O marketing experiencial é um método que tenta aumentar o engajamento e o alcance orgânico da empresa, fornecendo experiências valiosas.
Mais organizações estão buscando métodos para fornecer uma experiência positiva ao cliente. Essa é a alternativa mais eficaz de atrair pessoas, é mais eficaz do que qualquer outra abordagem para qualquer tipo de negócio, como uma empresa içamento.
Não é difícil compreender a importância de uma experiência de sucesso, pois os consumidores de hoje, acostumados a compras rápidas e eficientes, preferem empresas que prestam um bom atendimento.
Quando alguém visita uma loja virtual, por exemplo, deseja localizar rapidamente o produto que deseja adquirir e concluir a transação de forma rápida e fácil. Se um consumidor tem uma reclamação, ele quer que ela seja tratada imediatamente.
Embora simples, essa é uma experiência positiva exemplar que ajudará a empresa a estabelecer um vínculo forte e duradouro, aumentar o alcance da marca e receber um feedback cada vez mais positivo.
Nesse contexto, a empresa deve aumentar suas ofertas de produtos com marketing experiencial. Portanto, neste artigo, será possível que os empreendedores entendam sua definição, os benefícios que oferece e como funciona essa estratégia.
O que é o marketing experiencial?
O objetivo do marketing experiencial é aumentar o grau de participação do consumidor, proporcionando-lhe experiências positivas com a marca.
Para isso, é fundamental focar na persona, o que levará à criação de sentimentos positivos, assim, produtos e serviços tornam-se considerações secundárias no processo de planejamento.
As campanhas de marketing experiencial podem ser muito diferentes. Por exemplo, essa prática é incorporada à experiência ao vivo, o que promove uma abordagem que maximiza o engajamento do lead.
Da mesma forma, o marketing de caráter experiencial de uma auto escola mais próxima de mim pode envolver visitas virtuais, além de outras estratégias on e off-line.
O objetivo final é que a companhia seja criativa para criar experiências em ambientes estratégicos os mais variados possíveis, incluindo:
- Eventos musicais;
- Eventos esportivos;
- Eventos artísticos;
- Eventos comerciais;
- Eventos empresariais.
Independentemente do ambiente escolhido, é fundamental promover a participação e o envolvimento do consumidor. Não adianta criar uma ocasião que seja do interesse da persona se ela só participa como espectadora.
É essencial dar ao público a oportunidade de participar da experiência, à semelhança do marketing de interação e, usando o exemplo anterior da autoescola, ela deve proporcionar uma ótima experiência para aqueles que buscam renovação de CNH simplificada.
É essencial promover os valores e as mensagens da empresa, pois mesmo que produtos e serviços não tenham lugar nessa abordagem, é fundamental focar na identidade da marca de forma abrangente.
Outro aspecto que deve ser considerado é o valor que as ações trarão no longo prazo, visto que muitas empresas possuem estratégias bonitas, mas mal sucedidas, que geram valor por um período limitado de tempo.
Quando o marketing experiencial é empregado, o objetivo de uma escola particular de ensino fundamental é conectar-se com as pessoas.
Por que investir em marketing experiencial?
Existem diversas razões para a utilização do marketing experiencial nas empresas, uma delas é que facilita a identificação dos clientes com a marca, eles experimentam um resultado positivo durante o processo de compra e retêm essa memória.
Para uma empresa de cuidado domiciliar ao idoso, é uma forma de estreitar os laços com os consumidores para que se tornem clientes fiéis e participantes ativos da empresa.
O investimento também é benéfico porque é um meio de atrair clientes, despertar o seu interesse e promover uma experiência partilhada, podendo aumentar as vendas.
Qual a importância do marketing experiencial?
Para entender melhor como ele funciona, é crucial que uma clínica estética especializada em drenagem linfática para o rosto entenda primeiro o que é marketing de experiência.
Essa estratégia centra-se no reconhecimento da singularidade do cliente, valorizando a importância que atribui a determinado produto ou serviço.
A partir desse insight, cabe à empresa surpreender positivamente seu consumidor, seja com brindes ou por meio de ações que promovam efeitos sensoriais ou emocionais.
O marketing de experiência é vital para os relacionamentos atuais no mercado, pois foca em aspectos cruciais do relacionamento entre consumidores e empresas. São eles:
- Fidelização;
- Identificação;
- Cultura de feedback;
- Atração de clientes.
Quando os donos de um negócio entendem esses pontos, fica muito mais fácil alavancar a experiência dos consumidores. Até mesmo negócios que oferecem serviços como projetos de pele de vidro fachada residencial ou produtos específicos podem se beneficiar.
Quais os benefícios do marketing experiencial?
Essa estratégia de marketing é benéfica para humanizar a marca e criar experiências que tenham um efeito positivo e duradouro.
