Uma das estratégias de marketing mais eficientes da atualidade é o SEO. Esse conjunto de técnicas é capaz de intensificar o tráfego orgânico de um site, melhorando o posicionamento dele na página de resultados do Google e de outros mecanismos de busca.
Isso aumenta a visibilidade e a popularidade de uma marca, permitindo que o website dela chegue cada vez mais perto de onde todos querem estar: no topo do buscador mais usado no Brasil e no mundo.
Para isso, é preciso pôr em prática estratégias de SEO que estejam alinhadas aos recentes aspectos que interferem no consumo online, como a geração de consumidores e seus novos modos de pesquisa e consumo de conteúdo na internet.
Então, se você quer aprender mais sobre SEO para saber o que precisa fazer em 2023 para colocar o site da sua empresa nos primeiros resultados do Google, continue a leitura!
Contextualizando o SEO em 2022
O Google divulgou, somente no terceiro trimestre de 2022, quatro atualizações que merecem a atenção do profissional de marketing: September 2022 Product Reviews Update, September 2022 Core Update, Helpful content update e July 2022 Product Reviews Update.
Destrinchando-os, percebe-se duas atualizações que abordam reviews de produtos: a September 2022 Product Reviews Update e a July 2022 Product Reviews Update.
Além delas, a September 2022 Core Update trata de algoritmo de forma geral e a Helpful Content Update, por fim,deixa claro a necessidade de pessoas criarem conteúdo para pessoas, e não para robôs. Atenção, portanto, ao marketing de conteúdo.
Aliás, o Google sempre reforçou quão importante é a qualidade do conteúdo. Agora, porém, o foco está naqueles que são originais e verdadeiramente úteis para o usuário.
Dessa forma, a plataforma investe em um algoritmo que priorize conteúdos com foco nas pessoas, e não no mecanismo de busca propriamente.
Estratégias de SEO para 2023
A seguir, algumas dentre as principais tendências de SEO que prometem bombar em 2023 para você acompanhá-las e estabelecer as que funcionam melhor para o seu tipo de negócio.
“Ok, Google”
A pesquisa por voz assistida por Inteligência Artificial (IA), evidente em assistentes virtuais como Alexa e Google Assistant, é uma forte tendência de SEO para os próximos anos.
Segundo pesquisa, dispositivos inteligentes em residências devem chegar a quase 300 milhões até 2024 só na Europa. No Brasil, já são estimados 300 mil lares com equipamentos do tipo.
Em tempos passados, parecia pouco provável o uso recorrente de pesquisa por voz; hoje, no entanto, a realidade é outra, especialmente por ser algo de uso intuitivo e entrega eficiente no que se refere aos resultados de busca.
Apesar de não estar definido que a pesquisa por voz vai ultrapassar a pesquisa por texto, é imprescindível que o seu website esteja otimizado para buscar por voz para que sua empresa seja a primeira a aparecer nos resultados de pesquisa de usuários que aderirem a esse modelo.
Integração de dispositivos móveis
Outra tática forte de SEO para 2023 que não pode ficar de fora das suas estratégias de marketing digital é a integração do mobile ao projeto do seu site e das suas landing pages.
Com o desenvolvimento constante da tecnologia e a progressiva popularidade da Internet, é possível constatar o aumento dos acessos à web por meio de telefones móveis.
Hoje, segundo dados da Agência Brasil, praticamente 99% dos usuários acessam a internet por meio de aparelhos celulares.
O conceito de mobile first inclusive, que prioriza a criação de projetos de sites e plataformas nos parâmetros dos dispositivos móveis para depois ajustá-los ao desktop, é uma forte tendência de SEO para 2023.
EEAT
Você possivelmente conhece a sigla EAT, que significa Expertise (especialização), Authoritativeness (autoridade) e Trustworthiness (confiança).
Há alguns dias, entretanto, o Google atualizou suas diretrizes de qualidade (QRGs) e acrescentou a letra “E” de Experience (experiência).
Diante disso, o conteúdo agora também é avaliado levando em consideração o nível de experiência do criador dele.
Core Web Vitals
Core Web Vitals é o nome das métricas desenvolvidas pelo time do Google para mensurar a experiência do usuário nos sites, como a velocidade dele, a interação do usuário com o portal e a estabilidade visual da página.
Assim como a maioria das atualizações do Google, a inclusão das Core Web Vitals no algoritmo do buscador é mais um passo rumo à segurança e experiência do usuário no ambiente online.
Seguir esse direcionamento não ajuda só a conquistar mais resultados orgânicos no mecanismo de busca, mas a também aumentar as taxas de conversão do seu site.
Vídeos
Já notou como o Google vem destacando vídeos em sua página de resultados de pesquisas? Não só isso: o Web Stories (recurso de stories que você conhece do Instagram, mas no Google) é outra prova da atenção que o buscador dá a conteúdos desse tipo.
Vídeos são uma oportunidade de impulsionar os resultados do seu negócio, gerando mais vendas em menos tempo. Eles têm se tornado cada vez mais indispensáveis para o algoritmo, que faz com que a página seja relevante para os mecanismos de busca.
Uma excelente prática de SEO nessa categoria consiste em acrescentar palavras-chave em descrições de vídeo, detalhes de arquivos e títulos, melhorando o ranqueamento do seu site.
Considerações finais
Com esse apanhado atualizado de estratégias de SEO, ficará mais fácil otimizar o seu site e planejar o marketing digital da sua empresa.
Ponha em prática o conteúdo aqui abordado para melhorar o SEO do seu negócio, pois isso permitirá que você destrave todo o potencial de busca orgânica do seu empreendimento no ambiente virtual em 2023.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de blog da Gentileza Marketing Digital, onde você pode encontrar tudo sobre Marketing Digital.