O storytelling é uma prática que vem sendo utilizada há muitos anos com o objetivo de contar uma história e envolver o público em sua narrativa.
Hoje iremos entender um pouco sobre esse conceito e como aplicá-lo em campanhas.
No decorrer dos anos, as empresas se tornaram cada vez mais competitivas e estão em uma constante busca de atenção e de conquistar o tempo de seu público.
Seja qual for o tipo de foco do empreendimento, pode ser desde aplicativo de celulares até grandes campanhas de marketing.
Uma forma que tem sido bastante utilizada é a do storytelling, durante a contextualização de profissionais relevantes em suas áreas, para assim, vender algum curso ou produto em que o mesmo acredita ser bom ou simplesmente tenha sido pago para isso.
Podemos pegar alguns comerciais do YouTube onde, por exemplo, o músico Kiko Loureiro conta parte da sua trajetória para tentar convencer o público a comprar seu curso de aula de guitarra.
A forma como contamos uma história pode ser o fator decisivo no momento de compra do cliente ou na negociação com um investidor, sócio, entre outros.
No entanto, antes de nos aprofundarmos nesse ponto, vamos entender um pouco mais sobre o conceito de storytelling.
Conceito e definição de storytelling
Em poucas palavras, storytelling nada mais é do que a habilidade em contar uma história usando de palavras e recursos audiovisuais para se atingir um determinado público, seja somente para entretenimento ou de forma comercial.
A verdade é que existem diversas formas de se ensinar algo, mas 90% das pessoas absorvem o conhecimento melhor quando conseguem visualizar, ouvir e ler o conteúdo que deve ser aprendido, estimulando assim diversas áreas perceptivas.
Pense em uma campanha que tem como objetivo criar um brinquedo que cause estímulos sensoriais para bebês.
Caso faça toda a campanha e marketing em apenas um folheto, ela pode não ter o impacto que necessita, sendo a apresentação morna ou sem graça.
Agora, um vídeo que apele para áudios, imagens, o movimentar do bebê com seus pais, tudo isso contando como eles se importam com o recém-nascido e contando como foi o nascimento do mesmo, já tem um apelo emocional maior.
Ao adotar o storytelling em alguma campanha, reflita sobre os seguintes pontos:
- Qual público eu quero atingir?
- Como essa história será contada?
- Quais recursos utilizará para ambientação?
- Qual o objetivo ao final da campanha?
Todas essas perguntas devem estar bem claras em sua mente na hora de montar a sua campanha, projeto ou simplesmente ação, visto que será necessária uma grande quantidade de esforços de diversos setores da empresa para que seja efetivo.
Portanto, seja para fazer uma campanha sobre maltrato aos animais ou aula de dança sertanejo, entenda um pouco melhor como construir um storytelling efetivo e como ele pode ajudar a sua empresa.
O storytelling e o marketing empresarial
Para entender como criar um forte storytelling para a sua marca, é necessário observar e aprender sobre a tríade que compõe uma história forte, coesa e bastante envolvente.
Essa estratégia pode ser elaborada tanto para campanhas curtas quanto longas.
01 – Técnicas narrativas
Essa primeira etapa consiste em entender quais serão os possíveis caminhos que guiarão todo o projeto do storytelling, em outras palavras, quais estratégias e técnicas narrativas serão empregadas no decorrer da campanha.
Por exemplo, você quer contar a história de como empresas de instalação elétrica nasceram.
Primeiro terá de ser definido se o conteúdo será feito por apenas áudio, apenas imagens, ambos, se será um compilado de vídeos, entre outros.
No entanto, não se engane, ainda não é o passo onde falamos sobre narrativa e a vida por trás daqueles personagens.
Pense nesse primeiro passo como se fosse o escopo de todo o seu projeto, ou seja, o planejamento.
02 – Conteúdo narrativo
Esse passo é onde você decidirá o fio condutor artístico do seu storytelling para a sua campanha e será o maior diferencial de todo o processo, pois em poucas palavras, é o que dará vida a toda a técnica e planejamento da fase anterior.
Peguemos como exemplo uma creche infantil, a temática abordada pode variar em diversas formas dependendo de qual for o objetivo da campanha, podendo ser adotado diversos estilos artísticos.
A creche pode ser algo mais voltado à vida corrida dos pais que têm de deixar seus filhos na creche.
