Toda empresa deseja crescer sem gastar muito, ainda que essa seja uma tarefa relativamente difícil de colocar em prática. Porém, com o Growth Hacking, muitos negócios estão decolando em seus resultados, que agora são guiados por experimentos.
Por meio de processos que cada vez mais focam em dados e realidades do consumidor, profissionais do Growth Hacking são capazes de encontrar possibilidades de ganhos em empresas de diversos tamanhos, revolucionando as estratégias.
Nesse artigo, você entenderá sobre esse processo e verá o quanto ele pode ser essencial para a criação de oportunidades para empresas que focam em soluções inéditas, como um novo produto de remediação do solo.
Afinal, o que é o Growth Hacking?
O Growth Hacking é um termo que o empresário Sean Ellis criou nos Estados Unidos. Ele traz para o marketing um novo significado sobre as estratégias de crescimento de empresas, indo até o foco principal delas: seus produtos e serviços.
Por meio de suas estratégias, é possível verificar aquelas que são as principais oportunidades de crescimento de uma empresa e verificar, por meio de experimentos, como elas podem criar uma chance de crescimento constante e relevante, de maneira rápida.
Em outras palavras, é possível que profissionais desse ramo encontrem brechas dentro dos serviços da empresa para que um novo mercado ou uma nova leva de consumidores passe a desenvolver mais ações de compra, que se baseiam em soluções que o referido mercado oferece hoje.
Dentro dessa estratégia, existem algumas fases de verificação em notebook para escritório e constatação das possibilidades de crescimento da empresa, sendo então divididas em:
Fases
- Objetivo;
- Hipótese;
- Experimentos;
- Ferramentas.
Na primeira, é preciso chegar ao objetivo que a companhia deseja no momento com o Growth Hacking. Ou seja, que solução é de que setor a companhia deseja verificar experimentos para trazer um novo serviço ou produto para o mercado.
Em segundo lugar, há a hipótese que nada mais é do que uma maneira de pensar na suposta aceitabilidade daquele produto, seja por meio de pesquisas ou experimentos. Mas, sempre tendo como principal suporte a maneira como o mercado vai receber a criação.
Um bom exemplo disso são as empresas que desenvolvem produtos de limpeza de piso taco de madeira e verificam quais serão seus clientes foco, e de que maneira o mercado receberá as novidades que a corporação lançou..
Em seguida, estão os experimentos, nos quais se colocam à prova todas essas questões por meio de situações reais de compra. Ou, principalmente, pelo feedback de clientes e outros consumidores da área, que falaram com clareza suas principais impressões.
Por fim, com a utilização de ferramentas corretas, que auxiliam na manutenção e na verificação de dados, é possível constatar se os resultados dos experimentos são positivos ou não sobre a nova oportunidade da empresa.
Como aplicar esse processo corretamente?
As estratégias de Growth Hacking possuem extrema importância para a empresa, visto que pretendem trazer resultados visíveis e autossuficientes. Ou seja, utilizando o mínimo de gastos, verificando as reais oportunidades que podem fazer a empresa crescer sozinha.
Sem contar que, é por meio dessa forma certeira de verificação que muitas empresas acabam fazendo com que grandes oportunidades de negócios surjam, evitando que elas entrem em falência ou em outras grandes decepções financeiras e mercadológicas.
Além disso, quanto maior informação e embasamento por meio de informações e dados de quem vai comprar o produto, como um braquete safira, é possível evitar o gasto desnecessário e sem controle de dinheiro com questões como anúncios, por exemplo.
Por isso, seguindo o verdadeiro passo a passo da técnica, qualquer empresa pode começar a traçar seus caminhos em busca dos resultados das melhores oportunidades, agregando então possibilidades de mudança de atitude e atuação.
Veja abaixo as 4 fases para a elaboração correta de toda a estrutura da técnica:
1. Product-Market Fit
Na primeira fase do processo de Growth Hacking, é preciso que os líderes e criadores de uma companhia analisem profundamente as possibilidades do mercado para a criação de um produto, ou vice-versa. Basicamente, essa fase existe para pensar nas possibilidades.
