Já deu para perceber que as redes sociais possuem um papel importante na forma como as empresas se relacionam com seus públicos não é? Por esse motivo, empresas dos mais variados portes e segmentos utilizam o Social Selling como estratégia de crescimento.
Isso porque proporciona a elas um contato mais próximo entre a marca e os respectivos consumidores.
Explorar a utilização dessas ferramentas sociais de forma adequada é fundamental para o crescimento das empresas.
Afinal de contas, o universo das redes sociais é gigantesco e promissor.
Se considerarmos apenas o Facebook, o número de usuários ativos no primeiro trimestre ficou em 2,6 bilhões, com crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2019.
Dessa forma, a probabilidade de o público do seu negócio estar lá é alta e sua empresa precisará estar lá também.
Deu para sentir o motivo que você deve começar a explorar as redes sociais, não é mesmo?
Continue lendo que vamos te explicar mais sobre o social selling neste artigo.
Mas o que é o Social Selling?
Social Selling é a tática usada para alavancar a utilização das redes sociais visando criar e nutrir relacionamentos que aprimoram os esforços de vendas de uma marca.
Portanto, essa estratégia se trata da utilização de redes sociais para criar e manter relacionamentos com o público e gerar vendas.
Contudo, você precisa saber que não se trata apenas de estar presente nas redes ou postar de forma aleatória e sem planejamento.
Além disso, é importante ter em mente que, apesar de colaborar com as vendas, as redes sociais não são ferramentas de venda, ok? O verdadeiro propósito é socializar, mas pode auxiliar o processo de vendas.
Ou seja, sua empresa precisa criar um bom relacionamento com o seu público e buscar sempre formas de interagir com ele.
Como conquistar clientes usando Social Selling como estratégia de crescimento?
Agora que você conhece o Social Selling e a sua importância, você deve estar se perguntando como aplicá-lo.
Confira então como os 5 pilares do Social Selling podem formar sua estratégia completa abaixo:
1 Desenvolva sua persona
A persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Sua criação é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes.
Além disso, apresenta a criação de histórias pessoais, objetivos, desafios e dores.
Compreender seu cliente é essencial não só para o desenvolvimento de produtos, mas também para a produção de conteúdo que orientará a conquista de novos clientes.
A persona precisa estar bem desenvolvida para que sua marca consiga realizar uma comunicação assertiva e alcançar os objetivos.
2 Foque onde seu público está
Você já aprendeu sobre a importância de conhecer sua persona. Diante disso, você precisa analisar onde o seu público se encontra. Qual é o melhor canal para alcançá-lo?
Por essa razão, é necessário usar as plataformas de redes sociais ao seu favor.
O passo inicial é saber em quais canais ele mais está presente. Para o B2B, a plataforma que costuma ter maior força é o Linkedln. Já no B2C, as plataformas como o Facebook, Instagram e Twitter são mais usadas.
3 Crie uma presença forte e confiável
Os consumidores atuais apresentam um forte comportamento de pesquisa. Hoje, eles verificam a informação e em quais fornecedores podem confiar.
Então, é preciso mostrar que você entende e é autoridade no assunto. Também é importante participar ativamente no setor que sua empresa atua.
Além disso, você deve cultivar uma imagem coerente com a voz da sua marca, galeria de imagens, cores e aparência geral.
Criar um relacionamento de confiança e coerência é fundamental, pois todo trabalho de vendas tem como base essa relação de credibilidade.
Dessa forma, ajude seu público fornecendo informações relevantes que solucionem as preocupações ou dores deles.
Esse é o princípio, ok? Crie um relacionamento confiável que a venda será uma consequência dessa ação.
4 Promova conteúdo de qualidade
Desenvolva um conteúdo relevante para seu público. Faça melhor que seu concorrente! Assim, você se destacará com a audiência que pretende impactar.
Seja original quando for criar! Lembre-se de criar um conteúdo que ajude a sua persona a tirar as dúvidas e a resolver os problemas.
Essas informações relevantes agregam valor a sua marca e te aproximam o seu público.
Por isso, você não pode escrever qualquer conteúdo, mas algo que colabore para que as personas solucionem seus problemas.
Isso criará uma conexão eficiente entre a sua marca e os potenciais clientes.
5 Analise os resultados do Social Selling
O último passo é observar os resultados gerados por essas ações. Saber o quanto foram efetivos e se é preciso fazer algum ajuste.
O hábito de analisar as redes sociais ajuda as empresas a investirem o tempo em estratégias focadas no público.
Além disso, é importante verificar como o público reage e tem falado sobre sua marca nas mídias sociais.
Compreender essas práticas é indispensável para a gestão do relacionamento com o público.
Conclusão
Agora, você já deve ter compreendido que as redes sociais tem muita influência no comportamento das pessoas. Não é?
Então, vamos começar a explorar os benefícios que as redes sociais podem trazer para sua empresa?
Fale com a nossa equipe e descubra como.
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