O tema de sustentabilidade e vendas é algo que está cada vez sendo mais introduzido no mercado, nos mais diferentes nichos relacionados aos produtos e serviços que uma empresa possui.
Contudo, antes de uma empresa buscar instalar meios sustentáveis em seus produtos e serviços, para que possa apresentar para os seus clientes para ligá-la com as vendas, é necessário que haja um entendimento sobre o que é sustentabilidade.
A sustentabilidade é um conceito que busca equilibrar o que precisa ser suprido no momento presente, de modo que não afete o futuro, incluindo os recursos para as novas gerações.
Esse equilíbrio deve ser feito de maneira que ao ser explorado e retirado para que o ser humano possa utilizar, é importante que do mesmo modo que retire, também haja uma reposição.
De modo que, ao ser retirado em larga escala, acaba afetando o equilíbrio ecológico que, por sua vez, acaba refletindo em um deterioramento da qualidade de vida que se tem no planeta.
A necessidade de estabelecer uma forma sustentável, desde pequenas práticas como retirada de entulho de obra até mesmo na construção de uma nova empresa, é importante para que a longo prazo, não agrave os problemas ambientais.
Se uma empresa busca se tornar sustentável ou já iniciar dentro do mercado com essa prática, é essencial que tenha um bom planejamento para que possa realmente ficar dentro de práticas sustentáveis.
Possuindo um tripé que permite esse equilíbrio entre o social, ambiental e o econômico, as empresas que acabam aderindo à sustentabilidade devem se comprometer com esses três pontos.
Sendo o ambiental como preservação e o uso racional dos recursos da natureza sem prejudicá-la, o social com a participação da sociedade e o econômico com a exploração dos recursos naturais de modo que possa suprir necessidades ainda que de forma sustentável.
Portanto, devido a esse tópico que vem cada vez mais surgindo no mercado, seja de lavagem de tapetes residenciais ou de alimentação, a sustentabilidade vem se tornando a alternativa mais buscada.
A importância e os benefícios para os negócios
A importância de ter meios sustentáveis na sociedade, seja como forma pessoal ou no âmbito empresarial, é algo que vem se tornando cada vez mais necessário para a preservação do planeta em meio aos recursos usados.
Por meio de simples ações em processos do cotidiano, como separar o lixo corretamente ou então, usar energia renovável na produção de uma divisória de vidro com porta de correr, já pode fazer alguma diferença no meio ambiente.
A importância da sustentabilidade está também não apenas ligada no agora, como principalmente no futuro, onde as novas gerações poderão ter uma vida adequada e com recursos, preservando-os ainda mais para as que virão.
Os benefícios da sustentabilidade para as empresas pode até mesmo modernizar algumas áreas e ações com pequenos atos, como:
- Reduzir o consumo de descartáveis;
- Descarte correto de lixo eletrônico;
- Conscientização no uso da água;
- Coleta seletiva;
- Documentos online para reduzir o número de papel.
Portanto, a sustentabilidade é um fator que não somente é importante para a natureza, como também, pode proporcionar benefícios para os empreendimentos que utilizam práticas em torno do tema.
Além de que essas práticas ao serem usadas em uma empresa de caixa plástica de mercado, por exemplo, acabam criando uma boa imagem no mercado em relação aos concorrentes, fazendo com que ganhe destaque no segmento.
Como unir sustentabilidade com o marketing?
Desejando mostrar cada vez mais que se importa com a natureza de forma real, as empresas passaram a aliar esse fator com o marketing que faziam com os seus produtos e serviços, assim como do próprio nome da marca.
Com isso, acabou originando o que ficou conhecido como marketing verde, que por sua vez, também pode ser chamado de marketing ambiental ou ecomarketing.
Sendo uma estratégia que demonstra os benefícios que a empresa produz em relação ao meio ambiente, de modo que não há pontos ruins que prejudiquem nem na produção, e nem ao serem consumidos.
Essa união entre unir a parte ambiental com o marketing surgiu na década de 60, mas ganhou ainda mais força na década de 90, quando o mercado começou a perceber mais sobre os impactos que causavam na natureza.
Isso fez com que os consumidores ficassem preocupados com a escassez por conta das altas produções das empresas e a retirada de recursos de modo desenfreado, o que acabou levando-os a exigirem que empresas mudassem os seus hábitos.
