Merchandising é uma estratégia de marketing que tem como foco transmitir informações sobre produtos e serviços, dentro do ponto de venda.
Ao visitar um supermercado e tantas outras lojas do varejo, é muito comum visualizar estratégias de merchandising, e elas estão lá, divulgando e destacando alguns produtos para os consumidores.
Trata-se de uma das ferramentas de marketing mais importantes e os empreendedores e gestores precisam saber como colocá-la em prática, pois ela assume um papel fundamental no sucesso da marca e de suas soluções.
Inclusive, é a partir das estratégias de merchandising que a empresa consegue comoditizar e massificar seus produtos e serviços. Ele também é importante porque produtos, serviços, atendimento ao cliente e ponto de vendas são conceitos parecidos.
As soluções precisam se destacar de alguma forma, e dentro das lojas podem contar com os recursos de merchandising. São eles que vão fazer as soluções saltarem aos olhos dos consumidores e estimular a decisão de compra.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de merchandising, citar alguns exemplos, como traçar uma boa estratégia e dar algumas dicas para fazer um bom trabalho. Acompanhe!
Definição de merchandising
O merchandising é uma ferramenta de marketing que tem a finalidade de apresentar e passar informações referentes aos produtos que estão expostos nos pontos de vendas.
Seu propósito é aumentar o giro das mercadorias, evitando que elas fiquem paradas por muito tempo. Por conta disso, essa prática ajuda a reduzir os custos da organização, tendo em vista que o armazenamento de produtos pode trazer gastos extras.
Um escritório de assessoria e consultoria ambiental precisa adquirir alguns produtos e serviços de outras empresas, e elas precisam garantir um bom giro de estoque para viabilizar o armazenamento de seus produtos.
Mas a principal finalidade do merchandising é atrair os clientes dentro do ponto de vendas e despertar o interesse pelas mercadorias.
Só que para que seja possível fazer isso, a marca precisa conhecer o comportamento dos consumidores, entender suas preferências e saber quais são suas demandas e desejos.
Com isso, fica muito mais fácil convencer as pessoas de comprarem, mesmo que elas não necessitem de determinado produto.
Exemplos de merchandising
Para entender um pouco mais sobre o conceito e o poder das estratégias de merchandising, vamos mostrar alguns exemplos.
Um deles foi a união entre uma empresa de tecnologia e um fabricante de calçados e acessórios. Ambos fizeram uma parceria em que os clientes que comprassem determinado modelo de notebook, ganhavam uma bolsa de couro.
Também recebiam um cupom para participarem do sorteio de um automóvel, uma viagem internacional com acompanhante e uma mesada considerável durante 12 meses.
Ao divulgar sua ação em um projeto de ponto comercial, o objetivo da companhia era oferecer um excelente custo-benefício e aumentar o nível de satisfação com seus produtos.
Outro exemplo foi uma marca de produtos alimentícios que colocou um tapete em formato de jogo de amarelinha em frente aos seus produtos, para que as crianças pudessem brincar.
Essa prática aumentou a visibilidade da empresa que, consequentemente, vendeu uma grande quantidade de seus produtos.
Foi uma maneira de direcionar seu público ao estande de vendas, e outras empresas podem seguir o mesmo exemplo em outras épocas do ano, como no caso da Páscoa.
Por fim, outro bom exemplo foi de um fabricante de esponja de aço que criou uma campanha para exibir o seu produto em parreiras, aquela estrutura utilizada para suportar ovos de Páscoa.
Ao usar esse recurso, sua lã de aço se destacava entre os demais e competia com marcas mais conhecidas do setor. Como resultado, conseguiu triplicar a venda cruzada, com pessoas que buscavam outro item e acabavam comprando a esponja de aço também.
Dicas para traçar uma boa estratégia
Depois de conhecer alguns exemplos geniais de merchandising, uma marca de garrafa de água personalizada pode ter outras ideias para traçar sua própria estratégia, e algumas dicas para fazer isso são:
Conhecer o público-alvo da marca
O primeiro passo é saber quem é o público-alvo da sua marca, pois para que os resultados sejam positivos, é fundamental ter um conhecimento profundo de quem são as pessoas que serão impactadas pelas ações.
Definir um público exige compreender os padrões e hábitos dos indivíduos, seus comportamentos e preferências, além de considerar dados demográficos que também fazem toda a diferença.
