Introdução
O SEO para vendas é o que talvez esteja faltando no seu negócio para melhorar a performance dele nos motores de busca, especialmente o Google.
Em um mercado cada vez mais competitivo, é imprescindível que qualquer negócio assuma quão relevante é ter uma presença online bem fundamentada para ampliar o reconhecimento da marca e, consequentemente, a receita dela.
Vale ressaltar que, para os maiores e-commerces do Brasil, o tráfego orgânico corresponde a 24,7% dos acessos, o que demonstra que quase 1/4 dos clientes acessam os sites das empresas que compram de forma espontânea.
Se, portanto, você possui um site, um blog ou uma loja online, trabalhar SEO é essencial para que seus conteúdos e suas páginas tenham mais visibilidade e seu negócio adquira mais autoridade no mercado no qual atua.
Entenda aqui a importância do SEO para todo tipo de negócio, além de outros fatores relevantes sobre tal estratégia. Continue a leitura e aprenda tudo que precisa sobre o assunto!
O que é SEO para vendas?
SEO é a sigla para o termo Search Engine Optimization, o qual, traduzido de forma literal, significa “motor de otimização de busca”.
Refere-se a um conjunto de técnicas que otimizam páginas da web para que conquistem melhores posicionamentos nos resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa.
Dessa forma, o SEO para vendas é uma estratégia de marketing digital que tem como propósito colocar páginas virtuais de vendas nos primeiros lugares das plataformas de buscas, a exemplo de Google e Bing.
Como o SEO para vendas funciona na prática?
Só se entende bem como funciona o SEO para vendas compreendendo igualmente bem como os mecanismos de pesquisa operam.
Estes, também conhecidos como buscadores ou motores de busca, são sistemas que rastreiam, indexam e ranqueiam os conteúdos presentes na web.
São eles que determinam a ordem que as páginas surgem para os usuários quando eles pesquisam algo, daí a importância de compreender seu funcionamento. Diante disso, faz-se necessário entender cada uma dessas funções:
- Rastreamento: coleta e classificação de centenas de bilhões de páginas, organizando-as, posteriormente, no índice de pesquisa. Em outras palavras, é quando programas automatizados chamados rastreadores fazem o download de textos, imagens e vídeos de páginas encontradas na Internet.
- Indexação: acontece quando as plataformas de pesquisa encontram uma página e fazem uma espécie de cópia em seu servidor. Isso quer dizer que a página foi indexada, isto é, está na lista de busca e pode aparecer como resultado nas pesquisas.
- Ranqueamento: junção de alguns fatores que colocam determinada página em um melhor posicionamento orgânico em comparação às demais.
É importante ressaltar que, em abril de 2022 [em inglês], 97,4% de todas as pesquisas online no Brasil foram feitas no Google contra apenas 1,27% do Bing. Esse número prova a força do Google se comparado a outros buscadores.
De que forma aplicar o SEO para vendas visando aumentar a receita do meu negócio?
Se você chegou até esta parte do artigo, já compreendeu por que o SEO e suas técnicas podem impulsionar consideravelmente as vendas da sua empresa.
Em oposição aos anúncios pagos, os quais põem os links patrocinados no topo das páginas de pesquisas de maneira quase que imediata, os resultados do SEO demandam mais tempo, envolvimento e persistência.
Justamente por esses motivos, muitas empresas tendem a deixar essa estratégia tão valiosa de lado. Vale reforçar, porém, que os conteúdos orgânicos estarão continuamente disponíveis na rede, diferentemente dos patrocinados, que possuem prazo de validade.
Diante disso, daremos 3 dicas preciosas para você usar o SEO para vendas de forma assertiva e alcançar o topo dos mecanismos de busca.
Tenha páginas responsivas
Hoje em dia, mais da metade dos acessos à internet são de dispositivos móveis. Essa informação deixa claro o quanto você precisa garantir páginas que se preocupem com a experiência dos usuários nas plataformas mobile.
Vale a pena investir na otimização do seu website para mecanismos de busca. A propósito, o próprio Google já divulgou que prioriza a indexação de páginas otimizadas para tablets e smartphones.
Acrescente links internos e externos em suas páginas
Sua estratégia de link building deve ser muito pensada com cuidado para aumentar suas vendas do seu empreendimento. Isso porque os buscadores aproveitam os vínculos firmados entre as páginas para mensurar a relevância de cada uma delas.
Adicionar links internos aumenta o tempo de permanência dos visitantes em seu site, enquanto incluir links externos garante mais autoridade para o seu domínio.
Atenção às transformações do algoritmo
As mudanças no meio digital são rápidas e você precisa acompanha-las. O algoritmo dos buscadores passa por atualizações constantes, acompanhando tendências e privilegiando, cada vez mais, a experiência do navegador online.
Dessa forma, uma dica primordial acerca de SEO para vendas é estar sempre a par das novidades nessa área e saber de que maneira o Google usa isso para entregar um conteúdo melhor aos usuários.
Considerações finais
O SEO para vendas é uma técnica de marketing digital imprescindível para quem quer aparecer nas primeiras posições das plataformas de pesquisa e fidelizar clientes no ambiente digital.
A aplicação de SEO para vendas é acessível e pode gerar resultados interessantes e duradouros para qualquer tipo de empreendimento.
Se você deseja aplicar as estratégias de SEO no seu negócio, converse com um especialista gentil agora mesmo e coloque sua marca no topo do Google!
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de blog da Gentileza Marketing Digital, onde você pode encontrar tudo sobre Marketing Digital.