Todos os sites desejam aparecer nas primeiras posições da busca orgânica do Google. E o SEO, pode ajudar com isso.
Lá ficam os links mais vistos e clicados pelos usuários, que não tem costume de passar da primeira página para achar as respostas que procuram.
Então, uma boa estratégia de SEO possibilita que se chegue no topo do Google.
Nesse sentido, o site, blog ou loja virtual se torna mais procurado, ganha mais autoridade no mercado, recebe mais visitantes e cresce as chances de conversões.
Assim como uniforme de obra civil de obras noturnas quando a luz bate neles, eles aparecem. O SEO é como a luz, quando bem usada a estratégia, ao pesquisar sobre seu ramo de atuação, a pessoa vai te encontrar nas primeiras posições.
E isso tudo sem investir em mídia, é com fundamento nas otimizações das páginas e na relação com outros sites para aprimorar a experiência de busca e a navegação dos usuários.
Dessa forma, um e-commerce de impressora de etiqueta de roupa pode usar as técnicas de SEO, para poder aparecer sempre que alguém pesquisar essas palavras no buscador.
Isso provavelmente vai alavancar as vendas do negócio.
Esse artigo vai mostrar como funciona o SEO, como se define isso e outros aspectos envolvendo essas estratégias para você ficar por dentro de tudo. Confira!
Conceito de SEO
Todas as empresas e pessoas que têm um site compartilham uma meta em comum, que é fazer com que mais pessoas visitem ele.
O site é a entrada para qualquer negócio hoje em dia, o que aumentou e muito a importância de trabalhar as técnicas de SEO.
Ou seja, hoje todo negócio que tem site precisa usar técnicas de SEO, seja de um serviço de torno e fresa ou qualquer outro tipo de negócio do mercado.
Se ainda a pessoa não conhecia essa sigla, SEO, e chegou até aqui, certamente já ouviu falar do Google.
Toda vez que uma página é publicada na internet, os buscadores, e o Google é o principal, buscam indicá-la, para que seja achada por quem procura pelo assunto que ela está abordando.
Se uma empresa de limpeza de terreno com roçadeira conhece bem e fala muito bem sobre sua área, o Google vai querer que quem pesquisar sobre esse assunto, encontre os melhores conteúdos, e certamente esse aparecerá.
Contudo, há milhares de páginas sendo postadas todos os dias na internet. E é isso que faz a concorrência ser muito grande para um site ser mostrado nas primeiras posições de uma pesquisa.
A mesma coisa se aplica a uma empresa de película de vidro espelhada, se a empresa aplicar as técnicas de SEO, e tiver um conteúdo único e muito bem elaborado, vai ter bons resultados em seu site, independentemente de pagar as mídias.
É aí que começa o trabalho de SEO, search engine optimization. Como a tradução já sugere, SEO é um tipo de otimização para os motores de busca ou pesquisa.
Sendo assim, é um agrupamento de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores na definição do ranking de uma página para uma palavra-chave específica que foi pesquisada.
E o SEO morreu?
Com as várias atualizações nos buscadores, como o Google, são divulgadas várias especulações sobre a morte do SEO. Muitos esquecem que as posições do Google ainda existem.
O SEO não só não morreu como é importantíssimo para sua estratégia digital.
Mas, a otimização de sites para as ferramentas de buscas vai além de técnicas ruins que buscam manipular os resultados mostrados pelo Google, e que são punidas e extintas com as novas atualizações.
As técnicas de SEO podem ser feitas buscando chegar ao usuário entregando a resposta que ele tanto procura com o formato ideal, oferecendo a melhor experiência no ambiente da marca e de acordo com as diretrizes dos buscadores.
Como fazer a estratégia de SEO
Para ter o tráfego orgânico que a empresa tanto deseja, é fundamental que o conteúdo postado em seu blog seja muito relevante para alguém.
Como qualquer outra estratégia de marketing, tudo inicia com planejamento, quais metas se quer atingir com SEO, a quem deseja-se alcançar, como se pretende chegar lá. É isso que vai sustentar o caminho para o êxito da estratégia.
Além disso, a empresa também deve saber que a estratégia de SEO geralmente dá frutos no médio e longo prazo.
Uma empresa de cordão para credencial sabe bem que tudo leva tempo, principalmente uma estratégia envolvendo vendas. Envolve toda a jornada do cliente.
