Seguindo o mesmo preceito do branding, o rebranding é uma forma de trocar uma imagem por outra.
No primeiro, a marca constrói seu posicionamento e valor de mercado entre consumidores, concorrentes e com o público, em geral, a partir de estratégias de comunicação.
O segundo é uma maneira de transformar tudo aquilo que a empresa se fazia reconhecer por parte de seus stakeholders em algo novo, modificando a imagem desta.
Por exemplo, quando uma empresa busca por preceitos sustentáveis se faz mais do que necessário, tanto para atender o cliente quanto para gerir os times internos, é preciso modificar esse ponto dentro do posicionamento.
Para isso, se faz importante um rebranding, não apenas como uma forma de conversar melhor com o mercado e os compradores da empresa, mas também com funcionários.
O rebranding pode ser necessário em diferentes casos dentro de uma empresa de acessório para piscina, de modo que a atenção se volte para as formas de concretizá-lo.
No artigo abaixo vamos entender um pouco mais sobre o que é o branding, quais suas maneiras de execução dentro de um negócio, e quais os cuidados em providenciar o rebranding de uma marca, cuidando para que tudo aconteça da melhor forma possível.
O que é o branding?
Tudo aquilo que entendemos de uma empresa, no momento em que vemos um comercial na televisão ou que nos atentamos a sua comunicação dentro de um supermercado, nada mais é do que uma estratégica construção feita pelo próprio negócio, no chamado branding.
Esse trabalho pode ser caracterizado como uma forma de montar na cabeça de consumidores, concorrentes e no mercado em geral tudo o que a empresa significa.
No entanto, isso não se atém apenas a uma parte referencial ao trabalho da empresa, ou aquilo que ela resolve para o seu cliente, como no caso de uma loja de produtos para cultivo indoor. Tudo acaba envolvendo pontos tão necessários e importantes quanto.
Por exemplo, um dos principais motivos que endossam a escolha pela estratégia de branding de uma empresa é o trabalho em cima do posicionamento dentro do mercado.
Esse ponto nada mais é do que a forma como o negócio se mostra dentre tantos outros, no que ele acredita, de que forma ele agrega um diferencial, sendo tudo isso baseado em seus princípios, propósitos e missões em meio ao seu cliente, que evidenciam suas escolhas.
Um bom exemplo nesse sentido é uma empresa de reforma de cozinha pequena, que tem dentro de sua empresa um posicionamento voltado à sustentabilidade dos materiais.
Está dentro das diretrizes de trabalho e também em sua ideia de concepção de projetos o uso de produtos que são ligados à preservação do meio ambiente.
Além de formatos que se adaptem bem aos projetos e possam requerer o mínimo de objetivos vindos de lojas.
Em um outro viés, podemos dizer que o branding evoca tudo aquilo que a empresa deseja criar na cabeça do consumidor, no momento em que um possível cliente entra em contato.
Exemplos interessantes que comprovam a força do branding são de empresas que se tornaram parte de uma cultura social, estando presentes a anos junto com seus consumidores e até mesmo com concorrentes, evidenciando sua importância.
São marcas de refrigerantes, esponjas, chocolates, xaropes, leites e tantos outros produtos que, a partir de um trabalho comunicacional bem estruturado, conseguiram adentrar nas mentes de todos, evidenciando as sensações que trazem e as promessas que cumprem.
Quais suas principais formas de execução?
Uma das principais formas de execução de uma estratégia de branding começa pelo alinhamento de propósitos da empresa, sempre procurando trabalhar aquilo que é essencial para a corporação dentro das melhores formas de comunicação para o público.
Neste sentido, se faz essencial reconhecer não apenas os desejos da empresa de manutenção de cabine primária, mas também entender quais as prioridades do cliente.
Para tal, se faz essencial estudar bem o consumidor da empresa, entender seus costumes, desejos e principalmente a forma como ele deseja ser atendido por aquilo que a empresa oferece, agregando conhecimento por parte das equipes que trabalham nessa conexão.
Essa ponte é feita por meio da comunicação, um ponto essencial dentro da estratégia de branding. O principal ponto a ser trabalhado são identificações propostas à empresa.
