Atualmente, existem várias formas das empresas realizarem publicidade no mundo virtual, seja por meio de plataformas, impulsionamento ou da mídia programática, ferramenta revolucionária que realiza a comunicação com os clientes de forma diferenciada.
Podendo ser comprada, a mídia programática não ocorre igual aos outros recursos de divulgação que a empresa necessita ter, onde é preciso uma pessoa especializada para divulgar os seus produtos ou serviços. Ela pode ser adquirida por meio de um leilão virtual.
Utilizada por empreendimentos dos mais diversos segmentos, como fábricas de rastreador de carros via satélite, esse tipo de mídia tem como principal característica realizar anúncios mais segmentados, impactando melhor os consumidores da marca.
O que é mídia programática
Anos atrás, uma das práticas mais comuns que uma empresa realizava para vender o seu produto era os anunciando em revistas, jornais e sites. Até hoje essa prática continua, mas agora com um foco ainda maior no mundo virtual.
Sendo acessado por 90% da população brasileira, de acordo com uma pesquisa realizada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a internet é um recurso poderoso quando se fala sobre comunicação e venda de produtos.
Reorganizando o consumo, ou seja, a forma de adquirir um bem material, é nessa rede que os empreendimentos têm apostado cada vez mais, não apenas para vender o que possuem, mas para se tornarem ainda mais conhecidos pelo seu público-alvo.
E foi a partir disso que surgiu a mídia programática, ferramenta que funciona da seguinte maneira: as empresas participam de leilões virtuais em que podem comprar um espaço para anunciar os seus produtos de forma automatizada e extremamente segmentada.
Fazendo uso de plataformas tecnológicas, esse tipo de mídia anuncia desde carros, estofados, peças para caminhão, máquina de café comodato até aluguel de casas, possuindo um amplo nicho de atuação.
Além disso, ela ainda funciona por meio da utilização de softwares, que fazem com que os futuros clientes, ou seja, as empresas, consigam comprar ou vender espaços para que a publicidade ocorra.
Extremamente necessária, mesmo em uma época em que se fala sobre outras plataformas de anúncio, a mídia programática tem um grande diferencial, que faz dela um dos melhores recursos para atingir com precisão os consumidores certos.
Ela opera em conjunto com uma série de dados, pois monitora o tráfego que ocorre na rede, coletando informações essenciais sobre o que o consumidor está procurando, quais as suas principais atividades no online e outros pontos que criam um perfil mais objetivo.
Assim, quando for anunciar um produto ou serviço, como empresa de alarme monitorado, por exemplo, a mídia programática consegue mostrar o anúncio para os perfis certos, pessoas que estão mais inclinadas a realizarem a compra.
Em resumo, a mídia programática é uma forma simplificada e menos burocrática das empresas comprarem espaço na internet para divulgarem os seus produtos, fazendo com todo esse processo seja menos burocrático e com melhor custo benefício.
As vantagens da utilização da mídia programática
Existem muitos pontos que fazem da mídia programática um recurso extremamente vantajoso e que chama bastante a atenção de quem deseja divulgar algum produto.
Como dito anteriormente, ela possui um formato simples, pois o futuro anunciante só precisa participar de um leilão virtual para adquirir um espaço publicitário, não precisando contratar profissionais especializados e nem mexer com códigos.
Além disso, esse recurso tem um direcionamento mais específico, o que gera maior lucro para os empreendimentos. Assim, as suas principais vantagens são:
- Precisão da entrega da publicidade;
- Menos desperdício de verba;
- Anúncio hiper localizado;
- Facilidade de contratação.
São esses os principais pontos que levam a mídia programática a ser considerada uma ferramenta revolucionária no campo da publicidade virtual, pois ela possibilita que qualquer produto, como direção eletro hidráulica, seja anunciado da melhor maneira.
- Precisão da entrega da publicidade
Como dito anteriormente, esse tipo de mídia utiliza muitos dados que são coletados na internet e também entregam as melhores informações para os anunciantes e para quem está exibindo a publicidade.
Por meio dela, eles conseguem ter maior controle sobre a mídia, metrificar os resultados da campanha e detectar a receita, podendo realizar melhorias.
- Menor desperdício de verba
Realizar a segmentação da melhor maneira possível é uma das grandes características da mídia programática, que faz o anúncio aparecer no momento correto da jornada de compra do cliente.