Não se espera um retorno rápido, como deve ocorrer com alguns anúncios e links patrocinados. Ainda assim, o SEO costuma ter um retorno mais sustentável ao longo do tempo. Por isso, veja-se os primeiros caminhos do SEO:
Defina os objetivos
A primeira etapa da estratégia é definir quais são as metas ao otimizar seu site ou loja virtual. E por isso, é essencial saber o que o SEO é capaz de oferecer, por exemplo:
- Crescimento do tráfego orgânico;
- Geração de leads;
- O aumento das vendas;
- Redução do custo de aquisição de clientes.
Buscar sempre alinhar esses objetivos de SEO aos objetivos principais da marca. Se ela quer alavancar o reconhecimento da marca, por exemplo, ele pode ajudar nisso ao pôr o site da marca em evidência nas primeiras posições do Google, por exemplo.
Assim, no decorrer e depois de pôr em prática a estratégia, a marca pode conferir os indicadores para saber se tomou o caminho certo para alcançar seus objetivos.
Criar metas é como uma divisoria MDF com porta, ela vai dividir quais caminhos a empresa deve adotar ali no decorrer das aplicações estratégicas. E sempre tomando cuidado para criar boas metas para que tudo tenha um excelente êxito.
Defina a persona
Outra etapa importante do planejamento é definir a persona. Afinal, a marca tem que saber para quem sua estrateǵia aponta. Com quem ela necessita se comunicar. E quem ela quer atrair para o negócio.
A persona é a descrição de um personagem que vai representar o cliente ideal da sua marca, com as dúvidas, dores e necessidades que sejam reais, que a marca possa ajudar a resolver.
Ela deve ser construída com fundamento em dados reais de clientes, por meio de análises, formulaŕios e entrevistas.
E tem de ser uma definição personalizada como copos personalizados metal, principalmente focados na etapa do funil em que os clientes estão.
Como SEO pode ajudar um site?
Ao começar uma campanha de otimização no site, a marca poderá perceber que a melhora no posicionamento para as palavras-chave do seu negócio é ligada à quantidade de acessos que o site vai receber, além de produzir também mais visibilidade para a empresa.
Há vários tipos de objetivos em um site. Para um e-commerce, o principal é a geração de vendas. Porém, para um blog, é necessário que seus visitantes leiam as suas postagens.
Logo esses objetivos, que também são chamados de conversão, podem ser muito variados, como vendas, cadastro, ou até mesmo cliques em partes específicas do site.
Independentemente da sua área e de seus objetivos, a otimização do seu site vai proporcionar que chegue a ele um público segmentado de acordo com as expectativas da marca.
Os fatores de posicionamento
Embora o Google não mostre quais são os fatores de maior importância para os algoritmos de rastreamento, sabe-se que passam de 200, há vários pontos a se levar em conta em uma estratégia de SEO e muitos detalhes devem fazer a diferença. E são eles:
- Qualidade do conteúdo;
- Responsividade;
- On page, as otimizações no site;
- E palavras-chave.
Todos esses fatores são essenciais para uma melhora no posicionamento do site da marca no Google ou em outro buscador. Principalmente no que é referente a qualidade do conteúdo.
Pois, não adianta levar as pessoas para o site e aumentar o tráfego orgânico, se ao chegar lá a página não retêm esse tráfego por um longo tempo. O que vai acontecer é que a página vai perder ranqueamento e não ganhar.
Por que fazer estratégias de SEO?
A utilização das estratégias de SEO possibilita que a marca obtenha bons ranqueamentos nos buscadores de pesquisa em função da qualidade do conteúdo postado na página. Logo, cresce as possibilidades de receber mais cliques sem pagar nada por isso.
Uma empresa geralmente gasta muito para ter alguns cliques no site, enquanto que um bom planejamento estratégico de SEO, possibilita mais cliques e sem gastar absolutamente nada com os buscadores.
O que o SEO pode fazer pela marca?
As estratégias de SEO podem fazer muitas coisas pela marca que realiza um bom planejamento voltado para isso. Essas coisas são:
- Mais credibilidade para a marca;
- Aumento nas vendas;
- Gera um maior retorno sobre investimento;
- E as ferramentas essenciais para crescer.
O SEO vai gerar muitos benefícios para a marca que o adotar corretamente nas suas estratégias. Principalmente no que diz respeito ao lucro.
Considerações finais
O artigo apresentou aspectos importantíssimos das estratégias de SEO. A otimização do site, possibilita que as pessoas que chegam até o seu produto, sejam as que verdadeiramente tem intenção de compra.
E quando a marca tem em mente, que quanto mais visível ela for, mais vendas fará, realmente estará mais motivada para gerar um conteúdo de qualidade.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.