O mesmo tema pode abordar como as crianças se sentem em creches que não cuidam bem delas (embora em campanhas diferentes).
Sendo assim, ao mesmo tempo pode ter um conceito de alerta, de medo ou até mesmo de documentário dependendo da visão artística que o guie.
Quem decidirá como serão essas campanhas será você ou um profissional da área em que confie.
03 – Fluidez
Seja o seu projeto focado em apresentar uma nova masseira pizza ou um perfume altamente incomum.
De nada adiantará aplicar o storytelling de forma eficiente se a maneira como ele foi feita não possui a fluidez necessária para o bom entendimento da cena. Com fluído, queremos dizer contínua e sem interrupções.
O que você busca é uma imersão total na cena e história que está sendo contada, aproximar o máximo possível o espectador daquela realidade que está em tela e fazer com que se sinta parte daquilo.
Transformar o seu leitor, ouvinte ou espectador em um protagonista é uma das estratégias mais utilizadas em storytelling.
Isso aumenta o seu engajamento com a ideia, tornando-o mais propenso a gostar do que foi mostrado e aceitar adquirir o produto ou serviço.
Todos esses conceitos são muito bem empregados, hoje em dia, na indústria de games e filmes.
Um trailer cheio de pedaços da história, mostrando o que o jogador pode fazer, quem está envolvido na trama, qual o papel do protagonista, entre outros.
Esse conjunto de passos irá gerar ação, ritmo e empatia por parte do cliente, esteja você vendendo uma impressora, um notebook novo ou qualquer outro produto. O cliente tem que se interessar verdadeiramente, e nada melhor do que entretê-lo com uma boa história.
Benefícios ao se adotar o storytelling
Como visto até o momento, o storytelling é uma ferramenta fortíssima quando o assunto é despertar o interesse em diversas pessoas, podendo causar diversas sensações em cada um que absorve o conteúdo com essa estratégia.
Utilizar de temas atuais para desenvolver campanhas e projetos para engajar o público pode ser tanto uma ideia genial quanto causar o efeito oposto, portanto, evite temas polêmicos e de cunhos políticos, a não ser que seu objetivo com o projeto seja esse.
Engajamento com o cliente
Seja oferecendo serviço motoboy ou serviços logísticos, o cliente com toda certeza pode se sentir mais à vontade com a sua empresa após uma jogada de marketing com o seu storytelling, fazendo com que crie um vínculo maior com o produto.
Tal medida é bastante utilizada em comerciais de Natal ao se aproximar do final do ano, mostrando toda a trajetória de uma criança até receber seu presente, aproveitando do espírito natalino para assim convencer diversos clientes a adquirirem algum produto.
Maior relevância da marca
Tanto pessoas mais comuns quanto outras empresas se sentem mais confortáveis e confiantes em negociar com alguém que se preocupa em fidelizar o cliente de uma forma diferente, de maneira única e personalizada.
Isso tem muita relação no marketing com o conceito de personas, que nada mais é do que entender o seu cliente e criar um perfil mais humanizado para aproximá-lo de seus ideais, fazendo-o se sentir único e especial para aquele processo.
De qualquer forma, um projeto bem realizado com um storytelling bem executado marca a memória, fazendo com que seu negócio não seja esquecido facilmente e criando o marketing dinâmico entre todos que tiveram a mesma experiência.
Impacto no valor de vendas
Apesar de ser uma estratégia diferente, o storytelling ainda será utilizado em prol do marketing, e o marketing ainda sim é uma prática para expandir e divulgar os produtos da empresa, aumentando o alcance e autoridade da marca.
Consequentemente, tais ações serão refletidas nas vendas. Quanto mais pessoas conhecerem o produto, maior a probabilidade de atingir novos leads, portanto, maior a possibilidade do aumento das vendas. No fim, tudo é um ciclo.
Faça um trabalho com qualidade e bem elaborado. Se junto com outros sócios, amigos, pessoas de confiança e pergunte a opinião sincera de cada um que o projeto não tenha o efeito contrário e sua empresa acabe passando por situações desnecessárias.
Analise o material que criou com frieza, veja o que está bom e o que precisa mudar.
Lembre-se que por precisar de um grande investimento emocional do público-alvo, caso não seja bom, a frustração pode ser grande demais para ser contornada.
Espero que essas orientações sobre a importância do storytelling tenham sido úteis e que você adapte bem a sua empresa a proposta das campanhas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.