A segmentação de mercado é uma prática muito importante para as empresas porque ajuda a criar estratégias direcionadas e com mais chances de sucesso.
Ainda que as pessoas pensem em comprar produtos semelhantes, a aquisição se baseia em suas preferências e necessidades. Dito isso, é fundamental segmentar e dividir o público em grupos de acordo com suas características.
A marca deve levar em conta as suas necessidades e preferências, pois com isso consegue resolver várias questões dentro do marketing e aumentar o número de conversões.
É o melhor caminho para desenvolver ações personalizadas, ou seja, estratégias focadas em cada tipo de público e que aumentam a probabilidade de conversão.
Para os profissionais de marketing, isso é muito importante porque eles sabem que com uma segmentação exata, as campanhas são muito mais efetivas. Não importa qual o porte ou o segmento do negócio, a segmentação é imprescindível.
Mas mesmo diante de tanta importância, ainda existem gestores que negligenciam esse processo, assim como existem empreendedores que não o compreendem.
Para esclarecer o assunto, este artigo vai explicar o que é segmento de mercado, por que essa atividade é tão importante, como a segmentação funciona e quais são os benefícios dessa prática para as empresas.
O que é segmento de mercado?
O segmento de mercado é uma estratégia que divide os consumidores em grupos, considerando suas características, necessidades e preferências. O objetivo é fazer com que a estratégia de marketing seja mais clara e certeira.
Não importa se o negócio quer investir em propaganda ou focar no desenvolvimento de seus produtos, de qualquer forma, segmentar o mercado é fundamental para que suas estratégias tenham sucesso.
Para uma escola que oferece curso de bombeiro, é um fator fundamental para executar o ciclo de vendas da companhia e garantir que o processo seja mais eficiente.
No caso de uma estratégia go to market em que o foco é a inserção de um produto em mercados específicos para alcançar o objetivo, a segmentação é imprescindível para que o negócio consiga alcançar suas metas.
A organização precisa perceber que os públicos são diferentes entre si, entretanto, são formados por pessoas que pensam de maneira semelhante e que valorizam o consumo de um mesmo tipo de produto.
Por que a segmentação é importante?
Segmentar o mercado é muito importante porque, por meio dessa estratégia, o negócio consegue compreender e analisar os desejos e necessidades do público que pretende impactar.
Sem falar no fato de que identificar o maior grupo consumidor, ou seja, aquele que é mais importante para a organização, torna a tarefa muito mais fácil, sendo possível calcular os esforços e investimentos.
A partir disso, um fabricante de empacotadora de leite automática poderá trabalhar com estratégias diretas para alcançar o público principal e aumentar os ganhos.
Trata-se de um método que traz muitas vantagens porque quando a empresa conhece seu potencial cliente, as ações são voltadas para suas características e necessidade.
Com base nisso, algumas definições, como os meios de pagamento e entrega, produtos mais vendidos e campanhas de divulgação, ficam muito mais fáceis. Com essa assertividade, a empresa consegue gerar uma boa impressão para o cliente.
A segmentação ajuda a reduzir gastos, tendo em vista que as campanhas de marketing serão mais direcionadas e a companhia não perde tempo com ações que na verdade não agradam a audiência.
Lembrando que conhecer e monitorar as preferências do consumidor e a maneira como ele se comporta, de acordo com as tendências do mercado, ajuda a obter mais informações para desenvolver estratégias que vão agradá-lo.
Essa é a melhor forma de fidelizar os consumidores, além disso, também se trata de algo extremamente eficaz na prospecção, pois as campanhas de marketing conseguem atingir o público de maneira certeira, abordando suas necessidades e desejos.
Como funciona a segmentação de mercado
Uma casa de recuperação para dependentes químicos faz a segmentação por meio de pesquisas e estudos, selecionando onde podem existir potenciais clientes. Se o negócio já estiver presente no mercado, poderá identificar a opinião dos consumidores.
Com base nas características dessas pessoas, é possível agrupar as identidades incomum e partir para a segmentação. Com base nas principais variáveis trazidas pelo estudo de mercado, a segmentação vai identificar diferentes grupos.
Eles serão formados por consumidores que possuem necessidades semelhantes e que precisam ser atendidas.