O Product-Market Fit é essencial porque traz para jogo um entendimento maior das principais necessidades das pessoas que vão consumir um produto ou serviço. E, a partir daí, planejar aquela que deve ser a solução de todos os problemas.
Muitas empresas jovens, em especial as startups, surgem dessa pergunta e resposta do que é a maior necessidade de um público. Esses negócios têm, inclusive, o foco de resolver problemas que podem não ter uma solução no momento, e é daí que vem a popularidade.
Um bom exemplo disso foram as primeiras empresas que passaram a vender aula de simulador auto escola, para que o processo para tirar a habilitação fosse cada vez mais assertivo, e que as possibilidades de acidentes fossem cada vez menores.
É importante que durante essa fase exista, além de uma vasta pesquisa de mercado, uma troca de informações com o público, por meio de pesquisas ou entrevistas, para que se encontrem caminhos cada vez mais certos para que um produto dê certo.
2. Growth Hacks
É nessa fase em que as equipes responsáveis pela resolução de uma nova ideia passam a testar as mil possibilidades que podem existir. Indo, assim, desde testes de produto às formas de comunicação com o cliente, verificando as vantagens e desvantagens de cada uma.
Aqui, é interessante que cada profissional envolvido desenvolva as suas melhores análises, baseadas em conhecimentos prévios, experiências, materiais de apoio, como pesquisas e dados digitais, dentre outros quesitos essenciais para que se chegue em um resultado.
Por isso os experimentos são tão importantes nessa fase, já que buscam uma concretização efetiva daquela ideia, que somente em um pleno funcionamento pode mostrar se tem validade para o público e para a empresa ou não.
Negócios que utilizam a comunicação constante com os clientes nessa fase podem ganhar ainda mais resultados. Por exemplo, uma empresa que faz teste panela de pressão pode disponibilizar possibilidades para os consumidores e pedir para que eles as verifiquem.
3. A viralização
Uma das prioridades dentro da estratégia de verificação e encontro de soluções é a maneira como a empresa não precisará gastar mais do que deve. Ou até mais: não gastar absolutamente nada em suas criações, podendo se autossustentar a partir de uma solução.
É certo que nem sempre as empresas vão conseguir sustentar as soluções atiradas no mercado. Por isso, nesse momento é fundamental colocar em prática a viralização por meio de medidas que são interessantes para o público.
Por exemplo, quando uma companhia de alimentos passa a oferecer entregas rápidas grátis àqueles clientes que indicam amigos para entrarem na empresa como consumidores testes o que pode interessar muitas pessoas.
Garantir que o próprio público viralize uma empresa, por meio de ganhos que os interessam, é uma das principais vantagens dessa prática. Quanto mais popular ela se tornar, mais a empresa conseguirá se autossustentar.
A partir dessa base de potenciais clientes, ainda existe a parte da escala, que nada mais é do que a verificação daqueles que podem vir a se interessar por um serviço. Entendendo quais acham a solução relevante ou não, algo que ainda responde perguntas da empresa.
4. Otimização e retenção
Essa fase é a última, ou uma das finais dentro do processo de Growth Hacking. Aqui, sua base de clientes já está formada, seus experimentos já estão feitos, e o resultado final já está em mãos. Pronto para melhoria ou controle.
Em outros termos, neste momento a empresa já pode encontrar a certeza do funcionamento devido da solução. Já que enxerga os pontos que foram ou não eficazes para o consumidor final, entregando uma resposta positiva ou negativa sobre todo o processo.
Esteja sempre de olho nas métricas, em todas as informações e dados de possível mensuração dessa participação e recepção do público. Pois, são dessas questões que empresas como fábricas de papel filtrante podem transformar o experimento em realidade.
Conclusão
Ainda que o passo a passo do Growth Hacking pareça fácil, é preciso reunir forças, que vão desde dados até atuações massivas de profissionais para chegar às melhores conclusões e decisões de empresas, tornando ideias em reais possibilidades de lucratividade.
Agora que você já sabe como esse processo funciona, comece já a colocá-lo em prática. Siga as principais dicas desse artigo e tenha como aliados no processo os profissionais mais bem informados e experientes que você puder contar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.