As estratégias de marketing para pequenos negócios (PME) são fundamentais para que eles cresçam e conquistem um bom lugar no mercado.
Os empreendedores investem em uma ideia, mas mesmo que ela seja muito promissora, que o estabelecimento seja bem localizado, que a marca tenha um bom logotipo, se não atrair clientes, o negócio não vai para frente.
Entretanto, com o avanço da tecnologia e o surgimento de novas ferramentas, é possível investir em estratégias de marketing adequadas para pequenas empresas.
Mesmo que você ofereça o melhor produto, precisa fazer com que ele chegue ao conhecimento dos consumidores. É dessa forma que sua empresa vai conquistar clientes e expandi-la.
Não é fácil conquistar um espaço no mercado, pois independentemente de seu segmento, o consumidor tem muitas oportunidades de comprar o mesmo produto e serviço.
Em outras palavras, a concorrência é grande, e, por essa razão, é necessário saber como se destacar para atrair as pessoas.
O marketing é fundamental nesse processo, e existem ações e estratégias exclusivas para os pequenos negócios.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar como trabalhar o marketing para PME, como elaborar estratégias para fazer o negócio crescer, além de dar algumas dicas nesse sentido. Acompanhe!
Dicas para trabalhar o marketing dos pequenos negócios (PME)
Existem várias maneiras de investir em marketing para pequenas empresas, sendo que uma delas é trabalhar o branding, de modo a estabelecer uma identidade para a organização.
Se você quer comunicar o que o seu negócio tem a oferecer, primeiro ele precisa ter uma identidade bem definida, o que envolve um nome, um logotipo, além de cores e imagens que transmitam o conceito da sua empresa.
Para fazer isso, um fabricante de solda industrial pode contratar uma agência ou um profissional de marketing. Ele vai se responsabilizar pela criação do logotipo, que será usada em todas as estratégias, como:
- Site institucional;
- Publicação nas redes sociais;
- E-mail marketing;
- Demais publicidades.
O logotipo também estará presente em outras ações e até mesmo itens utilizados pela empresa, como cartões de visita e envelopes.
Outro ponto fundamental para operar o marketing em pequenas empresas é conhecer bem os clientes e a essência do negócio.
Toda organização precisa determinar o seu segmento de clientes, para que assim possa investir de maneira mais eficiente nas estratégias.
Muitos empreendedores inexperientes no assunto acreditam que existe uma fórmula que serve para todas as organizações, mas isso não é verdade, visto que cada uma possui seus próprios requisitos.
Portanto, para determinar as estratégias do seu negócio e escolher as melhores ações e campanhas de marketing, é necessário conhecer as características de seu público-alvo.
Dentre os aspectos mais relevantes estão a faixa etária, localização, hábitos de consumo, os canais que utilizam para se informar, além das informações demográficas.
Se um fabricante de relógio comparador digital conhece todos esses aspectos de seu público, é capaz de desenvolver uma estratégia mais direcionada e obter bons resultados com elas.
Outra forma de trabalhar estratégias de marketing para PMEs são os anúncios nas redes sociais.
Essas plataformas possibilitam que você segmente as campanhas, de modo a impactar um público específico. Isso é feito levando em consideração informações como idade, gênero, interesses e localização.
Além de ser uma estratégia assertiva, os custos de investimento em anúncios nas redes sociais são bastante acessíveis, ao passo em que permite que as pequenas empresas alcancem um número satisfatório de novos clientes.
Não podemos nos esquecer da necessidade de criar um site institucional para o negócio, pois ele funciona como seu cartão de visita na web.
Ademais, o site é a base para todas as estratégias de marketing digital que você vier a utilizar. É nele que você vai construir uma landing page para captar potenciais clientes e o local para onde os usuários serão direcionados ao clicar em seus anúncios.
Só que, além de ter um site, é fundamental que ele seja responsivo, para que as pessoas possam acessá-lo por meio de qualquer tipo de dispositivo, como celulares e computadores.
Por fim, tanto um fabricante de produtos de limpeza atacado quanto uma pequena loja de roupas também precisa saber elaborar estratégias para o seu próprio crescimento, que vamos falar sobre a seguir.
