O Balanced Scorecard é um elemento muito importante para pessoas que desejam ter uma empresa mais forte e bem estabelecida no futuro.
Principalmente, com relação a ações de curto prazo que costumam ser necessárias para o desenvolvimento do trabalho.
As atividades diárias de uma empresa sempre chegam, portanto, produzir rede de proteção para janelas é um trabalho constante.
Mesmo que você faça um planejamento detalhado de todas as ações que irá realizar ao longo da semana, é importante ter em mente que a quantidade de ações costuma ser maçante.
Dentre suas atividades corriqueiras, você precisa:
- Responder e-mails;
- Fazer reuniões;
- Revisar projetos;
- Averiguar a produção.
Tudo isso com a mente e o foco no crescimento da empresa, por meio de ações que estarão alinhadas com os objetivos da empresa e de como você deseja alcançar estes resultados, da mesma forma que a evolução em uma aula de violão.
Por conta dessa correria do dia a dia, muitas vezes a empresa acaba presa no presente.
Isso é muito negativo, uma vez que você quando cria uma empresa tem uma visão para ela, e essa visão fica altamente prejudicada pelo excesso de trabalho do dia a dia.
É muito difícil pensar na empresa de medalhas de acrílico em 10 anos quando o hoje custa muito e é muito trabalhoso.
Para conseguir contrabalançar esse tipo de atividade surgiu o BSC, ou Balanced Scorecard, que tem como principal objetivo conectar os resultados de longo prazo da empresa com os que precisam ser realizados no presente.
O Balanced Scorecard é um método muito eficaz para gerenciar suas estratégias empresariais.
Ele permite que os gestores e as equipes consigam trabalhar pensando em conceitos de longo prazo, buscando resultados que ofereçam um crescimento sólido para sua companhia.
O foco do BSC é trabalhar para que a visão que você teve quando abriu a empresa seja concretizada.
Gerenciar seus objetivos a longo prazo é um passo fundamental para conseguir uma boa estrutura para sua empresa.
A ideia dessa metodologia é garantir por meio da análise e monitoramento de indicadores que a empresa não ficou presa no trabalho rotineiro, e que os planos de evolução da empresa estão saindo do papel e começando a tomar forma, seguindo com a ideia de visão.
O primeiro passo para conseguir bons resultados com o BSC é definir onde você quer chegar com sua empresa.
Identificar o caminho e o direcionamento que você está buscando permitirá que você crie uma ordem de ação de comunicação visual para carros.
Este método gera um efeito de etapas, que aos poucos vai alcançando os objetivos definidos em sua estratégia e se mostrando um formato a ser acompanhado pela empresa, sem que você precise parar suas atividades de produção do dia a dia.
O primeiro passo para usar Balanced Scorecard é definir os objetivos de sua empresa por cada perspectiva de seu negócio, e depois identificar quais serão as métricas de medida para avaliar o resultado destes objetivos.
Por fim, é o momento de criar projetos e ações que atuem efetivamente para melhorar estas métricas, alcançando assim os objetivos que você escolheu para sua empresa de instalação de internet.
As perspectivas do BSC
O conceito de Balanced Scorecard lida com quatro perspectivas diferentes para sua empresa, cada uma com elementos importantes para a avaliação completa de suas ações.
Entender cada uma dessas perspectivas é muito importante para você conseguir aplicar essa metodologia em sua empresa e conseguir avançar rumo a visão que você está buscando para conseguir sucesso profissional.
Financeiro
Este é um dos pontos mais importantes da análise, e uma das áreas de maior interesse para a diretoria da empresa, que é a parte que diz respeito direto ao orçamento da empresa.
Na perspectiva financeira, o foco é o lucro e o retorno financeiro que a empresa propõe quando de sua abertura, sendo um elemento de vital importância para conseguir continuar produzindo com qualidade.
Nesta perspectiva, são definidos os objetivos que você terá para suas finanças no tempo que determinar, normalmente entre 3 e 10 anos para conseguir atingi-los em sua empresa de instrutor para habilitados.
Isso não significa somente gerar lucro, mas também obter estabilidade no fluxo de caixa, aumentar suas fontes e outros elementos que podem ter um impacto direto no quanto sua empresa possui em recursos financeiros.
Clientes
O cliente é o objetivo de captação principal de uma empresa. É por conta dele que todas as ações e esforços são planejados e que você passa boa parte do tempo produzindo.
