O TikTok Ads Manager oferece as ferramentas que você precisa para criar e gerenciar anúncios no TikTok. Saiba mais neste artigo!
Em 2021, o TikTok bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Esse número equivale a aproximadamente 14% da população global.
A plataforma que vem revolucionando o modo como as pessoas consomem conteúdo na internet permite que sejam elaborados anúncios patrocinados para seus usuários através do TikTok for Business.
Tal sistema de mídia paga se tornou, assim, uma outra maneira de anunciar sua empresa, valorizando as tendências do mercado e alcançando seus clientes de uma forma autêntica.
Neste artigo, vamos desvendar a rede social que se transformou em um espaço de descoberta para novos produtos e marcas e entender seu poder de influência nos resultados de um negócio. Continue a leitura para saber tudo sobre o TikTok Ads!
O que é o TikTok Ads?
Antes de explicar o TikTok Ads propriamente, vale a pena falar sobre o TikTok em si. Ele é uma rede social para produção e compartilhamento de vídeos curtos, os quais permitem incluir efeitos como filtros, legendas e trilhas sonoras.
Essas possibilidades de edição tornam o conteúdo mais atrativo entre os usuários da internet e facilitam a viralização dele. É o lugar perfeito para as marcas explorarem ao máximo o potencial criativo delas.
O TikTok Ads, por sua vez, é uma plataforma exclusiva do TikTok orientada para a elaboração e divulgação de anúncios. Ela é capaz de segmentar o público desejado de acordo com os dados demográficos e o comportamento dele, por exemplo, gerando leads qualificados.
Vale a pena citar duas vantagens do TikTok Ads: a primeira é que os vídeos patrocinados dele não podem ser pulados e a segunda é que a ferramenta usa inteligência artificial para direcionar os anúncios para o público que considera mais relevante para a campanha.
Por que o TikTok Ads?
Embora seja uma rede social recente, comparada ao Facebook e Instagram, o TikTok teve uma grande ascensão e logo conseguiu se estabelecer como um dos principais canais de comunicação da contemporaneidade.
No Brasil, são cerca de 10 milhões de vídeos feitos por mês na plataforma e algo em torno de 2 bilhões de visualizações mensais. Esses e outros dados comprovam que a rede social é um instrumento importante para anúncios e divulgação de empresas.
Além do mais, o fenômeno TikTok e o alto consumo de vídeos curtos indica tendência para futuro publicitário. A forma como os usuários vêm consumindo esta mídia direciona as estratégias de Marketing de Conteúdo para este tipo de produção.
Algumas empresas já investem na plataforma em questão, como é o caso da Netflix, que sugere jogos rápidos e cortes divertidos das suas séries, e da Crocks, que usa sua conta no TikTok para apresentar produtos e propor desafios.
Como funciona o TikTok Ads?
É mais simples do que parece anunciar no TikTok Ads. Como tem diferentes formatos de anúncios, o TikTok favorece a implementação de testes A/B, o que proporciona melhor análise dos diferentes efeitos da campanha para alcançar resultados mais expressivos.
O primeiro passo é criar uma conta empresarial na plataforma para montar, gerenciar e monitorar seus anúncios. A próxima etapa é descrever sua empresa e definir o tipo de pagamento.
Vale salientar que o TikTok Ads está disponível em dois modos: simplificado e personalizado. Em ambas as opções, você faz um esboço da campanha, define os grupos de anúncios e, por último, cria cada anúncio.
No modo simplificado, o trabalho pesado fica para o algoritmo do TikTok; já no modo personalizado, os anunciantes têm total controle sobre os anúncios, inclusive com opções avançadas de personalização.
Quais os tipos de anúncios disponíveis no TikTok Ads?
Há tipos diversos de anúncios que podem ser criados no TikTok for Business. Abaixo, estão listados os principais formatos.
- Anúncios de imagens: roda nos aplicativos de Feed de Notícias da empresa, que são BuzzVideo, TopBuzz e Babe. Tais anúncios incluem uma imagem, marca ou nome de aplicativo e texto de anúncio.
- Anúncios de Vídeo: roda no TikTok e em sua família de aplicativos. São vídeos curtos, geralmente de 5 segundos a 1 minuto, que passam em tela cheia para os usuários no Feed for You. Cada anúncio desses contém um vídeo, uma imagem de display de anúncio, nome da marca ou app e texto.
- Anúncios Spark: possibilitam impulsionamento de conteúdo orgânico da conta para outros usuários. Segundo o próprio TikTok, este tipo de anúncio gera uma taxa de conclusão 24% maior e uma taxa de engajamento 142% maior do que os anúncios In-feed padrão.
Considerações finais
É importante lembrar que não basta apenas investir no TikTok Ads, faz-se necessário definir seus objetivos com o anúncio e garantir que ele esteja nos modelos de conteúdo consumidos pelo público do aplicativo.
Conteúdos que acompanham as tendências e os principais influenciadores da plataforma pode se tornar um diferencial na hora de alcançar o seu público na plataforma. Além disso, monitore sempre seus anúncios para garantir o sucesso deles.
Se precisar de ajuda para anunciar seu negócio no TikTok Ads, conte com a Gentileza, a agência de marketing digital que vai simplificar seus processos digitais e ajudar você a conquistar seu público-alvo.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de blog da Gentileza Marketing Digital, onde você pode encontrar tudo sobre Marketing Digital.