Para o gestor que pretende levar a empresa em um crescimento constante o Growth Hacking garante esta promessa: conduzir os negócios a resultados positivos no mercado e promover essa condição em um menor tempo do que se pode imaginar.
Em um cenário desesperador, onde os investidores querem apostar o dinheiro e não encontram um caminho, é necessário pensar em estratégias nas rotinas empresariais, no sentido de favorecê-los a apostar em um número expressivo de empilhadeira baoli.
Nem toda estratégia tem a capacidade de trazer resultados positivos rapidamente, mas uma coisa é certa: existem muitos exemplos de Growth Hacking que deram certo, e ele tem uma aplicabilidade muito bem-sucedida por parte dos gestores de empresas.
O que é Growth Hacking
Trata-se de um compilado de estratégias, cujo objetivo é orientar um crescimento mais acelerado, do que normalmente a maioria das empresas concebem na rotina do dia a dia dos trabalhos.
Estas estratégias têm sido muito utilizadas para inovar o marketing do empreendedorismo e atua na área da tecnologia da informação, departamento responsável na armazenagem de dados sobre cozinha sob medida em I que foram vendidas, por exemplo.
Hacks significa atalhos; growth, crescimento. Portanto, esse tema tem tudo a ver com a possibilidade de acelerar efetivamente o crescimento dos negócios em qualquer tipo de segmento.
Esse crescimento acelerado pode estar ligado ao aumento do faturamento ou ao reconhecimento da marca de um elevador que realiza alinhamento 3d completo em automóveis.
O Growth Hacking tem como proposta inverter o desenvolvimento gradual e lento em uma perspectiva mais rápida e nesse caminho, vai encontrar frestas e oportunidades para possibilitar pulos no crescimento de um negócio de doces, por exemplo.
A aplicação do Growth Hacking
O método é voltado para experimentação entre a tentativa e erro, valorizando o conhecimento empirista. Assim, entre a experimentação genérica e o erro, é mais fácil identificar quais estratégias no atendimento extra hospitalar devem ser descartadas.
Identificando as que devem permanecer, no momento da tomada de decisões, a empresa é capaz de reconhecer quais são as estratégias que mais funcionam para vender algum produto ou serviço e as implementa nos trabalhos internos.
O Growth Hacking não tem sido aplicado apenas recentemente, apesar da ideia ser nova, e as estratégias que funcionam nos procedimentos de fisioterapia ortopédica hospitalar pode ser uma alavanca para o crescimento.
O método tem base na tentativa de experimentação e no erro, como abordado anteriormente. Acertando, a empresa coloca a ideia a frente. Errou, descarta-se tudo e recomeça a tentativa. Um ciclo contínuo de trabalho.
Quando o foco da empresa é identificado, surge então a possibilidade de levantar soluções para otimizar a produção de produtos, tornando-o mais rápido, fácil e barato.
Porém, nesse contexto, é necessário um consenso colaborativo, comunicação honesta e construtiva entre o gestor e o time, para que sejam ouvidas e priorizadas as melhores ideias para desenvolver uma empresa terceirizada copeira rapidamente.
Todas as hipóteses passam pela experimentação, até o desenvolvimento efetivo de uma prática e os testes não aprovados no Growth Hacking servem de aprendizado, para que se identifique o que deu certo e realizar novos testes.
Por que adotar o Growth Hacking?.
É uma proposta de trabalho para acelera o crescimento de um negócio, e é importante usá-lo, porque está pautado nos seguintes quesitos:
- Sustentabilidade do negócio;
- Uso mínimo de recursos;
- Construção empírica partindo de hipóteses e experimentos;
- Mudança dos paradigmas de grandes ideias dentro da empresa.
Para o marketing digital e SEO, o método pode ser adotado nas diferentes funções e na área do conhecimento, podendo alavancar o ambiente digital, um setor que exige muita experimentação e foca no crescimento de qualquer tipo de negócio.
O processo de brainstorming (tempestade de ideias) é utilizado em em um local descontraído, onde o auxiliar de enfermagem para cuidar de idoso sente-se em liberdade para dar opiniões e sugerir estratégias para qualificar o atendimento.
É necessário conhecer os 4 pilares do Growth Hacking e os cinco estágios do funil para que o profissional de marketing analise a situação atual da empresa e até onde ela deseja chegar, caminhando direto para bater as metas estabelecidas.
Os pilares são: Product-Market Fit, Growth Hacks, Escala e viralização e Otimização e retenção e os cinco estágios do funil do Growth são: Aquisição, Ativação, Retenção, Referência e Receita.