Por exemplo, é preciso alinhar os pontos que serão trabalhados no branding de uma marca de rodapé de polietileno, entendendo as melhores cores da empresa, da identidade visual, escolhendo o melhor slogan possível para a campanha, dentre outros pontos.
Tudo isso influencia na forma como reconhecemos o negócio, principalmente, nos lembramos dele em outros momentos, direcionando para uma possível compra.
Apesar de primeiramente sutil, essa construção se torna a principal influência em meio a um processo de compra, em principal, dentro da escolha de produtos e serviços de marcas distintas, como em meio a um supermercado com tantas opções de bebidas e comidas.
Outro ponto importante dentro do trabalho de branding é a forma como conduzir toda a transparência da estratégia para o público, prezando sobretudo pela unidade.
É o caso de uma campanha de branding de uma marca de mezanino de ferro. Para que haja o entendimento por parte do público de tudo o que é entregue dentro da comunicação, é necessário que haja uma continuidade, tanto na informação como na comunicação visual.
Neste sentido, as estratégias de comunicação devem ser sempre bem montadas, estando em constante evidência nos canais de comunicação, e periódicas.
Os cuidados em fazer um rebranding
Agora que entendemos melhor sobre o que se trata um branding de uma empresa de guardanapo personalizado de papel, fica mais fácil adentrarmos no rebranding, que pode ser facilmente reconhecido como a forma de fazer um novo branding, em cima daquele já criado.
De acordo com o que entendemos a partir das explicações acima, o branding nada mais é do que o trabalho em cima do posicionamento de uma marca, considerando sua identidade e sobretudo aquilo que é entendido sobre ela dentro das comunicações com o cliente.
Neste sentido, podemos dizer que o rebranding foca no trabalho de uma nova imagem para a empresa, impulsionando um reconhecimento totalmente novo a ser feito pelo cliente.
Isso geralmente acontece em casos de:
- Imagem desgastada;
- Negócios que não dão certo;
- Crises empresariais;
- Mudança de direção;
- Amadurecimento da empresa.
Em todas essas situações se trabalha, basicamente, uma mudança necessária, que deve acontecer dentro da marca em diferentes sentidos para que ela se adeque com uma nova realidade, tendo em vista um novo momento que a empresa está passando.
Além dos passos essenciais que devem ser feitos, se dizendo de uma criação de imagem da empresa, alguns pontos devem ser vistos com cautelas, e deixados como prioridade:
Conexão com o cliente
O cliente deve ser sempre a prioridade de uma empresa em meio a um novo reposicionamento, de forma que qualquer escolha a ser feita seja determinada após consulta com o cliente, sempre entendendo se ele aprova essa escolha.
Afinal, muitos consumidores podem estar acostumados à forma da empresa atuar, e podem não poder administrar bem modificações drásticas, ainda que de forma visual.
Comunicação inédita
Em um rebranding, ainda mais em casos de empresas que por décadas trabalharam com um tipo de imagem, a melhor escolha será sempre pela comunicação.
De modo que as peças e toda a linguagem escolhida remete a algo totalmente novo e bem construído.
É por meio desse trabalho que será mais fácil providenciar um novo impacto, e nenhuma memória com aquilo que já foi um dia trabalhado dentro da empresa.
Trabalho com a equipe
Um ponto essencial, e que muitas vezes é esquecido pelas empresas, é a forma como o rebranding precisa ser feito com as equipes internas.
Tendo em vista que as mudanças também acabam impactando aquilo que os colaboradores acham do negócio.
Dessa forma, fazendo com que a marca seja também reconhecida como outra por quem trabalha com ela, a empresa tem a seu favor uma conexão com o cliente nova e bem trabalhada, ressaltando que o negócio agora trabalha sua nova imagem.
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Considerações finais
Portanto, o rebranding é uma forma de trabalhar a imagem de uma empresa, a partir de uma primeira construção já feita, retirando o conceito trabalhado na mente do consumidor para criar uma nova oportunidade, que melhor represente o negócio nos dias de hoje.
Por meio de um trabalho estrutural, feito a partir da conexão com o cliente e de novas formas de comunicar, a empresa consegue construir uma nova relação com consumidores e com o mercado em geral, agregando um novo posicionamento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.