Obviamente, as experiências acontecem na vida real, mas também podem ser combinadas com outras estratégias, como marketing de mídia social e criação de conteúdo, para maximizar a eficácia dos esforços em diferentes plataformas.
No entanto, além de criar experiências, a organização deve se concentrar em como compartilhar impressões uns com os outros.
Por exemplo, uma marca de barraquinha de crepe pode criar uma roda de premiação ou concurso para o público, mas, além disso, deve promover experiências interativas. Deve facilitar conexões fora do comum.
Um exemplo disso é incentivar as pessoas a tirar selfies e postá-las nas redes sociais para receber cupons. Essas informações são benéficas para a empresa e seus patrocinadores, além de outros benefícios como:
- Maior reconhecimento da marca;
- Fidelização de clientes;
- Contato mais humanizado;
- Marketing orgânico;
- Mais leads para o negócio.
O reconhecimento deriva do fato de a marca ser anunciada e lembrada de forma positiva e única pelos consumidores. Os indivíduos compram soluções com base em seus próprios sentimentos e experiências anteriores, o que aumenta as conversões.
Ao mesmo tempo, as pessoas terão o que falar sobre a empresa nas redes sociais, pois participarão de atividades divertidas.
A corporação só precisa coletar informações sobre clientes em potencial e utilizá-las para criar experiências únicas, uma vez concluída, a lista de leads pode ser usada para prospectar clientes.
Mas, de modo geral, é fundamental entender que o faturamento da empresa vai aumentar, o que vai levar a um aumento nas vendas de qualquer produto, inclusive de persiana preço.
Como aplicar o marketing experiencial?
Para evitar isso, é essencial saber algumas sugestões de como implementar o marketing de experiência de forma simples e precisa.
Algumas possibilidades de como implementar o marketing de experiência de forma simples e precisa podem facilitar a aplicação dessa estratégia em qualquer modelo de negócios. As dicas são:
Criar experiências únicas
Ao integrar o marketing sensorial a outras táticas de marketing, os consumidores podem ter experiências personalizadas para eles.
No entanto, é necessário primeiro entender o público-alvo, suas preferências e ter uma ideia muito específica do que deseja comunicar ao mundo sobre sua marca.
Por meio desse entendimento, os aromas podem ser empregados no ambiente de compras, sobras são deixadas para os clientes e esforços são feitos para melhorar a aparência da empresa.
Promover identificação entre marca e público
O reconhecimento da marca também é importante para a fidelidade do cliente e o desenvolvimento de dados demográficos específicos como clientes para o negócio.
Criar uma narrativa atraente para a marca é um dos primeiros passos que podem levar ao reconhecimento da marca.
Promove empreendimentos sociais e estilos de vida, e esse é outro componente que facilita essa identificação: clientes adeptos de diferentes estilos de vida buscam consumir marcas que os apoiem.
Explorar ferramentas de relacionamento
A experiência do consumidor começa quando o cliente encontra pela primeira vez os produtos, serviços e mensagens da empresa, mas também inclui o tempo após a conclusão da compra.
Para isso, a companhia deve ter a capacidade de comunicar informações aos clientes por meio de suas estratégias de marketing.
Eles utilizam como ferramentas o e-mail marketing, a gestão de relacionamento com o cliente, o atendimento remoto por telefone ou chat, entre outras.
Realizar feedbacks constantemente
Para tornar a experiência do cliente agradável, é imprescindível coletar informações sobre seu público, principalmente após a compra.
Portanto, a empresa deve gastar um pouco de tempo e dinheiro criando formulários e usando outras ferramentas de coleta de informações para conduzir pesquisas pós-venda com seus clientes.
Cases de sucesso do marketing experiencial
A maioria dos consumidores deseja ter um atendimento personalizado, e as empresas que o fazem de maneira criativa e divertida são mais populares.
Nesse novo e mais exigente cenário, é possível citar o marketing de experiência e os cases de algumas empresas como estratégia para ancorar uma marca entre os consumidores e oferecer algo novo. Esses são:
- TNT (canal de televisão a cabo);
- McDonald’s (rede de fast food);
- Saraiva (livraria);
- Sprite (marca de refrigerante);
- Nubank (banco digital).
Essas instâncias de cases de marketing bem-sucedidos são exemplos que demonstram como o marketing de experiência pode ser empregado pelas empresas.
Considerações finais
O marketing experiencial é um método eficaz de atrair e reter clientes, além de cultivar um vínculo profundo com as pessoas.
Eventualmente, toda empresa terá de investigar, entender e aprimorar essa prática, pois além de encantar as pessoas que utilizam produtos e serviços, o marketing experiencial ajuda na fidelização dos consumidores e solidifica uma marca no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.