Por isso, esta é uma importante perspectiva para o BSC.
O ideal nesta perspectiva é ter em mente que você não só precisa se encaixar em um mercado, mas também aumentar sua base de clientes consideravelmente.
O ideal é utilizar a mesma média de tempo que nas outras perspectivas.
Diferente de outras ações de análise do Balanced Scorecard, neste caso o olhar deve ser externo, uma vez que os clientes terão a decisão final sobre o impacto que suas ações terão sobre eles.
Por mais trabalho que você faça para conquistá-lo, a decisão final ainda fica por conta do consumidor para adquirir uma locação de andaime.
Por isso, é importante que você tenha em mente que sua perspectiva de clientes deve olhar para fora da empresa, e não para dentro.
Processos internos
A perspectiva de processos internos funciona de maneira oposta a de clientes. Aqui, o foco é o olhar interno e identificar os processos que são realizados na produção da empresa.
Muitas vezes, estes processos podem ser otimizados, e o objetivo principal é encontrar a alta performance com sua empresa, procurando criar formas de trabalhar próximas à excelência. Aqui, também é possível criar novas práticas e objetivos.
Vale lembrar que a perspectiva de processos internos não é exclusiva para otimizar processos já existentes, mas também para identificar se é necessário criar novos processos para conseguir atingir seus objetivos com mais qualidade.
A perspectiva de processos internos regula a criação e desenvolvimento de novos produtos ou serviços, trabalhar o pós-venda e a redução de processos de trabalho para otimizar o tempo e atingir resultados muito mais satisfatórios com esse tipo de ação.
Dessa maneira, você consegue um recurso mais introspectivo, que avalia todo o resultado oferecido pela empresa e identifica como pode melhorar ainda mais as ações de marketing e estruturas de negócio, conquistando uma possibilidade de crescimento muito maior.
Crescimento e aprendizado
O BSC é uma metodologia que se foca no conhecimento da empresa. É importante que você saiba cada uma das etapas do processo de trabalho, e entenda quais são seus objetivos para conseguir alinhar com qualidade as ações da empresa.
Além disso, o aprendizado é um constante elemento desse tipo de ação. Saber trabalhar com qualidade em suas estratégias empresariais é um passo fundamental para que você consiga alcançar seus objetivos a longo prazo.
Por isso, é importante que você consiga estimular e capacitar sua equipe para que ela esteja alinhada com suas idéias e propostas, garantindo um crescimento constante e satisfatório para a empresa e possibilitando muito mais qualidade na produção.
O clima organizacional, por exemplo, é uma ferramenta fundamental nessa perspectiva.
Isso porque você acaba conquistando muito mais produtividade com uma equipe que se sente bem, valorizada e satisfeita em trabalhar com você em sua empresa de conserto de TV Philips.
Benefícios do Balanced Scorecard
Existem algumas vantagens essenciais no desenvolvimento desse tipo de metodologia para sua empresa, sobretudo por conta de suas ações de mercado. O primeiro ponto é a simplificação de sua visão de futuro.
Não há espaço para demagogias e para problemas de comunicação com o BSC, uma vez que você consegue estruturar bem a visão da empresa para conseguir atingir os objetivos esperados.
Dessa maneira, você consegue muito mais qualidade na execução de sua visão.
Além disso, por ter uma boa estrutura de pensamento e de perspectivas empresariais, o aperfeiçoamento de sua empresa mantém uma consistência, permitindo que você esteja constantemente atualizando-se e tornando-se relevante no mercado.
Por fim, com a quantidade de indicadores financeiros e de negócios que você pode utilizar para conseguir identificar suas ações profissionais, é importante ter em mente que os pontos de análise serão sempre completos.
Por esse motivo, terão poucas chances de falha ao longo da estrutura de trabalho.
Considerações finais
O Balanced Scorecard é um método muito eficiente de manter o foco no crescimento da empresa.
Dessa forma, você não corre o risco de se perder e acabar ficando estagnado, o que pode ser muito prejudicial para a empresa e a longo prazo até mesmo ser o motivo de seu fechamento. Por isso, é importante pensar em formas de se estabelecer bem no mercado.
Com o BSC, você está sempre avaliando e analisando formas de crescimento, o que ajuda muito a concluir suas ações de trabalho e como você pode se estruturar para conseguir os resultados que deseja.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.