Alguma vez você já se viu em meio a um problema que não conseguia solucionar de jeito nenhum, devido a falta de criatividade ou até mesmo de tempo? Certamente você ainda não conhecia o brainstorming.
Aquelas reuniões que, tantas vezes, você achou chatas e irrelevantes, apenas um monte de gente falando ao mesmo tempo, broncas e pressão.Se forem bem estruturadas, essas mesmas reuniões podem ser o palco para o brainstorming.
Se você nunca ouviu falar nessa técnica, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que é brainstorming?
O brainstorming pode ser traduzido por “tempestade de ideias”. Essa tática consiste em dar oportunidade para as pessoas exporem ideias sobre determinado assunto, utilizando raciocínio, criatividade e experiência.
Se feita da forma correta, pode realmente alcançar ótimos resultados, além de motivar a sua equipe.
Supondo que uma empresa esteja com problema em cativar os clientes, ou seja, esteja perdendo clientes, para falar da situação com toda a equipe, o gestor marcou uma reunião para o final da tarde, como a última atividade do dia.
Você, por sua vez, ficou o dia todo pensando em algumas ideias que possam resolver esse inconveniente que a companhia está passando, e teve algumas ideias, como por exemplo, dar brindes detag personalizada para laços, decorada com o logotipo da empresa.
Chegando na reunião, o líder começou a abordar o tema e deu espaço para cada um falar o que quisesse. Então, você deu a ideia e seu colega também pensou em outra na mesma linha. Um terceiro colega, conseguiu implementar ainda mais a ideia inicial.
No fim, o gerente resolveu levar as ideias para as áreas responsáveis, para serem melhor analisadas.
Ponto para vocês. Essa construção coletiva foi um brainstorming na prática, ou uma sessão de brainstorming.
A importância do brainstorming para uma empresa
O brainstorming pode ser considerado fundamental para um negócio pelo fato dele:
- Solucionar problemas de alta especificidade;
- Desenvolver projetos complexos;
- Misturar e absorver informações do mercado;
- Melhorar a comunicação interna;
- Estimular a criatividade da equipe;
- Proporcionar soluções inovadoras.
Além disso, ele pode ser feito individual ou coletivamente. De forma solo, você pode fazer dentro de uma cabine de estudo individual, por exemplo.
O que importa é ter em mãos uma folha, um bloco de notas ou caderno que possibilite a anotação de todas as ideias.
Normalmente, pode ser feito para solucionar questões mais rotineiras, como encontrar um tema para o artigo dessa semana que vai para o seu blog, por exemplo.
Já de forma grupal, o brainstorming é usado para procurar soluções de problemas mais complexos, já que é em grupo, mais ideias, mais pensamentos e criatividade estão sendo disseminados.
Sem contar que a exposição de inúmeras ideias também pode acarretar em um resultado inovador e único.
Só não vá se empolgar e esquecer de anotar essas ideias. Quando for sugerir uma brainstorming à sua equipe, pegue um talão personalizado para levar com você a fim de não perder nenhuma ideia sequer.
Ou seja, essa técnica vai beneficiar seu negócio de todas as formas, até mesmo se você não quiser envolver outras pessoas.
Como colocar um brainstorming em prática?
Sabendo o que é a técnica de tempestade de ideias e qual a sua importância em sua empresa, está na hora de saber como aplicá-la, de fato.
Confira os 5 principais passos para um brainstorming eficaz:
1. Gere uma meta com foco no problema
Basicamente, você não pode encontrar uma solução se você não sabe qual é o problema, certo?
Pensando em um exemplo, suponha que o problema esteja em como divulgar digitalmente seu negócio de fornecedores de refeições para empresas.
Então, agora essa será sua meta: saber focar em seu diferencial como divulgar, de forma digital, a sua marca de produção de refeições, de modo a ganhar destaque na concorrência.
2. Leve tudo em consideração
Você deve estar se perguntando: devo levar tudo em consideração, até mesmo as ideias mais fantasiosas? Como resposta, recebe: sim!
O segundo passo a ser feito é começar a colocar na mesa todas as ideias que foram expostas como solução do problema.
Nesta fase, tudo deve ser levado em consideração, porque um pequeno ajuste tem a capacidade de tornar uma ideia, tida até então como utópica, em algo totalmente possível.
As ideias são como umtroféu de acrílico para personalizar: podem se adequar às mais diversas questões.
3. Dê valor às ideias atípicas
O terceiro passo refere-se à avaliação de cada ideia, tendo sempre em mente seu objetivo estipulado.
