O calendário de publicação é essencial para quem investe em estratégias de marketing de conteúdo ou trabalha com as redes sociais.
Essa ferramenta envolve publicações, interações, análise de dados, interações, planejamento de novos conteúdos, dentre outras atividades, e para dar conta de tudo isso, é necessário contar com um calendário.
O planejamento por meio do calendário ajuda a controlar as publicações, ter mais previsibilidade das ações e tornar o fluxo de trabalho mais dinâmico.
Com ele, a empresa conta com um cronograma organizado e bem distribuído, essencial para o sucesso das estratégias em marketing de conteúdo.
Afinal, ter um blog é uma necessidade para as marcas hoje em dia, isso porque é esse canal que veicula conteúdos direcionados ao público-alvo de uma empresa, usados para a captação de leads e alimentar o funil de vendas.
Sem o blog, fica difícil trabalhar o inbound marketing (ou marketing de atração) de uma empresa e obter bons resultados. Não basta postar alguns artigos sem organização: é necessário seguir um fluxo determinado, e só o calendário consegue orientar corretamente.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é calendário de publicação, sua importância, como desenvolver o ideal para seu tipo de negócio, bem como suas vantagens. Então, se você tem dúvidas, acompanhe a leitura!
Importância do calendário editorial
O calendário editorial é um documento que coordena um cronograma de publicação para o blog, mas que também pode ser usado em outros canais, como redes sociais, e-mail, dentre outros. Ele deve conter informações como:
- Palavras-chave;
- Títulos;
- Resumo;
- Datas;
- Ordem de publicação;
- Fluxo de nutrição.
Também é possível inserir os canais usados nas ações e criar uma relação entre eles. Então, se uma fabricante de transformador monofásico rural tem um plano mais articulado de publicação, consegue seguir o planejamento sem riscos de errar.
Ter um calendário de publicações bem organizado é fundamental para que a marca publique seus conteúdos nos melhores dias e horários, o que ajuda a impactar diretamente o público-alvo.
Ele é pensado levando em conta os conteúdos que podem ser interessantes para a persona da companhia, considerando suas dores e necessidades.
O calendário ainda considera a criação de editoriais e publicações sempre no mesmo dia da semana, o que permite aos seguidores saberem quando terão acesso a novos conteúdos.
Sem falar que é uma forma de aproveitar melhor a jornada de compra, atraindo e levando seus clientes a comprarem com você.
Agora que você já sabe o que é calendário editorial e qual a sua importância, no próximo tópico, vamos mostrar um passo a passo de como criá-lo.
Como criar um calendário editorial?
Muitos negócios estão começando a trabalhar com criação de conteúdo, e por esse motivo, não sabem como desenvolver um calendário assertivo. No entanto, tanto o seu negócio quanto uma escola particular integral podem seguir as seguintes etapas:
1 – Definir a frequência das publicações
Muitas coisas dependem dessa etapa, como o ramo da empresa, o público e o tipo de assunto que será abordado. O ideal é considerar os gostos e preferências do público-alvo para que o fluxo de publicação esteja adequado ao ritmo dele.
Além disso, crie uma frequência que você pode realmente assumir. Por exemplo, se você consegue postar 3 conteúdos semanalmente, mantenha esse fluxo.
Não adianta postar todos os dias em uma semana e na outra não publicar nada. É melhor encontrar uma frequência possível e respeitá-la, visto que seu público poderá acompanhar sem maiores problemas.
2 – Estabelecer um objetivo
Qual o objetivo das suas publicações? Esta é uma pergunta que todas as empresas, como uma gráfica com foco em calendário com espaço para escrever precisam responder ao criar um calendário de publicação. Existem várias possibilidades, como:
- Tornar-se uma autoridade;
- Gerar leads;
- Aumentar o número de vendas;
- Engajar a audiência.
A meta precisa ser específica e fácil de ser entendida, por exemplo, se o objetivo do seu negócio é aumentar o número de vendas, defina o quanto você quer aumentar, como por exemplo, 20% em seis meses.
Quanto mais claro o objetivo estiver, mais fácil será identificar os esforços necessários para atingi-lo. Também é uma forma de manter o foco ao criar as publicações.
3 – Definir os conteúdos para seu público
Antes de começar a produzir seus conteúdos, é necessário descobrir quais assuntos interessam ao seu público-alvo. Você pode fazer isso analisando publicações mais antigas, que tiveram mais engajamento.
Se o seu negócio já usa as redes sociais, veja quais foram as publicações que mais repercutiram e tome-as como base. Outra maneira interessante é conferindo os conteúdos da sua concorrência.
