Para fazer sucesso na internet, é necessário ter alcance digital. Campanhas no Google Ads são o instrumento mais utilizado para isso, já que permitem que produza anúncios no Google, no YouTube e em sites.
Porém, não basta apenas montar uma estrutura de campanha no Google Ads – é necessário construir algo que realmente faça sucesso. Por isso que se fala nos pilares do Google Ads.
E o que são esses pilares? Prossiga com a leitura do artigo e veja como criar uma nova campanha no Google Ads que realmente vai funcionar!
O que é o Google Ads e como funciona?
“Se você for realmente relevante para o público, ele prestará atenção em você.” (Martha Gabriel)
O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google que permite que se destaque na ferramenta de busca mediante pagamento. Seu grande diferencial é que possibilita o investimento numa audiência qualificada.
Utilizando de cookies e palavras-chave, o Google Ads lhe permite alcançar um público mais segmentado, formado por pessoas realmente interessadas no seu produto. Dessa forma, aumenta as suas chances de vender.
Como funciona o Google Ads?
A plataforma de anúncios funciona no formato de leilão, onde todos os anunciantes pagam o Google por cliques. Porém, não é levado em conta apenas quem paga mais, pois há também o Ad Rank.
O Ad Rank é uma fórmula do Google para definir qual lance vai vencer o leilão. Ele é composto por Índice de qualidade (IQ) x Lance (CPC máximo). Dessa forma, mesmo que haja um lance maior que o seu, você pode ganhar o leilão pela qualidade do anúncio.
Quais são os tipos de campanhas no Google Ads?
Atualmente, há 7 tipos de campanhas no Google Ads, cada uma com uma recomendação diferente de uso. Veja agora todos eles antes de conhecer os pilares do Google Ads!
Campanha de pesquisa
A campanha de pesquisa é a mais comum, aparecendo com destaque na página de resultados do Google. Deve ser utilizada para trazer mais tráfego e leads para um site.
Campanha de display
A campanha de display consiste na exibição de anúncios em sites e aplicativos, apelando mais para os elementos gráficos. É comumente usada para várias estruturas de campanha no Google Ads, como:
- Reconhecimento do público
- Consideração de compra
- Geração de leads e vendas
- Remarketing
Campanha de vídeo
A campanha de vídeo permite a exibição de anúncios no YouTube e em outras plataformas de vídeo. É geralmente adotada para a ampliação do reconhecimento de marca.
Campanha do Shopping
A campanha do Shopping consiste na exibição de anúncios pelo Google Shopping, sendo utilizada por varejistas que desejam vender mais os produtos.
Campanha para aplicativos
A campanha para aplicativos aumenta o alcance do seu aplicativo, permitindo que encontre novos usuários pelas ferramentas do Google.
Campanha local
A campanha local permite que crie anúncios segmentados para a região onde a sua loja física atua. Ela é exibida na ferramenta de busca, no Google Maps, no YouTube e na campanha de display.
Campanha inteligente
E para encerrar os tipos de campanhas no Google Ads, há a campanha inteligente. O Google utiliza do Machine Learning e da Inteligência Artificial para encontrar a melhor segmentação para o seu anúncio.
Quais são os 4 pilares do Google Ads?
Agora que conhece a estrutura de campanha do Google Ads, precisamos solucionar uma questão: por que você não está tendo sucesso na sua estratégia de marketing para a plataforma de anúncios?
A resposta é simples: não basta apenas pagar pelo espaço, é necessário montar uma nova campanha no Google Ads que apresente maior qualidade. Para ter essa qualidade, é necessário seguir os 4 pilares!
1º pilar: Landing Page
A landing page (ou página de destino, abrasileirando) é a representação digital do seu negócio físico. Ela não pode se apresentar de forma mal organizada, lenta e feia, pois isso acaba diminuindo a sua relevância no Google Ads.
E como ter uma landing page de alta conversão?
- Escolha uma boa hospedagem e use apenas imagens leves para ter um site mais rápido em carregamento
- Adicione palavras-chave referentes ao seu produto ao longo dos textos do site
- Não adicione nenhum texto ou imagem irrelevante
2º pilar: Oferta
A oferta é o principal elemento da estratégia de marketing, pois é o que diferencia a sua loja dos concorrentes. Essa oferta precisa ser irresistível, podendo ser um desconto, um brinde, um cupom, uma condição especial, qualquer coisa relevante.
E claro que isso deve ser destacado na nova campanha do Google Ads!
3º pilar: Segmentação de público
A segmentação de público é essencial para direcionar a sua campanha. Sem ela, a sua campanha atinge qualquer um, o que pode parecer bom, mas, na verdade, é ineficiente. Afinal, você paga para o seu anúncio atingir pessoas que não estão interessadas.
E como segmentar?
- Escolha bem as suas palavras-chave
- Utilize públicos-alvo de observação nas campanhas
- Exclua os públicos que apresentam baixo desempenho
- Aumente o lance para públicos com melhor desempenho
- Segmente os diferentes grupos que o seu produto alcança
4º pilar: Anúncio
Por fim, surge o anúncio, que deve unir o melhor do texto descritivo e do persuasivo. Ele não deve apenas informar o lead sobre o que é o produto/serviço, também deve persuadi-lo a entrar em contato com a sua loja. Ou melhor, a comprar algo.
E como fazer um bom anúncio?
- Insira palavras-chave nos títulos e descrições
- Ponha CTAs (Call to Action) no final das descrições e nos segundos títulos
- Utilize mais e melhores gatilhos mentais nos títulos e descrições
O que falta para a campanha no Google Ads?
O Google Ads é uma excelente ferramenta de marketing digital, mas apenas se bem utilizado. Caso não consiga idealizar por conta própria uma campanha de sucesso, você pode contar com profissionais conhecedores dos pilares.
Na Agência Gentileza, você vai encontrar diferentes soluções no marketing digital para e-commerce. Consulte um especialista e veja o que podemos fazer pela sua campanha no Google Ads!