo avanço digital. Outro dado importante coletado pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), é que cerca de 97% dos consumidores, hoje, buscam informações na internet antes de efetuar uma compra. Ou seja, houve uma mudança no contexto do consumo de bens e serviços já que o aumento das ferramentas de busca, mídias sociais, blogs e outras tendências online muniram o consumidor de informações a fim de definirem o seu momento ideal para compra, auxiliando-os no processo de decisão antes mesmo dele ter contato com o bem ou serviço.

Antes o consumidor não tinha controle sobre o que consumia, agora, ele pode escolher tudo: canais, conteúdo, formas de consumir etc. Por isso, nada melhor do que conquistá-lo com o que ele mesmo deseja absorver. Já que as regras do jogo mudaram, o foco do marketing passou a ser a geração de interesse e, assim, as empresas precisaram criar novas formas de conquistar e manter seus clientes, e o Inbound Marketing foi a melhor.

Contudo, para que a estratégia funcione, ela deve estar pautada em três pilares:

  • Marketing de Conteúdo: Esse pilar é imprescindível para que a estratégia funcione porque é o conteúdo relevante e de qualidade que atrairá os potenciais clientes para a sua empresa. Aqui você pode, por exemplo, desenvolver um Blog – que contenham posts frequentes – para atrair visitantes e gerar tráfego bem como elaborar materiais ricos – conteúdo educativo mais extenso e aprofundado – com o objetivo de agregar valor e aumentar a autoridade da marca no assunto.

  • SEO (Search Engine Optimization): Similar ao que ocorre em lojas físicas, no território da internet, o negócio também precisa estar bem localizado ou posicionado para que possa ser encontrado pela audiência interessada – a qual utiliza para isso, na maioria dos casos, os mecanismos de busca online disponíveis.

  • Estratégia nas Mídias Sociais: As redes sociais já contam com mais de 100 milhões de usuários no Brasil. O País está em primeiro lugar no ranking da América Latina, assim, muitas empresas tem aproveitado para divulgar a marca e conquistar clientes por esses canais devido à facilidade de interação, envolvimento e aproximação que elas conseguem promover entre os usuários.

Como fazer?

Como o Inbound Marketing é uma metodologia do Marketing Digital focada em resultados, combina a produção de conteúdo com automação de marketing por meio de passos e ações divididas em etapas que formam o funil de vendas. Esse funil divide os estágios que um cliente potencial irá passar até o momento da compra. Como segue:

  1. Atrair tráfego;
  2. Converter visitantes em leads;
  3. Converter leads em clientes;
  4. Encantar os clientes para que se tornem defensores da sua marca.

Processo de Inbound Marketing.

Vale ressaltar que o relacionamento não termina com o fechamento do negócio! O cliente precisa se manter fiel e se encantar cada contato que tem com você.

O Inbound Marketing pode trazer os clientes que você deseja?

Ora… vamos pensar! Se, como mencionado anteriormente, as estratégias utilizadas pelo Inbound Marketing são capazes de fazer você alcançar o público certo – aquele realmente interessado no que você tem a oferecer – e a se aproximar dele através de uma relação de confiança focada em sua fidelização num ciclo que não tem fim. Então, implementar essas estratégias para ter clientes fiéis que divulgam o seu negócio e defendem sua marca realmente vai fazer isso não é verdade?

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