É fácil perceber as diferenças entre os tipos de empreendimento existentes no mercado e, também, que são as distinções de público-alvo que fazem o grau de sucesso variar. O modelo B2C se destaca por isso.
Há um abismo entre vender suprimentos para empresas específicas e comercializar para todos aqueles que desejarem os produtos.
Entretanto, a grande verdade é que, havendo mais pessoas individuais do que instituições, o comércio com o povo muitas vezes sai na frente.
Isso não significa dizer que o aluguel de caçamba basculante perca em rentabilidade para uma barraquinha de hot dogs nem que ter um supermercado seja mais vantajoso do que fornecer para eles. Para determinar isso, cada pessoa precisa se ater à sua circunstância.
Mas, a questão central é que vender para o consumidor final constitui ampliar o funil de possibilidades de vendas, isto é, apontar para o alvo que contém mais gente disposta a comprar. O modelo B2C aposta na boca do funil.
Desde uma sacola plástica branca personalizada vendida nos supermercados até uma loja de cosméticos, são muitos os produtos que podem ser fornecidos a esse tipo de público. Consequentemente, também são muitos os benefícios do investimento.
Dessa forma, para que se torne mais acessível o conceito de B2C, dos seus diferentes modelos de negócio e da sua diferença para o B2B, este artigo abordará o assunto, tendo em vista auxiliar o estudo deste mercado.
Por fim, serão abordados também os principais benefícios desta modalidade comercial, bem como algumas dicas para conquistar mais clientes.
Vendendo embalagem tipo sachê, ou mesmo itens alimentícios, será possível comprovar as vantagens desse segmento.
O que é B2C?
A sigla B2C, que indica o termo Business-To-Consumer, ou Negócio para Consumidor, como se traduz em português, é a expressão utilizada para o modelo de negócio em que uma companhia fornece o seu produto ou serviço para o comprador final do ciclo comercial.
Isto quer dizer que o público-alvo desse estilo de comércio são sempre pessoas físicas.
A sigla deste conceito visa indicar algo que ocorre em uma relação estabelecida da empresa para o consumidor, como é possível visualizar em tradução livre.
Um comércio de rua, uma loja de sapatos, uma empresa que vende eletrodomésticos ou até mesmo às clínicas médicas, todas elas atuam em segmentos de B2C, uma vez que oferecem os seus produtos e serviços de forma direta ao cliente final que irá adquiri-lo.
Esse modelo de atuação consiste necessariamente em empresas cujo público-alvo é o consumidor final atuando constantemente, movimentando a economia e fazendo com que os outros mercados funcionem por meio dela. Dessa forma, elas se tornam o fim de tudo.
Quando um cliente avista o letreiro luminoso bar de longe e resolve parar para comprar uma bebida, ele termina, estando consciente disso ou não, movimentando, por meio de um comércio B2B, todo um universo de outros segmentos.
Lojas de sapatos, roupas, móveis, supermercados, salões de beleza, agências de viagem e qualquer outro negócio que possua o objetivo vender para clientes e não para empresas podem ser incluídas neste conceito.
Modelos de negócio
Como já foi comentado no início deste artigo, B2C é um modelo de negócios totalmente voltado ao consumidor final.
Portanto, como será devidamente explicado no próximo tópico, ele é alternativo ao estilo B2B.
Da mesma forma que um envidraçamento articulado pode ser feito tanto para empresas quanto para residências particulares, os demais modelos do conceito voltados às pessoas físicas, apesar de não se recusarem a atender empresas, tem seu foco no povo.
A verdade é que os setores são variados, mas a disponibilidade de atender o vasto público precisa ser a marca do negócio, uma vez que é exatamente ali que se encontra o seu tesouro.
Para que seja mais simples de compreender o funcionamento desse modelo, é bom e útil citar alguns segmentos de negócios B2C, tais como:
- Departamentos de varejo;
- Agências de eventos;
- Consultórios clínicos;
- Instituições do ramo da educação.
Por meio desses exemplos, é possível constatar que os serviços proporcionados pelo estilo B2C não são, como já foi bem frizado, para empresas, no entanto existem algumas companhias que fazem uso de ambos os modelos em seus negócios.
Por exemplo, é possível vender nichos para apartamentos pequenos para empresas revendedoras e para clientes finais ao mesmo tempo, da mesma forma como existem atacados que vendem para pequenos empreendedores e para as famílias.
É importante estar atento para qual dos estilos se está utilizando, uma vez que as táticas usadas por esses modelos de negócios para a aquisição e fidelização de clientes não podem ser as mesmas.