Estratégias de Growth Hacking
Alcançar o crescimento do negócio de exame admissional mais próximo dentro de uma clínica é mais fácil do que pode parecer e para alavancá-lo, seguem dicas estratégicas para torná-lo possível:
- Preparar a estrutura organizacional;
- Agir rapidamente na tomada de decisões;
- Buscar feedbacks dos clientes em canais de comunicação;
- Antecipar-se às necessidades de consumo e de produção;
- Focar no conteúdo e nas estratégias de SEO;
- Mapear a jornada de compra do cliente;
- Otimizar a experiência do consumidor.
Existem muitos exemplos que comprovam a eficácia na aplicação do Growth Hacking é um dos casos mais conhecidos é da rede de fast-food McDonald’s, que aproveitou o sucesso da indústria automobilística e abriu filiais nas rodovias interestaduais.
Outro exemplo recente, vem do aplicativo do Uber e Cabify, empresa de transporte de passageiros, onde cada novo usuário ganha um crédito se for indicado por um convidado para entrar no aplicativo.
O Dropbox usou uma estratégia semelhante e logo no início liberava espaço para o usuário armazenar arquivos na nuvem, enquanto o usuário tentava convencer outras pessoas a se inscreverem nesta plataforma.
Benefícios do Growth Hacking
Com o crescimento acelerado, com base na proposta de tentativa e erro, o Growth Hacking perfaz grandes benefícios para a empresa, dentre os quais são destacados os seguintes, na lista abaixo:
- Resultados maiores com custos mais baixos;
- Conhecimento aprofundado do cliente;
- Ampliação na visão dos negócios;
- Inovação para se tornar referência no mercado;
- Retenção de clientes;
- Utilização eficaz do método;
- Liberdade na exposição de opiniões e sugestões;
- Fonte de receita diante da adequação das melhores estratégias.
Com a utilização das redes sociais, o público-alvo está mais acessível, e a mídia digital produz resultados maiores nas vendas, quando a empresa consegue diálogo direto com o público, gerando desejo de consumo imediato, com custos menores.
Ao acompanhar a jornada do cliente, a empresa passa a conhecer mais profundamente o consumidor inclusive utilizando gatilhos mentais como poder de convencimento, por isso é necessário que uma equipe de Growth Hacking monitore as atividades dos consumidores.
Não é porque o negócio é específico, como por exemplo, a venda de roupas, que o gestor não pode ampliar a visão para que o negócio passe a funcionar em outro contexto, como a venda de acessórios para ginástica ou maquiagem.
Na verdade, dentro do raciocínio lógico, estas atividades podem se complementar, o que gera aumento na renda financeira.
Para obter sucesso, a inovação é sempre bem-vinda a uma empresa. Com ela, a empresa pode-se tornar referência no mercado, marcar presença junto à concorrência e também conseguir uma cartela de clientes mais substancial.
Manter, reter clientes e atrair novos faz com que o volume de negociações aumente. Reverter a perda de um cliente é trabalhoso, exige paciência e nem sempre vale a pena concentrar esforços para que ele retorne.
O Growth Hacking vai além dos resultados alcançados com as campanhas tradicionais, pois seu método é eficaz e interativo, permite que os clientes compartilhem opiniões e se manifestem em seus desejos e necessidades.
E como já se sabe, clientes satisfeitos fazem recomendações de marcas, produtos, serviços e da própria empresa, o que leva a uma abertura maior no crescimento dos negócios.
Considerações finais
Growth hacking é um método que acelera o crescimento dos negócios, priorizando as melhores ideias, através de hipótese e experimentos (tentativa e erro).
Não se trata de uma ideia original, mas pensar em melhorias para a empresa, modelando uma ideia simples, mas que pode dar certo quando adotada nas estratégias.
O conceito trabalha com o sentido empírico do negócio, trabalhando com hipótese que podem se transformar em ideias extraordinárias, que nunca foram pensadas antes, mas que podem surtir efeitos extremamente positivos, no alavancamento dos negócios.
Foco principal do Growth Hacking: partir do genérico e pensante, por meio da experimentação, para concretização de ideias. Sendo elas negativas e não utilizadas, fica o aprendizado para gerar novos tipos de testes.
A geração de novas ideias não é atribuída apenas ao pensamento constante, mas através de grupos de discussões, materiais fornecidos pela internet e um bom brainstorming, que deixa o time livre para expor ideias e pensar em soluções mais adequadas para o cliente.
Growth Hacking é sinônimo de crescimento fora da curva do que se concebe como tradicional, que é mais lento e nem sempre trabalha na esfera de ideias. Growth Hacking também é uma oportunidade de encontrar brechas para melhorar os negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.