O Sistema de Informação de Marketing (SIM) é uma estrutura utilizada por grande parte das empresas, que analisa dados internos e externos do negócio e seus produtos em meio a uma organização sistemática e que propõe melhores tomadas de decisão.
Porém, esse olhar não se prende a só um sentido interno ou até mesmo aquele relacionado ao cliente de uma empresa, como o caso de uma loja de lixeira para carros em tecido.
Essas informações se unem para formar um entendimento pleno sobre todo o processo, desde a forma como a companhia atende o cliente, oferecendo o que tem, até a parte de onde é possível captar um feedback, compreendendo as melhorias que podem ser feitas.
São muitas as frentes que podem ser mostradas a partir da reunião de bases de dados nos sistemas, bem como a introdução de processos diários de trabalho.
No geral, a função do SIM é permitir um olhar 360º dentro de um empreendimento de mobile pdv, de modo que essa noção permita às lideranças as melhores decisões e implementação de estratégias cabíveis, ajudando um crescimento saudável e concreto.
No artigo de hoje, vamos trazer um pouco mais sobre o conceito do SIM, pontuando seus benefícios e as prioridades na introdução desse sistema nas mais diversas companhias. Acompanhe!
O que é o SIM?
O SIM é um sistema baseado estritamente na junção de dados e informações relevantes de uma companhia, que podem trazer melhorias e, sobretudo, conhecimento por parte dos principais funcionários, os que estão à frente de tomadas de decisões e prática de ações.
Desde que foi concebido, há décadas atrás, sua criação se baseava em um modelo de empresa que captava dados de diversas fontes e centralizava estes em um só lugar.
Porém, com a evolução tecnológica e com o surgimento do Big Data, uma noção de utilização de dados para guiar decisões, cada vez mais os sistemas dentro de empresas se tornaram muito mais ricos, contando com bases que trazem impactos necessários.
É importante dizer que o SIM é um processo totalmente adaptável e único em uma organização, ainda que siga o mesmo pretexto de unir dados em favor da visualização e ação.
No entanto, essa exclusividade é sempre comum porque o sistema é totalmente montado, dentro de uma organização e pontos de inclusão que são possíveis no contexto de cada empresa e suas fontes de dados, como em uma loja de venda de placa luminosa.
O interessante do SIM, além de sua personalização, é a forma como ele consegue entender os diferentes pontos de trabalho de uma empresa e fazer uma única análise eficiente.
Dessa forma, os benefícios acabam sendo diversos e essenciais, a começar pelo fato de que o negócio consegue enxergar o todo com bastante propriedade.
Por que é vantajoso utilizar esse recurso?
Quando aliado ao Business Intelligence (BI) da empresa, o SIM vem acompanhado de diversos benefícios, uma vez que é capaz de integrar os dados estratégicos de todas as áreas.
Nos tópicos a seguir, vamos trazer algumas abordagens que mais chamam a atenção em relação a seus impactos positivos, o que pode impulsionar o seu interesse:
1 – Melhora o atendimento
Um dos pontos mais modificadores com a utilização do SIM nas empresas, como gráficas de flyer de festa, é a forma como o atendimento ao cliente muda positivamente.
Quanto mais informações, melhor a equipe que trabalha à frente do negócio se conecta com os consumidores.
Podemos ver um bom exemplo disso em relação às tentativas de vendas por parte de equipes responsáveis, que geralmente ocorrem em processos com as mesmas pessoas.
Para que haja uma continuidade no atendimento, de modo que o cliente se sinta abraçado e bem recebido pela empresa durante o processo, independente de quem o atender, é importante utilizar o SIM para consulta e acompanhamento de todo o andamento.
2 – Aumenta a visão de mercado
Com as informações mais importantes de uma empresa de painel canaletado, fica muito mais fácil entender alguns dos caminhos de mercado, principalmente no que diz respeito ao andamento do negócio comparados com dados altamente relevantes.
Diferente do que muitos acham, o Sistema de Informação de Marketing não agrega apenas os dados internos de um negócio, mas sim, tudo aquilo que envolve a atuação, o que inclui dados externos.
Assim, fica fácil permitir comparações entre empresas, entendendo de que maneira uma companhia pode proceder para atingir grande visualização pelo público, estando sempre à frente de seus adversários em meio à conquista pelo cliente ideal de uma escola de tênis.