Assim, muitas vezes o anunciante não precisa investir mais dinheiro na publicidade, pois como ela é extremamente segmentada, atinge o público corretamente, seja ele composto de compradores de rádio intrinsecamente seguro ou de vestuário.
- Anúncio hiper localizado
Outro benefício desta ferramenta é que ela realiza anúncios hiper localizados, ou seja, que age em uma região específica, o que aumenta as chances de estimular as vendas do produto ou serviço.
- Facilidade de contratação
Como citado demais vezes, é muito fácil contratar a mídia programática, basta a empresa procurar pelos leilões virtuais para que possam adquirir o espaço e, posteriormente, dar início para a estratégia de veiculação de anúncios.
Ferramentas da mídia programática
A mídia programática para ser de fato colocada em ação, precisa de uma série de ferramentas que melhoram o seu desempenho e que fazem o processo de divulgação ocorrer da melhor maneira, realmente exercendo o seu objetivo principal.
Essas ferramentas, que são tecnologias diferentes, ou seja, que não são comentadas no dia a dia, são:
- DSP;
- DMP;
- SSP;
- Trading desk;
- Ad Exchange.
Cada uma exerce um papel importante na programação da mídia, de forma que ela seja anunciada de forma otimizada.
- DSP
Termo para Demand Side Platform, essa ferramenta tem como principal intuito promover a compra de novos inventários, ou seja, é ela que realmente faz a compra da mídia ser automatizada.
- DMP
Já todos os dados e informações que são coletadas dos usuários para que o anúncio torne-se ainda mais segmentado ocorre pela Data Management Platform (DMP), que realiza o monitoramento das atividades dos usuários.
Assim, o anúncio criado para vender internet fibra, por exemplo, consegue impactar melhor quem está do outro lado da tela.
- SSP
Os publishers, que são as pessoas que fornecem o espaço para que ocorra a publicidade, precisam dessa ferramenta para que realizem o gerenciamento dos inventários que são vendidos.
- Trading desk
A penúltima ferramenta está voltada para a negociação do espaço publicitário e é utilizada por empresas especialistas que precisam realizar as operações das campanhas que são criadas.
- Ad Exchange
Outro espaço que os anunciantes e publishers têm contato é pela Ad Exchange, que é uma espécie de marketplace, em que é possível comprar os espaços para anunciar o produto.
Repleta de ferramentas e vantagens, a mídia programática tem se consolidado cada vez mais no campo publicitário, estando sempre evoluindo junto com a tecnologia, que fornece novas ferramentas recorrentemente.
É por isso que os anunciantes enxergam nesse mecanismo um bom caminho para realizar a publicidade dos seus produtos, como a cristalização de pintura e muitos outros.
A mídia programática na estratégia de marketing
A mídia programática tem um grande papel quando se fala sobre o desenvolvimento de estratégias de marketing, afinal, ela é uma das ferramentas que foi criada justamente para isso, para ajudar na propagação do nome da marca e dos bens que ela vende.
Assim, durante o desenvolvimento de uma campanha, a mídia programática pode, e deve, ser incluída nela com o objetivo de captar potenciais clientes e, claro, para realizar a venda final, que é o seu maior intuito.
Porém, como ela irá carregar o nome do empreendimento, logo ela servirá como um meio de posicionamento de marca e também como uma forma de captar leads, especialmente com a aplicação das landing pages.
Outro ponto importante é que esse tipo de mídia ainda pode ser utilizado em conjunto com outras plataformas de anúncio que são muito importantes, como o Google Ads e Facebook Ads, fazendo com que a marca esteja presente em várias etapas do funil de vendas.
Dessa forma, ela aumenta a sua prospecção de clientes, reforça o seu posicionamento no mercado e aumenta o seu faturamento.
Considerações finais
A mídia programática é um recurso revolucionário que faz com que as empresas tenham mais chances de terem contato com o universo publicitário e, assim, consigam vender os seus produtos no mundo virtual com maior precisão.
Repleta de benefícios e podendo ser utilizada por qualquer segmento, como por fábricas de bateria de caminhão de 150 amperes, essa ferramenta leva até os clientes o que eles realmente procuram, facilitando todo o processo de venda.
Além disso, ainda promove um maior reconhecimento da marca, melhorando o seu posicionamento e fazendo com que ela esteja presente em todas as etapas do funil de vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.