Nos principais espaços de educação comunicacional, como em cursos de publicidade e marketing, os ensinamentos sobre a pirâmide de Maslow vão sempre ser prioridade.
Com o propósito de guiar profissionais a um conhecimento máximo sobre o comportamento do consumidor.
Para começarmos a entender um pouco mais sobre o que de fato é essa pirâmide, e como ela pode ser compreendida como base do mercado, é importante olharmos para o humano.
Em nossa vida usual, grande parte de nossas escolhas, desejos e até mesmo esforços são baseados em desejos específicos, algo que nem sempre podemos entender como consciente, já que está enraizado junto com nossa formação e personalidade.
Ainda assim, de acordo com especialistas, podemos entender que existem questões básicas, que formam de fato um caminho de prioridades a serem seguidas, o que facilita a compreensão da pirâmide Maslow, uma construção desses quesitos pessoais e coletivos.
Portanto, a seguir vamos entender mais sobre o que significa essa pirâmide e como pode ser bem utilizada dentro do marketing, guiando vendas de aparelho de medir pressão.
O que é a pirâmide de Maslow?
A partir de um longo estudo iniciado com macacos, o psicólogo Abraham Maslow desenvolveu uma compreensão das prioridades humanas, constituindo o que hoje conhecemos como pirâmide de Maslow, guiando uma hierarquia de necessidades.
De baixo para cima da pirâmide, o que determina um grau de importância desde a primária, podemos ter:
- Fisiologia;
- Segurança;
- Amor e relações;
- Estima;
- Realização pessoal.
Dentro da fisiologia, como o próprio nome sugere, Maslow verificou que se faz fundamental para o humano que ele possa ter a base para que seu corpo funcione bem e tenha suas necessidades atendidas.
Afinal, essa é a principal ferramenta que temos para trabalhar.
Sobre as principais questões desta lista podemos citar: sono, alimentação, respiração, relações sexuais, ingestão de água e comida, excreção e outras necessidades fisiológicas.
Sobre a segurança, ao crescermos um nível em direção ao topo, encontramos os primeiros fundamentos de uma preocupação humana com algo que vai além de seu presente, vinculando então algo que pode ser uma prevenção, mas também um medo.
Nisso estão presentes questões que incitam uma necessidade de segurança pessoal, com o corpo, com a família, com o emprego que se tem e com a casa onde se mora.
Passada essa prioridade inicial, temos a parte do amor e das relações, onde continua-se algo voltado a o que pode se dizer uma necessidade fundamental para que uma vida possa ser bem vivida, trazendo amizades, amores e relações amorosas e construção de família.
Em seguida, mais acima, podemos começar a ver alguns indícios de necessidades que giram em torno de uma participação tanto pessoal quanto coletiva dentro de respostas.
Por exemplo, podem ser colocadas questões que envolvem uma capacidade no trabalho ou na vida amorosa.
Entretanto, sempre em um viés de aceitação e reconhecimento vendo do outro, trazendo uma validação de que aquela pessoa de fato está conseguindo o que quer.
Por fim, no topo da pirâmide, podemos encontrar questões relacionadas com nosso eu, que se baseiam em quereres e questões que buscamos para nos sentirmos realizados.
É o caso de uma realização pessoal, um autoconhecimento, a falta de preconceitos, de fazer aquilo que de fato se gosta, como trabalhar com cirurgia dentaria estética, e ter como prioridade uma satisfação que nenhuma outra pessoa pode trazer.
Por que ela é tão importante para o marketing?
Até aqui entendemos que é constituída a pirâmide de Maslow, compreendendo que ela pode ser a tradução ideal para tudo o que buscamos em vida, com outras pessoas ou sozinhos, mas prioritariamente a partir de nossos esforços e descobertas.
Conhecer bem cada parte desse estudo é essencial quando falamos sobre comunicação, em especial sobre o marketing e o trabalho com um público de uma empresa.
Em primeiro lugar, podemos saber melhor sobre uma pessoa, sobre nós mesmos, mas definitivamente sobre um cliente de uma empresa de assoalho de madeira que se é necessário atingir dentro de campanhas e ações de comunicação viabilizadas.
Sendo assim, a pirâmide de Maslow nos concede uma maneira ampla, porém, específica, de saber o que é importante para alguém, que também é enquadrado como um consumidor.