3 – Encontra erros e propõe soluções
Com todos os dados da sua empresa em mãos, próprios para consulta e também propícios para uma apresentação de relatórios, as lideranças passam a ter maior proximidade dos erros e até mesmo pontos que podem estar trazendo resultados negativos ao negócio.
Isso pode acontecer a partir de uma análise de feedback, estratégias de vendas que estão fazendo efeito ou não, participação de funcionários na negociação, dentre outros.
A partir dessa visualização prática, faz-se muito mais cabível procurar por soluções que possam de fato vir a acrescentar melhorias significativas, algumas vezes mais do que necessárias para a sobrevivência de um negócio do ramo de conserto de joias.
4 – Facilita o processo de decisão
Em quase toda companhia, a decisão, seja qual for esta, é baseada em dados e informações que possam trazer um ótimo direcionamento, agregando uma certeza de mudança. Em outros casos, podem até mesmo guiar ao não acontecimento de uma ação.
Entretanto, de um modo geral, com a utilização do SIM em um negócio, os líderes acabam tendo uma compreensão muito maior em relação às suas decisões e mudanças.
Isso porque quase sempre alguma situação evidente aponta um direcionamento a ser tomado. Em outras situações, sem a utilização de um sistema, a visualização de um problema que traria uma resolução seria muito mais complicado de ocorrer.
5 – Agrega dados aos planejamentos
Não é só em meio às decisões que os dados e informações trazidas dentro de um SIM podem surtir efeito.
Nos planejamentos e ações criadas para as empresas, que funcionam como resoluções para necessidades específicas, os benefícios do sistema se mostram claros.
Afinal, essa compreensão propõe uma indução de fatores relevantes internamente, como é o caso de mudanças de lideranças, organização entre setores e focos de atendimento.
Tudo isso agrega maiores resultados, tendo em vista que seguem um planejamento metódico, onde metas e conquistas são preestabelecidas pelos líderes.
De que forma começar uma implementação do SIM?
A seguir, vamos apontar o que realmente é preciso para implementar o SIM dentro de uma companhia, seja em um espaço de aula de guitarra ou em uma empresa de proteção veicular, mais especificamente em seu setor de vendas. Acompanhe:
Coleta de pontos de dados
O essencial para que o SIM possa entregar ótimos resultados e visualizações que mostrem os principais caminhos de atuação é a partir da coleta de dados, podem vir de diferentes pontos. Alguns deles podem ser:
- Redes sociais;
- CRM (Customer Relationship Manager);
- Informações de atendimentos;
- Análises de blogs e sites.
Quanto maiores as fontes de dados relevantes, melhores serão as análises e, consequentemente, as mudanças positivas na estrutura de uma companhia.
new RDStationForms(‘form-blog-gentileza-afiliados-4ac345d11f3546f826ac’, ‘UA-114965972-2’).createForm();
Sistemas e softwares
Os sistemas são, de fato, as bases de trabalho com dados e informações. Se estes pontos são os fundamentos do SIM – Sistema de informação de marketing, o sistema ou software que roda o programa é a forma de visualização disponível para os profissionais responsáveis por eles.
Dessa forma, existe uma preocupação plena em escolher o melhor recurso para visualização e organização de dados, contando ainda com uma personalização.
Treinamento interno
Ainda que o SIM passe a ser proposto para o interior de uma empresa, nem sempre é possível trazer uma utilização plena por todos, tendo em vista que análises e até mesmo a forma de captação de informações a partir de sistemas de dados é algo cultural.
Por isso, nada melhor do que oferecer um treinamento geral para os colaboradores, propondo como fundamento para o trabalho a utilização metódica do Sistema de Informação de Marketing.
Suporte para os usuários
O suporte é um ponto essencial para uma empresa que utiliza o SIM. Afinal, se estamos falando de sistemas, é bem provável que nem todos das equipes que o utilizam saibam como utilizar, ou até mesmo consertar possíveis erros, o que é bem comum.
Portanto, na hora de pensar no sistema, é importante contar com o serviço de suporte, que é disponibilizado pelo fornecedor que implanta e cria o SIM.
Considerações finais
O Sistema de Informação de Marketing é uma ferramenta potente de visualização e apontamento de dados, que ajuda lideranças e atendimentos diversos dentro de uma empresa a entregarem serviços mais alinhados aos objetivos.
Dessa forma, encontrando soluções rápidas e propostas embasadas para questões tanto internas, quanto externas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.