Podcast aumenta a sua possibilidade de virar autoridade no assunto, personaliza sua relação com seu público e contribui para o crescimento de uma audiência qualificada.
E não para por aí. De acordo com o Ibope Inteligência, dos cerca de 120 milhões de internautas brasileiros, 40% já ouviram podcast. Isso indica que a probabilidade de crescimento ainda é grande.
É claro que, assim como todo marketing de conteúdo, é preciso que haja pesquisa e planejamento antes de começar a produção. Pensando nisso, você vai aprender aqui quais são os passos essenciais para fazer um podcast de sucesso! Continue a leitura.
O que é Podcast?
Podcast é um conteúdo entregue em formato de áudio e criado sob demanda. Pode ser acessado por meio de um arquivo baixado ou via streaming para o consumidor ouvir quando quiser.
É semelhante a um programa de rádio, mas com foco em um assunto específico. É dividido geralmente em episódios e por essa razão possui uma frequência já determinada.
O tempo do episódio vai variar de acordo com o estilo do podcast, ou seja, tema, periodicidade, quantidade participantes etc.
O mais importante é que o conteúdo seja repassado com clareza e criatividade, tendo sempre cuidado para que ele não fique enfadonho para os ouvintes.
Por que devo investir em um Podcast?
Há alguns bons motivos para convencer você a investir neles. O principal deles é a possibilidade de expandir a marca da sua empresa. Além deste, confira outros nos tópicos a seguir:
- Acessibilidade
A versatilidade é um dos pontos mais fortes, já que eles podem ser ouvidos onde e quando o ouvinte quiser.
Para além disso, a audiência pode escutar seu conteúdo enquanto realiza outras tarefas, o que permite a eles aprenderem sobre seus produtos ou serviços sem precisarem interromper o que estão fazendo no momento.
Isso é bom porque, quanto mais fácil a plataforma chegar ao consumidor, maior a probabilidade de ele uma chance à sua mensagem, pois não precisa investir muito tempo ou atenção nela.
- Alcance e assertividade
Segundo a Edson Research, fornecedor de pesquisa independente e terceirizado, aproximadamente 70% dos ouvintes [em inglês] notaram que os produtos e serviços anunciados em seus podcasts preferidos costumam ser relevantes para seus interesses.
A razão para isso? Levando-se em conta que a conversa de cada podcast gira em torno de um tópico específico e que os ouvintes escolheram consumir mais sobre o assunto em questão, fica mais fácil direcionar os anúncios para esse público.
No final, cada pessoa que está escutando o podcast sente-se cativada com o que você pode estar vendendo a ela e isso aumenta a probabilidade de ela adquirir o produto ou serviço.
- Visibilidade
Quanto mais canais para seu lead obter informações sobre o seu produto, melhor. Usar podcasts em sua estratégia de marketing traz mais um canal de relacionamento entre seu cliente e sua marca, expandindo a presença dela no digital.
Além do mais, criar um pode contribuir para o aumento de tráfego do site da sua empresa. Isso porque, sua audiência pode ser direcionada ao seu site à medida que aprendem mais sobre seu produto.
Como fazer um podcast de sucesso em 7 passos?
Agora que você já sabe o que é um podcast e quais em vantagens em criar um, chegou a hora de saber o passo a passo para fazer o da sua empresa. Vamos lá?
- Pense no nome do seu podcast
Este é um momento especial, chegou a hora de escolher um nome para o seu podcast. É interessante que você pense em um nome que tenha tudo a ver com o nome da sua empresa e a temática escolhida.
Lembre-se de garantir que já não exista outro conteúdo com o nome escolhido, que seus concorrentes já não tenham um nome parecido com o que você pensou e que existam domínios livres com o nome que você escolheu.
- Estabeleça um tema
Sobre o que sua marca quer e tem autoridade para falar? Definir o tema do seu podcast é o primeiro passo do seu planejamento. Para isso, você precisa estar atento às necessidades e preferências do seu público-alvo.
Nossa dica é que você pense em um tema bem geral dentro do ramo de atuação do seu negócio, pois ele vai servir como uma espécie de caminho a ser seguido.
- Escolha o formato do podcast
Há formatos diversos. Cada um requer um tipo de planejamento, já que são estruturas diferentes entre si. Os formatos mais comuns são:
- entrevista, quando o anfitrião convida um especialista para discutir algum tema no qual ele é referência;
- informativo, que é uma espécie de jornal com as principais notícias do dia; e
- individual, que, como o próprio nome sugere, envolve apenas uma pessoa, a que conduz o programa.
- Organize o conteúdo e pense na estrutura
Após definir o tema, analise as possíveis abordagens que você pode debater sobre ele. Estude-o também o assunto e apresente dados durante o programa para transmitir mais domínio e confiabilidade para os seus ouvintes.
A estrutura do programa é outro ponto que deve ser considerado na hora de montar seu podcast. Atente-se aos seguintes detalhes:
- duração do podcast;
- vinheta de abertura e fechamento;
- vinhetas de transição entre um bloco e outro;
- apresentação do tema e dos convidados;
- link para o conteúdo que será abordado;
- conteúdo em si e as discussões que ele pode gerar; e
- encerramento e avisos finais.
- Tenha os equipamentos necessários
Ter os equipamentos adequados com certeza contribuirá para o sucesso do seu podcast. Pense em você como ouvinte: você gosta de ouvir programas com o som limpo e bastante audível, correto? Estas são nossas sugestões:
- acesso à internet;
- computador;
- headsets;
- microfone;
- gravador de áudio;
- ambiente com boa acústica; e
- software de gravação e edição.
- Grave e edite seu podcast
Aqueça sua voz e ação! O momento de gravar seu podcast chegou. Nesta etapa, certifique-se de que está em um lugar tranquilo e sem ruídos.
Enquanto estiver preparando sua voz, grave uns arquivos de teste. Assim, você vai ficando mais confiante e ajusta palavras e/ou entonações que perceba que precisam passar por melhorias.
Ao final, edite seu podcast. Esta etapa pode ser a mais desafiadora, especialmente se você não tiver editado antes.
Procure uma ferramenta que você se identifique com ela, que pareça mais intuitiva para você. Lembre-se de sempre salvar cópias e salvar o arquivo final em formato de mp3.
- Publique e divulgue o seu podcast
Você gravou seu podcast e agora precisa ser ouvido. A hora de publicar seu material chegou! Quando for publicá-lo, pense em canais que tenham alcance e que o seu público tenha facilidade para acessá-los.
Você pode subi-lo diretamente no Spotify, SoundCloud ou Deezer, que estão entre os principais agregadores de podcasts do mercado.
Depois disso, divulgue-o, afinal as pessoas só saberão que seu podcast existe se você disser isso a elas. Suas redes sociais são uma ótima pedida, já que as pessoas que curtem seu conteúdo estão por lá.
Considerações finais
Você viu que não é tão difícil assim fazer um podcast. Agora, você sabe o que é um, por que deve investir nesse tipo de mídia e quais são os passos para fazer um podcast de sucesso.
Conhecimento você já tem, basta, agora, atrelar teoria a prática e concretizar seu plano de fazer um podcast. Você vai constatar como um podcast de sucesso é capaz de trazer resultados incríveis para a sua empresa.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de blog da Gentileza Marketing Digital, onde você pode encontrar tudo sobre Marketing Digital.