Enquanto as pequenas, médias e grandes empresas consumidoras do outro modelo comercial, que é o B2B, prezam pelos benefícios e resultados, o público do B2C possui um grande apelo emocional e psicológico durante a compra.
B2C Vs B2B
Finalmente, é chegado o momento de dizer o principal fator que difere o modelo B2B do B2C é o cliente final de cada um.
Modelos
Enquanto o modelo B2B consiste em uma empresa oferecendo produtos ou serviços a uma outra instituição compradora, no B2C os clientes finais são as pessoas físicas.
Algumas pequenas nuances, que já foram enfatizadas ao longo do texto, também constituem diferenças cruciais entre uma modalidade e a outra.
Portanto, apesar de um aluguel de escada grande poder ser feito tanto por empresas quanto por pessoas, a regra prevalece.
Enquanto B2C dialoga com o Consumer, ou consumidor, o B2B fala aos ouvidos das demais Business, constituindo assim empresas que vendem para empresas.
Mas, o fato de um comércio vender para pessoas e para outros empreendimentos ao mesmo tempo não a impede de receber o título de B2C.
Isso porque o que está prevalecendo neste caso é a abertura aos pequenos consumidores.
É importante conhecer com exatidão a distinção entre essas duas formas de comércio para se decidir com precisão qual deles usar no negócio.
Características
Outro critério importante é a condução da decisão de compra. Esse processo é muito importante, uma vez que ele será o responsável por dar orientação aos tipos de vendas com que a empresa vai trabalhar.
Em geral, o grupo B2C busca promoções, investigando a qualidade dos produtos, e captando informações sobre o fator lúdico proporcionado pelo item ou serviço e por sua entrega.
Lembrando que existem serviços como enfermeira para idoso que não necessitam tanto de ofertas voltadas aos atrativos lúdicos.
Entretanto, muitos outros serviços precisam, e além disso, os gatilhos voltados às necessidades humanas estão presentes na área da saúde.
É um público que geralmente toma as decisões com base na emoção que é fornecida, de forma artificial ou espontânea, pela empresa. Nomes, desejos, custos, status ou estilos, estão incluídos no pacote da persuasão.
Por outro lado, o grupo B2B é mais direto na procura, buscando priorizar a eficiência e a experiência. Trata-se de um grupo muito movido pelo lado da racionalidade no momento de efetuar suas compras.
Principais benefícios do B2C
Apesar das diferenças, ambos os modelos comerciais, aqueles que vendem para pessoas físicas e os que vendem para empresas, possuem as suas qualidades individuais e próprias. Além disso, eles são complementares.
Porém, trabalhar precisamente com marketing B2C tem as suas vantagens. Entre os principais benefícios desse modelo, é possível citar:
- Otimização da experiência do cliente;
- Obtenção instantânea de feedbacks;
- Melhora nas posições de pesquisa;
- Crescimento da taxa de conversão;
- Aumento nas visitas ao site.
Por meio de uma experiência imersiva profunda e da possibilidade de deixar a própria opinião, os clientes acabam por dar vantagens que proporcionam às empresas a oportunidade de sair na frente da concorrência.
Por meio de um melhor ranqueamento nas pesquisas, é possível ver, de forma paralela, as taxas de conversão subirem na empresa.
Portanto, por meio do aumento do tráfego para o site, é possível alcançar sucesso em pouco tempo de aplicação da estratégia.
Como conquistar mais clientes?
Por fim, para terminar da melhor forma, separamos quatro dicas essenciais para aquelas pessoas que acabaram de conhecer esse mundo do marketing e desejam saber qual é a melhor forma de fazer isso de forma eficaz para o segmento B2C.
É sempre bom se ater às regras gerais. Porém, de maneira particular, existem orientações específicas para fazer sucesso com um negócio voltado ao público que está no topo do funil.
Para que seja possível aproveitar da melhor forma a comunicação da estratégia comercial do modelo B2B, é bem oportuno:
- Apostar nas ferramentas tecnológicas;
- Desenvolver estratégias de marketing;
- Conhecer mais a fundo o cliente;
- Investir em suporte personalizado.
Por meio das táticas de marketing relevantes, do bom uso das tecnologias e da personalização do atendimento, torna-se mais simples investir neste mercado.
Considerações finais
Portanto, foi possível estudar neste texto os principais pontos já mapeados do modelo B2B de comércio.
Sendo assim, por meio da publicidade voltada de forma específica para este segmento, se torna possível acertar na comunicação.
Compreendendo o seu conceito e as diferenças de negócios existentes no mercado, o empreendedor principiante consegue carregar uma boa base para iniciar nesta jornada.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.