A separação é algo muito útil para definir qual a estratégia de marketing deve ser usada, com base em níveis, como:
- Marketing de massa;
- Marketing de segmento;
- Marketing local;
- Marketing individual.
O marketing de massa é um tipo de estratégia que ignora as diferenças entre os consumidores e procura atender às necessidades da maioria, como no caso de uma marca de refrigerantes.
Por outro lado, uma loja de mobiliário corporativo alto padrão pode trabalhar com o marketing de segmentos, uma estratégia que divide o mercado em grupos maiores de compradores que receberão diferentes políticas de marketing.
A marca pode trabalhar com o tipo concentrado, caso seja especializada em um nicho, e com essa estratégia, fica mais fácil impactar as pessoas certas.
A segmentação também permite trabalhar o marketing local, uma estratégia voltada para atender às necessidades locais dos consumidores, prestando atenção à segmentação geográfica.
O marketing individual é outra possibilidade e seu intuito é personalizar e customizar o produto para cada cliente, algo que pode ser feito facilmente por meio de alguns produtos vendidos na internet.
Depois de definir os segmentos de mercado, a companhia pode escolher aqueles ou aquele com o qual pretende atuar, usando abordagens diferentes em cada um.
Benefícios da segmentação
Investir em segmentação de mercado pode trazer muitos benefícios para uma prestadora de serviço de portaria virtual, e entre os principais estão:
Melhora a adequação do produto
A maior vantagem da segmentação de mercado é o fato de que a companhia consegue adequar melhor seu produto para que ele seja capaz de atender os anseios e necessidades dos consumidores.
Isso acontece porque, com um mercado bem segmentado, fica mais fácil criar produtos compatíveis com as necessidades dos clientes, adaptar a comunicação e construir uma boa apresentação para a base de clientes.
Mais proximidade com o público
Ao fazer a segmentação de mercado, a marca terá um conhecimento mais profundo sobre seu público-alvo, a partir disso, sua abordagem também será mais personalizada.
Isso cria uma aproximação maior e as pessoas passam a se identificar com a empresa. Trata-se do resultado de uma comunicação que se baseia em aspectos demográficos, comportamentais, psicográficos e geográficos.
Go to market mais assertivo
Se uma clínica de reabilitação para adultos conhecer profundamente o público, também terá conhecimento em relação aos canais de vendas que devem atuar, fazendo com que seu go to market seja mais assertivo.
Mas para que isso aconteça, é fundamental que a corporação tenha um grande empenho durante a segmentação, pois só assim poderá realmente encontrar o público alvo do negócio.
Identificar segmentos não explorados
A segmentação de mercado é muito importante porque ajuda a identificar setores que ainda não foram explorados, permitindo que o negócio consiga expandir sua atuação.
É uma forma de encontrar nichos mal atendidos e aproveitar a oportunidade para desenvolver produtos e serviços voltados para essas necessidades. Além do mais, a marca pode descobrir interesses que não sabia que os clientes possuem.
É o caso, por exemplo, de uma empresa de internet fixa empresarial que está acostumada a fazer prospecção ativa e descobre que seu público-alvo prefere contratar os serviços pela internet.
Redução de custos com marketing
Conhecer bem o público ajuda a desenvolver campanhas focadas e eficientes, algo que evita o retrabalho. Evitar essa situação é muito importante porque ela gera gastos maiores de tempo e dinheiro.
Além disso, a segmentação é indispensável para ter clareza e saber onde concentrar a maior parte dos esforços de campanha. Com isso, o negócio não vai desperdiçar recursos com consumidores que não estão interessados em seu produto ou serviço.
Por outro lado, uma empresa de instalação de mini GPS rastreador veicular vai direcionar suas estratégias de comunicação, marketing e vendas para pessoas que realmente precisam de suas soluções.
Considerações finais
Para fazer um bom trabalho de segmentação de mercado, é fundamental que a organização tenha clareza em relação ao seu potencial cliente.
Uma das melhores formas de alcançar esse objetivo é utilizar um sistema que ajude a encontrar o perfil ideal de cliente, considerando a segmentação dos perfis.
A partir daí, as estratégias serão direcionadas para as necessidades dessas pessoas, além de adotar uma linguagem e tom de voz compatíveis com suas características.
É a garantia de sucesso que toda empresa precisa para aumentar suas vendas, obter mais lucros e chegar mais longe.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.