Para que uma empresa de impermeabilização de piso laminado seja de fato considerada ambiental e faça uma campanha em cima deste tópico, o empreendimento deve ser socialmente justo, culturalmente aceito, ter uma ecologia correta e viabilidade econômica.
Por isso, ações como reduzir, reutilizar e reciclar o que consome ou o que produz é importante, fazendo com que a empresa não somente economize como também contribua com o meio ambiente.
Porém, essa sustentabilidade como aliada para vendas e sendo campanha para o marketing de placa ACM luminosa deve de fato ocorrer, porque em caso contrário, a empresa pode ser denominada como greenwashing.
O greenwashing é uma classificação de empresas que usam o discurso de apoiar o verde e serem ecológicas, sendo que não fazem isso na prática interna ou externa com a produção do produto ou a realização do serviço.
A promoção de falsos recursos utilizando a natureza pode fazer com que o empreendimento não tenha os pontos positivos que se imaginam, e com isso, podem acabar piorando a sua reputação dentro do mercado.
Por isso, é fundamental que empresas que usarem a sustentabilidade como um ponto de marketing, devem exercer essa função na prática e fazer com que os seus funcionários também adentrem nesta categoria de ecologia.
Um dos pontos que a empresa pode fazer e usar como uma estratégia de marketing para aumentar suas vendas, são por meio de selos e certificações que demonstram a sustentabilidade da empresa, de modo que há um compromisso socioambiental.
Assim como ações voluntárias em favor da sustentabilidade, e apoio a campanhas sociais que também estão voltadas para esse foco de preservação junto à sociedade.
Alguns empreendimentos utilizam o recurso de que, em uma determinada quantia de compra em um produto ou na realização de um serviço como o de pintura epóxi para banheiro, por exemplo, uma quantidade é revertida para fundos ambientais.
Que, por sua vez, são ONGs ou outras instituições que abraçam a causa de ajudar o meio ambiente, seja a sua flora ou fauna, que sofrem com as mudanças com a constante alteração por conta do mercado.
As embalagens e as matérias-primas utilizadas pela empresa também podem fazer parte da estratégia de vendas, de modo que estas não criem uma poluição no meio ambiente.
Com pequenos passos, uma empresa pode se transformar em uma grande referência no mercado no que se trata de sustentabilidade.
Os desafios da transformação e adaptação
Embora uma empresa que produza fachada em lona com ilhós, por exemplo, decida ter a sustentabilidade ao seu lado para aumentar as vendas, alguns desafios podem acabar surgindo ao aderirem essa prática.
Um dos principais acabam sendo os altos custos para que uma empresa comece a ser sustentável, devido às mudanças que são necessárias e que em alguns processos como matérias-primas corretas, acabam necessitando um alto investimento.
Do mesmo modo que outro desafio são os líderes desmotivados para colocar as práticas em ação, sendo esses casos, a necessidade da mudança deve começar de forma interna antes de ser refletida externamente.
Por isso, é importante que as empresas sempre contem com a ajuda de especialistas para saber como motivar para que a sustentabilidade seja mesmo posta em prática.
Do mesmo modo que podem ter especialistas que auxiliem com o orçamento para transformá-la em uma empresa ligada à sustentabilidade, de modo que não prejudique o que já tem mas que possa aumentar os lucros que entrarão.
Considerações finais
Portanto, a sustentabilidade é um tópico que cada vez mais vem sendo assunto dentro do mercado, especialmente, nas maneiras que podem ser realizados os produtos e os serviços de forma que não agrida tanto a natureza.
Ganhando atenção desde a década de 90, a sustentabilidade dentro do mercado é algo que fez com que as empresas buscassem mudanças e meios de adaptações, principalmente com as cobranças que os consumidores passaram a fazer.
Com desafios para as empresas criarem uma propaganda de modo correto, para que não seja classificada como greenwashing, as formas da indústria se adaptar para produzir e ter práticas podem se tornar um dos diferenciais dentro do mercado.
Isso porque ao serem feitas do modo correto, e a estratégia de marketing for baseada nesta ação, a credibilidade dentro do mercado acaba subindo, o que proporciona um destaque entre os concorrentes e uma maior atenção do público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.