O serviço Adsense, oferecido pelo Google, se refere ao principal sistema de monetização da web, englobando os mais diversos tipos de anúncio, desde textos até imagens e vídeos.
Essa ferramenta é a forma mais fácil e rápida de ganhar dinheiro na internet, gerando lucro de acordo com a taxa de acesso que cada anúncio recebe.
Por exemplo, você acaba de criar um blog sobre animacao de eventos corporativos motivacionais, agora “pode alugar”, recebendo em dólar, um espaço para que o Google insira os anúncios patrocinados.
Portanto, para saber mais sobre, continue lendo para conhecer todos os detalhes de como colocar seu blog ou site para trabalhar para você.
Como funciona o Adsense
No Google Adsense, os gerenciadores de blogs ou sites, das mais diversas finalidades, podem se inscrever para fornecer um espaço em sua página para que o Google insira os anúncios contratados em sua plataforma de publicidade.
Como um blog que com assuntos referentes a manutencao de maquinas industriais, por exemplo. Em troca é repassado um percentual do valor pago pelo anunciante.
O Adsense é uma opção do Google Ads, em que o anunciante contrata a exibição de suas peças de publicidade na sua rede de veiculação de anúncios em display.
A outra opção disponível no Google Ads para o anunciante, é a exibição de links nas páginas de respostas do Google.
É essa funcionalidade que faz com que o site de sua empresa de máquina e usinagem seja a primeira opção oferecida pelo Google quando um usuário qualquer digitar “aglutinador com diferencial de volvo” na barra de pesquisa do navegador.
Vantagens do Google Adsense
Trata-se de um serviço com inscrição totalmente gratuita para o “locatário”, e você tem acesso a milhares de anunciantes, mas sem a necessidade de gerenciar a relação com eles.
Esse papel é responsabilidade do sistema Adsense.
Além da possibilidade de um bom retorno financeiro, considerando somente esse aluguel, a plataforma também oferece vários relatórios voltados para o gerenciamento de desempenho dos anúncios.
Ressaltando que isso ajuda você a analisar e promover melhorias em sua página com o objetivo de gerar maior rentabilidade.
O pulo do gato da tecnologia Adsense
Como falamos, o Google Adsense possui uma relação de parceiros, na qual você pode inscrever seu site e uma relação de anunciantes.
O grande diferencial dessa ferramenta é a forma com que é feita a distribuição dos anúncios dentro da rede de parceiros.
Aqui está o “pulo do gato”: o Adsense se diferencia dos demais programas de afiliados porque seu algoritmo é capaz de contextualizar os anúncios.
Ou seja, nenhum anúncio é distribuído de maneira aleatória.
Isso garante que você jamais verá um anúncio de conserto de persiana de enrolar em um site de um consultório de nutricionista, por exemplo.
É uma via de mão-dupla, que deve ser considerada de maneira muito estratégica, uma vez que os anúncios serão mostrados para usuários que estão consumindo um conteúdo relacionado ao produto ou serviço ofertado pelo anunciante.
Isso aumenta muito a possibilidade de ser de interesse para o usuário. Ao mesmo tempo, a presença de anúncios úteis para seus seguidores na sua página, a torna mais relevante para o público.
Produza conteúdo relevante, de qualidade e único
Sem dúvidas, o Adsense pode se tornar uma fonte lucrativa, mas para isso é preciso que o seu conteúdo seja rico, relevante, único e de qualidade.
Visto que o algoritmo por trás dessa ferramenta é “bem criterioso”, se tornando mais “inteligente” a cada dia.
O Adsense é fruto de uma sofisticada tecnologia de Inteligência Artificial que permite que o software “aprenda” com as próprias experiências.
Quanto melhor for seu conteúdo maior a taxa de anúncios que realmente serão rentáveis.
Lembrando também que seu ganho é proporcional ao investimento do anunciante, logo, esse espaço “alugado” em seu site, necessariamente, deve oferecer um bom retorno a ele.
Vamos exemplificar: suponha que você possua um negócio de aluguel de kit de som para eventos. Ao contratar o serviço do Google Adsense, pode optar por investir mais ou menos nessa plataforma.
O valor investido vai ser o determinante para que a ferramenta coloque seu anúncio no blog X, que está tendo o maior índice de acesso por aqueles que buscam dicas para a realização do um evento, do que no blog Y, que não é tão atrativo quanto o anterior.