4 – Escolher uma boa ferramenta
A empresa, como uma fabricante de crachá em branco, precisa definir a melhor ferramenta para controlar seus conteúdos.
O ideal é que ela seja intuitiva e bem organizada, o que torna o calendário compreensível. Existem recursos gratuitos com essas funcionalidades, como o Google Calendar.
Os calendários devem ser agrupados em um único canal, e tudo deve ser controlado de perto. Se eles ficarem espalhados ou se misturarem, por exemplo, o calendário de publicação do blog e o das redes sociais, a produtividade pode ser afetada.
5 – Estabelecer uma rotina de acompanhamento
Depois de organizar o calendário, tanto o seu negócio quanto uma fabricante de moleskine capa mole precisam criar uma rotina para segui-lo.
Por exemplo, na segunda-feira de manhã, revise o que foi feito na semana anterior e veja o que está programado para a semana vigente.
Mensalmente, reveja quais foram as falhas, o que pode ser melhorado e mensure os resultados que a empresa conquistou com as estratégias em atuação.
É dessa forma que descobrimos o quanto conseguimos produzir e podemos planejar as ações dos próximos meses.
6 – Compartilhar com o time
Todas as pessoas envolvidas na produção de conteúdo precisam estar a par do calendário. Dessa forma, cada membro da equipe pode validar a execução do cronograma.
Por meio da ferramenta que você escolheu, também é possível saber se todas as ações estão sendo cumpridas no prazo estipulado, fornecendo feedbacks quando necessário.
7 – Começar a produzir
O tempo entre a produção e a publicação é relativo, sendo assim, é necessário saber como estipular esse período. Tudo vai depender da ação que será realizada, por exemplo, uma publicação de blog tem um período relativamente curto.
Trata-se de uma atividade mais simples e que requer menos esforço, mesmo assim, é aconselhável que a produção se adiante um mês, para que possa lidar melhor com quaisquer imprevistos.
Contudo, produções mais complexas, como vídeos, demandam ações mais rebuscadas, e por esse motivo devem ser feitas com mais antecedência.
Vantagens do calendário de publicação
Tanto para uma escola de aula de ballet criativa quanto para qualquer outra empresa, investir em um calendário de postagens é vantajoso por diversas razões.
Por exemplo, por meio dessa ferramenta, uma companhia se organiza melhor e faz um bom planejamento de suas estratégias. Temas do conteúdo, datas de publicação e a produção são planejadas com antecedência.
Além disso, fica mais fácil acompanhar os status dos materiais e saber se todos os processos estão em dia.
Consequentemente, torna-se mais simples cumprir os prazos, os atrasos diminuem e as etapas são agilizadas. Ademais, a frequência da publicação melhora, os imprevistos diminuem e a tarefa se torna um hábito.
Além disso, dentro de uma empresa de laudo compressor, por exemplo, as tarefas são organizadas para cada membro da equipe, o que otimiza o trabalho do time como um todo.
Por meio dele, seu negócio ainda consegue identificar os materiais que já foram publicados. Assim, é possível saber a quantidade para cada etapa do funil e se é necessário equilibrar a proporção.
Por meio do calendário, também há como identificar quais palavras-chave já foram usadas e os temas que já foram abordados no blog da companhia.
Da mesma forma, o calendário de publicação ajuda a identificar o melhor formato de conteúdo para o momento, para que seus materiais possam ser bem diversificados.
Essa ferramenta também ajuda uma gráfica de flyers academia ou qualquer outra empresa a avaliar os resultados anteriores.
Em toda estratégia de marketing, é necessário mensurar os resultados obtidos, visto que assim é possível identificar quais estratégias foram efetivas e o que não deu certo.
Assim, ter conhecimento dos dias e horários que trazem os melhores resultados se torna uma tarefa simples, além dos temas que mais agradam o público-alvo, o tamanho adequado das postagens, melhores CTA e a frequência ideal de publicação.
Conclusão
Trabalhar com marketing de conteúdo é essencial para criar uma presença competitiva na web e mostrar a autoridade do seu negócio para os consumidores.
Isso porque, por meio dele, seu negócio leva até o público-alvo materiais de valor, relevantes e que entregam as informações que as pessoas procuram por meio do blog.
Só que para dar certo, é necessário seguir o cronograma de um bom calendário de publicações. É essa ferramenta que vai nortear o seu trabalho, fazendo com que ele sirva o seu público e o seu negócio do jeito certo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.