Isso porque, a partir dessa análise, fica fácil desenvolver um entendimento sobre cada parte da pirâmide, mostrando que uma pessoa que compra de uma empresa, independente do ramo, está passando por algumas dessas questões necessárias para ela.
Por exemplo, algumas empresas vão trabalhar exatamente no ponto de necessidade primária, vendendo água, moradias e até mesmo consertando um banheiro.
Já outras, estarão mais ligadas com pessoas que querem atingir seus desejos mais internos, vinculados com um gosto ou uma realização pessoal, como a compra de anel de ouro 18k para si, algo bem comum de ser feito por pessoas que já tem quase tudo.
Assim, podemos entender que não é nada difícil vincular a pirâmide com, por exemplo, a manutenção de uma rede social, dos conteúdos voltados à venda, ou até mesmo na linguagem utilizada em uma campanha de lançamento de uma marca.
Ter em mãos a compreensão daquilo que é uma prioridade em começo de realização e outras questões mais voltadas a uma determinação pessoal, a ser feita em outras fases de vida, já em lugares de maior base, é a chave para o sucesso da comunicação.
Como começar a trabalhar com essa ferramenta?
Isto posto, agora que já temos um profundo conhecimento não apenas da própria pirâmide, mas também pela importância dela para as empresas.
Assim, fica um pouco mais fácil de saber como de fato trabalhar para conseguir, por exemplo, trabalhar dentro do marketing com elas.
Portanto, abaixo vamos entregar um pouco mais de aprendizados e estratégias voltadas a esse tipo de entendimento, que pode auxiliar sua marca de amaciante de roupa a conversar com seus clientes.
Criação de personas
A criação das pessoas da sua empresa, que são representações mais reais de um público-alvo.
Elas podem ser mais bem trabalhadas quando se existe um entendimento sobre o consumidor alvo de uma empresa, e tudo o que ele gostaria de realizar.
Por exemplo, a persona de uma empresa produtora de calçados vai envolver características que não vão ser as mesmas de uma persona de marcas de biquínis de alto padrão.
O ideal nesse momento é saber criar o conceito do cliente perfeito para aquela empresa de chuveiro frio, sabendo exatamente os pontos que melhor podem conduzir tanto suas comunicações quanto suas formas de venda aquelas pessoas corretas.
Branding da empresa: formação
O branding nada mais é do que a representação do propósito e do foco de uma marca com seu público de forma mais evidente.
Isso, tanto em uma identidade visual quanto na linguagem utilizada em uma campanha publicitária, por exemplo, de divulgação de produtos.
Basear o entendimento da pirâmide de Maslow dentro da concepção de um branding pode tornar sua marca muito mais atrativa para o cliente certo, mostrando o que é importante.
Por exemplo, em uma empresa que está lançando um novo produto de blindagem do cabelo a melhor forma de atingir o público-alvo pode ser enfatizando um cuidado pessoal, uma ideia de realização pessoal ao poder alcançar um cuidado de qualidade consigo.
Maneira de comunicação com o cliente
A forma de falar com um cliente de uma empresa é o reflexo de como a marca o compreende, entende aquela pessoa a partir da noção básica sobre seus desejos de consumo, o que uma pirâmide de Maslow pode mostrar com maior propriedade.
Com isso, a construção da forma de conexão será muito mais direta e enfática, pontuando o que de fato é uma prioridade para aquele cliente de uma cozinha de almoço em empresas.
Formação de estratégias de venda
Se a comunicação é a forma direta de conexão com o cliente por meio de formas de comunicação.
Dentro das estratégias de venda, que podem ser feitas dentro deste mesmo viés, tudo acaba sendo ainda mais preciso e vantajoso para um negócio.
Isso porque as formas de estratégia também são maneiras de entregar o que aquele cliente deseja ouvir, e saber em que nível de realização ele está compreendendo o que ele deseja, tudo se torna muito mais fácil de ser projetado pela equipe e pela própria empresa.
Considerações finais
Por meio da pirâmide de Maslow hoje comunicadores em todo o mundo conseguem ter uma melhor compreensão sobre os consumidores perfeitos de empresas, entregando dentro de campanhas e comunicações o que de fato essas pessoas desejam realizar.
Além disso, essa é uma grande chance de entender como sua empresa pode se posicionar da melhor maneira, sendo aquilo que de fato o cliente espera que ela seja.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.