Consequentemente, o responsável pelo blog X será mais bem remunerado do que o do blog Y.
Portanto, compreender o funcionamento do algoritmo por trás do Adsense será o diferencial para o sucesso ou fracasso na monetização de sua página.
Monetização no Google Adsense
Existem diversos critérios dentro do Google Adsense para a remuneração dos anúncios, mas o mais popular é CPC (Custo Por Clique), uma das principais métricas utilizadas.
No CPC, cada vez que o anúncio de venda de uma caixa de madeira quadrada recebe um clique por um usuário de seu blog de decoração.
Por exemplo, você recebe uma porcentagem do valor pago pelo anunciante ao Google, a loja que vende as caixas de madeira, no caso.
Como você recebe pelo “aluguel”
Ao criar sua conta no Adsense, você deve indicar seu banco para o recebimento dos valores. Todo o processo é orientado pela própria plataforma.
Isto posto, seguem alguns detalhes sobre o pagamento:
- É feito em dólar;
- Aceita 1 transferência mensal (transferência internacional);
- O saldo mínimo para transferência é de U$100;
- A contabilização é feita até o dia 21;
- A conversão para real é feita na data da transação.
Dica: escolha seu banco com base nas taxas cobradas por essa conversão. Você pode ganhar muito mais se pesquisar criteriosamente sobre as taxações de cada instituição bancária.
Tipos de anúncios no Google Adsense
O Google Adsense oferece uma grande variedade de tipos e formatos de anúncio, como:
- Apenas texto;
- Somente imagem;
- Apenas videos;
- Textos e imagem;
- Texto e vídeo.
Conhecer os formatos e o posicionamento dos anúncios é fundamental se você quer tornar seu site rentável de verdade.
O seu único trabalho na plataforma é justamente definir o tipo e o tamanho do anúncio para um determinado conteúdo.
Como por exemplo para aquele artigo do seu blog sobre os tipos de rede de janela para pernilongo.
O Adsense é responsável pela seleção da peça publicitária que se adapta a esse conteúdo.
O macete de quem quer ganhar dinheiro é encaixar o formato certo na posição certa do seu blog ou site.
Além disso, vale ressaltar que a chave do sucesso é fornecer a melhor experiência para quem visita seu site.
O foco deve ser sempre no usuário.
Lembre-se que a experiência proporcionada pela interação com seu site engloba tanto a qualidade textual quanto audiovisual. Tudo depende do posicionamento pessoal da sua página.
Um bom exercício para o aperfeiçoamento é se colocar no papel de usuário enquanto consumidor do seu conteúdo para saber sua percepção dessa experiência.
Foco no layout
Ao definir um formato, sempre considere o layout de sua página em primeiro lugar.
Aquele conteúdo super rico e bem trabalhado sobre instalacao de placas de energia solar, que você elaborou para seu blog, pode ser seriamente desconsiderado pelo usuário se o formato de anúncio escolhido por você tornar a página visualmente desagradável.
Ademais, a plataforma Adsense indica o formato mais rentável no momento da seleção, contudo o que mais deve ser considerado é a fluidez e agradabilidade da sua página.
O formato do anúncio não pode comprometer seu layout.
O tráfego de usuários em seu site, assim como o CTR, do inglês Click Through Rate, sigla para a taxa efetiva de cliques, serão proporcionais à qualidade da experiência de seu usuário.
Portanto, lembre-se que a monetização ocorre principalmente em função dessa taxa.
Considerações finais
Sendo assim, agora que você já sabe o que é a plataforma Adsense, o próximo passo é saber mais sobre as técnicas de posicionamento e gestão de espaço.
Ganhar dinheiro com o Adsense é possível, mas envolve muito mais do que ter um site ou blog, é fundamental conhecer o funcionamento da ferramenta.
Esse aprendizado é o melhor investimento para tornar seu espaço na web rentável.
A discussão sobre os formatos adequados para cada ocasião, vão muito além de usabilidade, rentabilidade e layout.
Além disso, deve-se considerar, de forma muito estratégica, a oportunidade do anúncio.
Esse conhecimento é muito amplo e complexo, sendo escopo para todo um Curso de Adsense.
A conclusão é que pode chegar sobre o segredo para a rentabilidade do Google AdSense é questão de técnica e posicionamento pessoal.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.