Definir as metas
Assim como em qualquer outra estratégia, o merchandising também precisa de metas e objetivos bem definidos, além de trabalhar durante um prazo determinado.
Ao longo da campanha, um fabricante de camiseta básica de duas cores deve acompanhar os principais indicadores de vendas, pois é dessa forma que vai avaliar se as estratégias estão surtindo efeito ou se devem ser ajustadas.
Estimular a audiência
Depois de definir quem é o público-alvo, a marca saberá informações importantes para criar ações que vão estimular os consumidores.
Ela conhecerá quem são eles, o que eles estão buscando, como costumam adquirir produtos e serviços, o valor que costumam gastar, dentre outras informações que facilitam o merchandising e o tornam mais atraente.
Criar um calendário de promoções
Períodos sazonais são excelentes oportunidades para promover produtos e serviços, e o merchandising entra como a estratégia mais eficiente durante essas épocas.
Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Dia dos Namorados, entre outras datas são excelentes oportunidades para investir em uma boa estratégia de merchand. São dias que se tornam desculpas para promover ações e estimular os consumidores.
Priorizar a experiência do cliente
O mercado está cada vez mais competitivo e abarrotado de soluções iguais, mas que são oferecidas por empresas diferentes. Isso faz com que os consumidores modernos procurem uma experiência de qualidade com as organizações.
Logo, ao ir a uma cervejeira, o consumidor não quer apenas qualidade e produtos com preço baixo, também quer ser bem atendido e sentir que é importante para o estabelecimento.
As estratégias de merchandising podem e devem transmitir a mesma sensação, estimulando todos os sentidos do consumidor, por meio de vários recursos, como:
- Áudio;
- Iluminação;
- Aromas;
- Prova de produtos.
Mas existem muitas outras dicas que permitem criar uma campanha de merchandising extremamente bem-sucedida.
Como fazer um bom merchandising?
Existem algumas estratégias que vão ajudar o seu negócio a fazer uma boa campanha de merchandising. São elas:
1 – Focar no aspecto sensorial do cliente
A primeira coisa é focar nos sentidos do cliente, que são visão, olfato, tato, paladar e audição. Eles são tão importantes para as estratégias de marketing e merchandising que existem práticas elaboradas exclusivamente com base neles.
Se uma assistência iphone puder fazer o seu cliente sentir o seu serviço de alguma forma, com certeza, vai marcar a lembrança dele.
2 – Saber expor o produto
Assim como é fundamental ter bom senso na hora de se vestir, de se comportar e até de decorar a nossa casa, também é fundamental ter bom senso na hora de expor e promover os produtos no ponto de vendas.
Alguns períodos sazonais, como o Natal, simplesmente não podem passar em branco, pois chega a ser estranho para o cliente entrar em uma loja que não comemora esses períodos do ano.
Da mesma forma, a Páscoa não deve ser ignorada, portanto, em linhas gerais, respeite esses períodos e tenha bom senso na hora de organizar e expor os produtos, considerando as características da data.
3 – Treinar a equipe
Mesmo que uma clínica de estética corporal conte com promotores para os produtos e serviços, é essencial treinar a equipe que trabalha para o estabelecimento.
O merchandising deve ser encarado como um setor que apoia o departamento de vendas, portanto, deve ser aproveitado para aumentar a experiência de compra do cliente, mas para que ela seja positiva, os funcionários precisam estar preparados.
4 – Saber sinalizar o ponto de vendas
O ponto de vendas, principalmente se for muito grande, precisa ser bem sinalizado para que os clientes possam se localizar dentro dele.
Existem vários recursos que podem ser utilizados, como banners, folhetos, adesivos, papéis digitais e até a maneira como os funcionários abordam os clientes, são pontos indispensáveis nessa prática.
5 – Manter a limpeza e a organização
Além de utilizar adesivo automotivo personalizado para sinalizar os pontos de vendas, é imprescindível manter o espaço sempre limpo e organizado.
É terrível para o cliente e muito desagradável entrar em um local sujo e bagunçado, onde é difícil encontrar as coisas ou que a pessoa sente a sujeira ao caminhar pela loja.
Também evite o excesso de poeira, pois ela prejudica a estética dos produtos, causando má impressão para os consumidores, além de ser muito prejudicial à saúde.
Considerações finais
As estratégias de merchandising são fundamentais para promover diferentes tipos de produtos e serviços e fazem parte dos pontos de vendas no mundo todo.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa estratégia e quais são as principais maneiras de colocá-la em prática.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.