A partir disso, olhe também para as ideias que, aparentemente, são mais difíceis de se colocar em prática, como por exemplo, chamar uma pessoa mais famosa e renomada para divulgar seu produto.
Será que mesmo que não é possível executá-la? Mas, e se ela for adaptada?
É mais ou menos como se as ideias diferentes abrissem espaço para uma nova demanda de sessão de brainstorming. Às vezes, pode valer a pena.
4. Junte as ideias
Esse passo é, na verdade, uma possibilidade. Já pensou se algumas ideias, ou até mesmo todas, dependendo dos seus detalhes, fossem combinadas para chegar a uma solução mais eficaz?
Talvez, para solucionar seu problema de divulgação digital, você possa chamar uma pessoa renomada na área para realizar essa divulgação e ainda oferecer descontos consideráveis para as 5 primeiras empresas que te contatarem através da divulgação desse famoso.
É algo que traz vantagens tanto a você como ao divulgador também.
5. Crie um plano de ação com base nas conclusões
Aqui, chegou a hora de pensar em uma forma de colocar em prática as ideias escolhidas.
Para isso, estabeleça um tipo de plano de ação, com base na seguinte pergunta: como essa ideia vai ajudar a minha empresa a atingir o objetivo estabelecido no primeiro passo?
Por exemplo, talvez você seja uma administradora de condomínios, e um deles está passando por problemas de imagem.
Uma das ideias extraídas do brainstorming foi começar pela melhora na aparência de fora deste prédio, para que, enquanto isso seja resolvido, se possa pensar melhor nos problemas internos.
Uma restauração de fachada predialseria a primeira coisa a se pensar, neste caso. Portanto, o ideal pode ser começar a fazer orçamentos.
Tipos de brainstorming
Agora, você deve estar se perguntando: “essa técnica se baseia em apenas sentar, pensar sobre algo e contar o que pensou?”
Não é bem assim. Existem vários jeitos de expor as ideias. Confira alguns métodos dentro da técnica do brainstorming:
Técnica do post-it
Ela oferece uma representação visual das ideias sugeridas. Para a tática funcionar melhor, tente usar cores diferentes para cada post-it e os cole em um quadro, de modo a ficarem bem visíveis.
Se você é uma pessoa mais tímida, esse método é perfeito para você. Ao invés de falar em voz alta, você pode escrever sua ideia.
Técnica do mapa mental
Nesse tipo, você vai trabalhar com uma linha mental. É como se fosse um tipo de esquema.
O objetivo é que os participantes (ou o participante) da sessão liguem os problemas em etapas e, assim, possam visualizar mentalmente, de forma rápida, uma solução para eles.
Técnica da tempestade de ideias oposta
Essa tática é muito interessante. Dessa vez, os integrantes da sessão não se preocuparão em encontrar uma solução para o problema indicada, mas sim, formas para não atingir este objetivo.
Essa forma é utilizada quando não se consegue encontrar uma solução pelos meios tradicionais ou se o tema já está desgastante.
Por exemplo, seu hospital está mal sinalizado e você quer encontrar os melhores meios de melhorar isso. Neste caso, utilizando a técnica oposta, você precisa pensar em como piorar a sinalização da instituição de saúde.
Não fazer orçamentos de uma emurna acrilica grandecom certeza é uma delas.
Técnica da tempestade de ideias tocável
Nessa técnica, como o nome pode sugerir, se estará lidando com um problema palpável. O objetivo é que a solução venha mais rápido.
Por exemplo, se você produziu uma nova coleção de sapatos para sua loja de calçados e agora quer estratégias para esgotá-los o mais rápido possível, leve esses modelos à reunião do brainstorming.
O toque e até mesmo o uso podem despertar nossas ideias.
Considerações finais
Neste artigo apresentamos as definições de brainstorming, sua importância e benefícios, assim como algumas dicas para aplicá-lo.
Com ele, foi possível entender como uma simples tática pode gerar grandes resultados. Ou seja, o brainstorming mostra como a mente humana é uma dádiva e fonte inesgotável de criatividade, basta instigar isso.
Ficou claro também como essa tática pode ser útil tanto em problemas mais difíceis, quanto em problemas mais comuns.
Como inconvenientes com uma marca de desktop, tendo como solução a simples troca para uma assistência técnica desktop. Com o adendo de que, esse problema, mesmo sendo “tranquilo”, poder estar desgastando a empresa.
Partindo disso, vem a necessidade de uma reunião de tempestade de ideias.
Agora, certamente você deve estar imaginando quais ideias brilhantes não pode extrair de sua equipe, não é verdade? Ora, então não perca mais tempo e sugira um brainstorming!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.