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4 melhores redes sociais para engajamento e marketing em 2021

2 de agosto de 20212 de agosto de 2021Gentileza
4 melhores redes sociais para engajamento e marketing em 2021

Hoje em dia, as pessoas tem se conectado e aumentado seu engajamento nas redes sociais. Milhões de usuários no mundo todo possuem contas em ao menos uma rede social e utilizam para diversas finalidades.

São inúmeras as possibilidades que as redes sociais proporcionam para os seus usuários, como:

  • Compartilhar momentos em família;
  • Acompanhar um conteúdo considerado interessante.
  • Se informar sobre notícias e novidades do mundo todo;
  • Interagir com amigos;
  • Comprar;
  • Debater sobre temas polêmicos com outros usuários e etc.

Com isso, as empresas puderam enxergar uma grande oportunidade de alcançar novos clientes, vender seus produtos e consolidar marcas, através do engajamento obtido nessas redes. Porém, é preciso lembrar que cada uma delas possui suas peculiaridades, como diferenças no seu formato e design, público-alvo, tipo de interação e linguagem.

Essas especificidades são muito relevantes para que uma determinada empresa decida em quais redes sociais sua marca poderá estar presente, considerando o tipo de consumidor que deseja alcançar e as estratégias para concretizar essa ação.

Nesse aspecto, podemos destacar a função do marketing como uma ferramenta fundamental na comunicação da sua marca com os seus clientes. Além disso, pode ser um grande diferencial para que a sua empresa obtenha o sucesso esperado. Afinal, quanto mais seguidores e mais engajamento sua marca tiver, mais produtos e mais lucro sua empresa terá, não é mesmo?

A importância do marketing nas redes sociais

O objetivo do marketing nas redes sociais, conhecido especificamente como Social Media Marketing, é alcançar o sucesso e visibilidade. Trata-se de colocar a sua marca na boca do povo, fazendo parte da vida diária do consumidor, como sinônimo de qualidade.

Com o advento das redes sociais, as empresas puderam ter uma proximidade com seus clientes há muito tempo desejada e é através do marketing que essa relação pode ser concretizada e os clientes atraídos.

Principalmente em 2021, vemos a tendência dos consumidores de pesquisar as marcas ou produtos antes de fazer uma compra. Se sua marca for conhecida, bem avaliada e com boas recomendações, mais clientes irão dar preferência ao seu produto e isso irá ter um peso grande no momento de escolher. Nesse aspecto, o marketing assume um papel importante, já que os clientes poderão ter acesso às informações e avaliações sobre a sua marca nesses ambientes virtuais.

Engajamento nas redes sociais

As diversas redes sociais existentes têm uma vantagem única que outros meios de comunicação em massa não possuem: o grande potencial para obter engajamento. Quando um consumidor assiste um comercial de TV, não tem a capacidade de interagir com a marca apresentada, não pode opinar e nem perguntar nada, justamente por ser apenas uma propaganda transmitida de forma passiva. Porém, quando esse mesmo consumidor tem acesso a uma marca nas redes sociais, pode interagir e participar ativamente, ou seja, pode tirar dúvidas, conversar com clientes que já fizeram uso do produto e avaliar.

Portanto, o engajamento é o fruto mais precioso e esperado do marketing bem realizado da sua empresa e pode ter um papel importante no crescimento do seu negócio em 2021.

 

Melhores redes sociais para obter engajamento do público

Com tudo o que foi dito anteriormente, preparei uma lista com algumas das redes sociais mais importantes da atualidade e que você não pode deixar de considerar ao escolher o ambiente onde fará o marketing digital da sua empresa. Vamos conferir?

1. Facebook

O Facebook é a mais importante e popular rede social da atualidade. Devido ao seu formato, é um ambiente perfeito para que você possa usufruir de todas possibilidades de vendas e marketing.

Essa rede social tem sido mais utilizada em 2021 por um público adulto e possibilita a publicação de anúncios pagos, troca de mensagens, transmissão de lives, criação de eventos, segmentação dos usuários em grupos onde podem interagir e perfis profissionais ou de empresas, onde os clientes podem deixar avaliações.

2. Instagram

Outra rede social muito útil para investir no marketing e aumentar o engajamento na atualidade é o Instagram. É também considerada uma das redes sociais mais usadas em 2021 e atrai um público mais jovem. Permite a produção e publicação de um conteúdo mais visual e chamativo como vídeos, fotos, lives, stories; e por isso, tem um enorme potencial para as vendas.

Em meio a todas essas vantagens e possibilidades do Instagram, não posso deixar de mencionar que atualmente existem diversos softwares de gerenciamento de redes sociais que poderão ser muito úteis para sua empresa, independente do porte. À medida que sua empresa cresce, você precisará se preocupar em como realizará a gestão de redes sociais de forma automatizada. Um exemplo desse tipo de software é o amoCRM.

3. WhatsApp Business

O Whatsapp Business é um aplicativo de mensagens que também pode ser muito útil nas estratégias de marketing da sua empresa. Com ele, você pode lançar mão de ações que tornem o atendimento ao cliente mais personalizado, como por exemplo, chamar o cliente sempre pelo nome, auxiliar em qualquer dúvida, enviar links de pagamento para facilitar uma compra, fornecer códigos promocionais e resgatar clientes que se interessaram pelo produto, mas não finalizaram a compra.

Como é um aplicativo muito utilizado e está presente na maioria dos smartphones da atualidade, o cliente pode ter acesso à sua marca com um simples clique, em qualquer hora do dia e em qualquer lugar que desejar.

4. Twitter

Apesar de não ser uma das redes sociais mais cheias de usuários, o Twitter possui um público muito ativo e fidelizado.

Essa rede social permite que os seus usuários tenham notícias em primeira mão, inclusive de novidades polêmicas, e podem comentar sobre os assuntos mais mencionados pelas pessoas em tempo real.

Sendo assim, a vantagem que a sua empresa pode ter ao usar essa rede social para realizar o marketing é aproveitar as tendências atuais e se inserir nesse meio, postando novidades dos seus produtos, comentando sobre temas polêmicos e interagindo com os usuários com humor, por exemplo. Isso fará com que aumente o engajamento com a sua marca.

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Feito com Gentileza!

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About author

Gentileza (Gentileza)

Administrador de formação, atuo no mercado de comunicação há quase 16 anos com foco no desenvolvimento de soluções digitais e comunicação digital e mídia performance voltado para vendas e Branding no Google Ads e Facebook Ads, Também como Designer Gráfico e criação de vídeos usando Motion Graphics.

Com conhecimento de diversos setores de uma agência, assim como habilidade em gestão de conteúdo digital, planejamento e mídia online com clientes de vários portes, níveis e estilos.

https://agenciagentileza.com.br/

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