Passo a passo para fazer o seu negócio crescer
A concorrência no mercado é muito grande, independentemente do setor em que seu negócio está inserido. Nesse contexto, é fundamental investir em práticas para que ele possa crescer, e dentre as melhores estratégias estão:
1 – Analisar a concorrência
Quando a concorrência é analisada, identificamos práticas que trazem ou não resultados, de modo a encontrar estratégias que funcionem para o seu negócio.
Identifique entre os seus concorrentes aqueles que estão bem posicionados no mercado e de que forma eles conseguiram isso.
Nesse caso, uma empresa de limpeza predial deve se perguntar se as ações adotadas por determinado concorrente se encaixam ao seu contexto e de que maneira elas podem ser adaptadas para a sua realidade.
De forma alguma você deve copiar as ações empregadas pela sua concorrência, por melhores que sejam. Essa análise serve apenas como uma fonte de inspiração, e as práticas devem ser aplicadas ao seu momento atual.
2 – Investir em outras regiões
Uma boa opção é levar a sua empresa para locais que ainda não têm acesso às soluções que você oferece.
Se uma empresa de aluguel de equipamentos de som está bem consolidada em determinada cidade, ela pode estudar outras localizações para expandir o negócio em novos territórios.
Uma boa ideia é investir em uma plataforma e-commerce, pois por meio dela é possível atender a várias regiões ao mesmo tempo, independentemente de sua localização.
Essas plataformas se tornaram muito lucrativas justamente pelo fato de que podem funcionar como uma filial digital, sem que para isso você precise desembolsar os custos necessários de um estabelecimento físico.
Mas, independentemente da sua decisão, é vital investir em pesquisas de mercado e marketing para descobrir as localizações mais rentáveis para expansão do seu negócio.
3 – Trabalhar com estratégias de marketing diferentes
O marketing é fundamental para expandir qualquer tipo de negócio, pois é por meio dele que você constrói a imagem da companhia e faz com que ela chegue ao conhecimento do público.
Para expandir o empreendimento, uma sugestão é investir em diferentes estratégias, tendo em vista que elas proporcionam novas abordagens, que ajudam a potencializar a presença da sua marca no mercado.
No caso de um fabricante de solução desengraxante, por exemplo, é uma forma de fazer com que a sua marca tenha diferencial competitivo.
O marketing aplicado em pequenos negócios
Para elaborar boas estratégias de marketing para pequenos negócios, existem algumas soluções que não podem ficar de fora do seu planejamento, a começar pela segmentação da lista de e-mails.
O e-mail marketing por si só é uma estratégia eficaz e financeiramente acessível para as pequenas empresas. No entanto, para potencializar os seus efeitos, é muito importante segmentar a lista.
Também é essencial que você ofereça conteúdos valiosos e relevantes para os seus novos contatos, uma vez que isso aumenta as chances que essas pessoas abram a sua mensagem ao invés de simplesmente apagá-la.
Com as estratégias de e-mail marketing, uma empresa de pintura de apartamento pequeno consegue fazer com que esses contatos voltem para o seu site.
A partir disso, eles podem conhecer um pouco mais sobre os serviços oferecidos, o que aumenta consideravelmente as taxas de conversão.
Ademais, o SEO (Search Engine Optimization) trata-se de um conjunto de práticas utilizadas para otimizar as suas páginas, de modo que elas apareçam entre os primeiros resultados no Google e em outros buscadores.
É importante estar entre os primeiros resultados de pesquisa porque, dessa forma, você aumenta a visibilidade do seu negócio na internet e o tráfego do seu site.
Por exemplo, se alguém pesquisar sobre licença de operação cetesb no Google, vai clicar em um dos primeiros links que aparecem no resultado.
Por fim, lembre-se que o consumidor moderno está sempre em busca de informações, pois ele quer saber mais a respeito dos produtos e serviços que se interessa, não apenas para comparar preços, mas também pela necessidade de confiar nas empresas.
A criação de conteúdo de qualidade entrega para essas pessoas as informações que elas procuram, a respeito de assuntos relacionados ao seu negócio, pelas quais elas se interessam.
É desse modo que você constrói sua autoridade de mercado e conquista mais credibilidade para a sua empresa. Consequentemente, desperta a curiosidade do público e faz com que as pessoas confiem em você.
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Considerações finais
Como vimos ao longo deste artigo, existem diferentes estratégias de marketing voltadas para os PMEs.
Todas elas ajudam a divulgar o seu pequeno ou médio negócio para um número maior de pessoas, possibilitando que a organização cresça e conquiste mais espaço no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.