O Marketing Inclusivo é uma estratégia que desenvolve campanhas, conteúdos e anúncios voltados para qualquer tipo de pessoa, independentemente da idade, situação socioeconômica, etnia e gênero.
Quando uma empresa está criando suas personas, precisa considerar os aspectos da sociedade, desconsiderando padrões fictícios e artificiais. É dessa forma que a companhia consegue construir uma audiência diversificada e com várias perspectivas.
No início, o gestor pode achar que criar campanhas de Marketing Inclusivo é algo complicado, mas se puder contar com profissionais de diferentes padrões sociais, gêneros e culturas, poderá enxergar diferentes pontos de vista.
Uma equipe multicultural é capaz de construir uma mensagem inclusiva, consequentemente, o negócio vai conseguir impactar pessoas dos mais variados perfis e realidades.
O Brasil é um país de muita diversidade e as marcas que souberem trabalhar essa questão em suas estratégias de marketing e vendas, terão muito mais sucesso do que aquelas que acabam se prendendo a um estereótipo.
Considerar essa diversidade também é uma forma de humanizar a companhia e fazer com que ela se mostre útil para qualquer pessoa.
Este artigo vai explicar o que é Marketing Inclusivo, por que esse tipo de marketing é tão importante, os benefícios que ele pode oferecer para as organizações e como implementá-lo.
Tópicos do Artigo:
O que é Marketing Inclusivo?
Marketing Inclusivo é um tipo de marketing focado no desenvolvimento de conteúdos e outras estratégias voltadas para todos os públicos, independentemente de características comportamentais, geográficas ou demográficas.
Para trabalhar esse tipo de marketing, é necessário considerar alguns pontos específicos, e entre os principais estão:
- Gênero;
- Etnia;
- Orientação sexual;
- Religião;
- Faixa etária;
- Situação socioeconômica.
Ao não delimitar um público, uma oficina mecânica especializada em suspensão vai usar uma das características mais importantes do Marketing Inclusivo, e é por isso que ele também não se baseia em uma persona.
A persona representa o perfil de cliente ideal de uma empresa, mas acaba restringindo a atuação e o foco de um conteúdo inclusivo, uma vez que desconsidera pessoas que possuem um perfil diferente.
Trabalhar o método é uma das melhores formas de gerar vantagem competitiva e trabalhar outras estratégias fundamentais, como o neuromarketing e as campanhas publicitárias.
Importância do Marketing Inclusivo
Essa estratégia é muito vantajosa para a organização e para os consumidores. No caso dos empreendimentos, é uma forma de conquistar um público mais amplo, e consequentemente impactar potenciais clientes.
Ao longo do tempo, a marca vai criar uma imagem positiva, enquanto faz com que os consumidores se sintam valorizados e representados.
O propósito é criar uma cultura visual e comportamental representativa, direcionando esforços que vão ajudar a compreender e apreciar as diferentes identidades e histórias que existem entre os consumidores.
Ao mesmo tempo, uma loja que vende aquecedor Rinnai 23 litros pode retratar espaços de homogeneidade. Profissionais especializados em Marketing Inclusivo possuem várias habilidades para comercializar informações demográficas específicas.
Eles fazem isso sem depender de estereótipos e trabalham em cima de uma posição progressista voltada para a justiça social.
Permitir que uma organização alcance pessoas diferentes vai trazer novas possibilidades e pontos de vista distintos que podem ser aproveitados. Trata-se de um caminho largo para alcançar oportunidades em diferentes nichos e formação de parceria.
Benefícios do Marketing Inclusivo
Investir em Marketing Inclusivo é tornar a empresa diversa e inclusiva, e qualquer corporação que tenha essas características, passa a ser beneficiada de muitas maneiras. São elas:
Reduz o turnover
O Marketing Inclusivo faz com que os profissionais se sintam valorizados em seu ambiente de trabalho, por essa razão, dificilmente vão pedir demissão e procurar trabalho em outra empresa.
Trocar constantemente de funcionários é muito prejudicial porque aumenta os gastos e ainda mostra que a corporação possui falhas internas que afastam os grandes talentos.
Melhora a comunicação
Por meio de um olhar inclusivo, uma companhia que realiza limpeza de fachada predial consegue uma comunicação eficaz.
Dentro dela, todas as pessoas podem falar e ouvir, expor suas ideias e opiniões, receber feedbacks e aprender como melhorar seus próprios resultados.
Mais competitividade
Corporações que apoiam a diversidade e a inclusão constroem uma imagem positiva perante a sociedade, o que inclui os consumidores.
Todos se sentem representados pela marca, o que gera identificação e influencia a decisão de compra de maneira positiva.
Aumenta a criatividade
Investir na estratégia faz com que profissionais dos mais variados perfis se interessem pelas vagas da empresa, o que vai diversificar o quadro de funcionários.
A organização terá diferentes formações e experiências que vão enriquecer o ambiente de trabalho e a troca de ideias. Além disso, vai aumentar a criatividade e a liberdade dos profissionais na cooperação com a equipe.
Como implementar o Marketing Inclusivo?
O método em questão pode ser usado tanto para atrair clientes quanto para promover a diversidade e a inclusão dentro da organização. Por isso, uma entidade especializada em monitoramento residencial 24 horas pode investir nas seguintes estratégias:
Tratar todos igualmente
Não se deve privilegiar apenas um tipo social, tendo em vista que a melhor maneira de fazer a inclusão é oferecer a mesma visibilidade para todos.
Isso independe de raça, condições físicas, gênero e outras características, pois quanto mais plural for a empresa, mais representativa será sua marca.
Demonstrar compromisso
A corporação pode criar uma declaração de missão dizendo que a empresa é inclusiva e respeita as diversidades do ser humano.
A declaração deve ser divulgada em todos os canais, como site institucional, perfis nas redes sociais, blog, entre outros.
Desconsiderar estereótipos
A sociedade se reinventa desde que o mundo é mundo e procura redefinir os grupos e espaços subalternizados.
Em outras palavras, aquela velha história de que as mulheres fazem o trabalho doméstico, as pessoas negras são destinadas apenas para funções braçais e apenas homens brancos assumem papéis executivos é desencorajada.
Diversificar a equipe
Até mesmo uma lavanderia industrial deve vivenciar seu discurso de inclusão, inclusive na contratação de profissionais. Uma equipe diversa é capaz de enriquecer a empresa e mudar completamente os rumos do negócio.
Também vai cooperar com a coerência do marketing e trazer perspectivas que vão impactar as tomadas de decisão de maneira positiva.
Promover salários equitativos
Não é porque a corporação contrata pessoas diferentes que deve fazer diferença na remuneração, muito pelo contrário, a igualdade deve estar presente em todos os aspectos.
A inclusão não deve ser vista apenas como uma forma de limpar o nome da empresa, mas para realmente incluir diferentes figuras da sociedade.
Saber escolher as imagens
Um empreendimento só vai refletir seu público-alvo se puder entendê-lo, por isso, é muito importante fazer pesquisas e análises para saber quem será impactado.
Sendo assim, uma loja de móveis corporativos alto padrão também deve pesquisar quem é seu público em potencial mais abrangente, e quais imagens pode escolher para atrair clientes novos e antigos.
Adaptar a linguagem
Os diferentes grupos sociais precisam ser referenciados do jeito certo, sempre de maneira humanizada e respeitosa.
As empresas precisam compreender denominações e características dos indivíduos que compõem o público LGBTQIA +, pessoas portadoras de necessidades especiais, entre outras.
É uma forma de mostrar comprometimento com o público e educar a população que será impactada pelas estratégias de marketing e publicidade.
Criar conteúdos variados
Uma empresa pode encontrar maneiras de variar os conteúdos oferecidos, criando um portfólio diversificado, capaz de atrair clientes atuais e uma demografia mais ampla.
Portanto, uma escola de curso técnico auxiliar de enfermagem deve assumir riscos criativos oferecendo cursos para indivíduos que ainda não são seus clientes.
Uma das formas de fazer isso é por meio de conteúdo adequado para portadores de deficiência, otimizar o site para que ele fique organizado e apresente um contraste maior entre o texto e o plano de fundo, bem como usar fontes de fácil leitura.
Além disso, os anúncios podem ser feitos em espaços variados para que o negócio consiga alcançar um grupo maior de pessoas.
Reformular conteúdos antigos
Diferentes aspectos da marca e da presença online construída por ela precisam estar de acordo com os valores de inclusão e respeitar a diversidade.
Negócios que já estão no mercado há algum tempo, como um fornecedor de móveis planejados, devem verificar se seus conteúdos mais antigos estão de acordo com o novo posicionamento adotado pela companhia.
Caso seja necessário, alguns elementos devem ser ajustados, desde a reescrita do material até a troca das ilustrações.
Considerações finais
O ser humano é diverso, e na sociedade é possível encontrar pessoas de diferentes características físicas, culturais, entre outras.
Para que a sociedade seja funcional, tudo o que existe dentro dela deve respeitar essa diversidade, o que inclui as empresas.
O Marketing Inclusivo é uma mudança de mentalidade para que a organização possa atender às necessidades das pessoas, independentemente de sua condição.
Ele dispensa padrões e se volta para a realidade do ser humano, respeitando seus aspectos e todos os elementos que formam sua identidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.