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Marketing: estratégia ou técnica?

14 de julho de 202229 de julho de 2022Aline Rocha
estratégia

O Marketing é uma das palavras mais difundidas no mundo, sendo considerado um dos pilares para o sucesso de uma empresa ou figura famosa. 

O marketing é a arte de divulgar, criar, conquistar e atribuir valor a tudo aquilo que o mercado deseja consumir, satisfazendo, dessa forma, as necessidades do público. 

Mas o que poucos sabem, é que o marketing vai muito além de apenas cumprir o seu papel de divulgação.

É uma área do conhecimento que está constantemente desenvolvendo pesquisas e inovações. 

A origem da palavra marketing é do século 21, mas sabemos que essa prática data de muito mais de 70 anos.

Pois o ato de divulgar um produto listando pontos que justifiquem o consumidor ter preferência por um ao invés do concorrente, já é fazer marketing. 

Por exemplo, uma empresa de manutenção de jardim ao confeccionar placas para por em frente a sua loja e panfletos para distribuir no bairro, já está aplicando técnicas de marketing, mesmo que a estratégia seja simples. 

Dessa maneira, o ato de ir a público abordar clientes e divulgar produtos em voz alta pode ser considerado estratégia de marketing.

Como dito anteriormente, já se praticam essas estratégias no mundo há séculos

Entretanto, foi com o desenvolvimento tecnológico que o marketing tomou proporções grandes e se tornou hoje um fator que pode mudar a cultura da sociedade. 

Atualmente, compreender quais são os seus impactos, funcionamento, técnicas e estratégias é a chave para o sucesso. 

Portanto, o objetivo desse texto é apresentar o conceito de marketing, sua história, a importância de aplicá-lo em seu negócio.

Além disso, também mostrar a diferença entre estratégia e técnica e listar alguns exemplos que as empresas e pessoas podem utilizar.

O que é marketing?

Atualmente, o marketing é uma área das ciências humanas que visa atribuir valor a produtos, serviços e pessoas por meio de estratégias e técnicas para satisfazer necessidades do público-alvo. 

Por exemplo, se uma pessoa deseja vender algodão doce de copo, podemos chamar de marketing a estratégia de divulgação para angariar clientes.

A palavra marketing originou-se na língua inglesa e quando traduzimos para o português significa mercado. 

Contudo, desde a criação da moeda como sistema de trocas e do estabelecimento do sistema capitalista é possível percebermos as origens do marketing.

A origem do termo é recente, datando aproximadamente em 1940, com a publicação dos primeiros artigos sobre o tema. 

Esses artigos foram a base do desenvolvimento do marketing, destacando-se o livro “Leis de Gravitação do Varejo”, de William J.Reilly.

O Livro abordava que questões sobre a localização devem ser consideradas quando uma empresa abre.

Walter Scott foi outro cientista que ao publicar alguns artigos possibilitou a compreensão do público sobre como a psicologia influencia nas propagandas.

Sendo, pois, algo muito importante para empresas de vários nichos assim como de limpeza em condomínio residencial.

Após esses eventos, ocorreu a publicação de vários outros artigos nessa temática.

O Pai do Marketing

Contudo, o livro de Philip Kotler, publicado em 1967 e intitulado como “Administração de Marketing”, foi o que o nomeou como pai do marketing, devido às importantes contribuições que trouxe para a área. 

No Brasil, os estudos sobre marketing começaram a ser implementados na década de 50, na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Atualmente, com o desenvolvimento da internet e das tecnologias, como o smartphone e o computador, o marketing tomou proporções nunca antes imagináveis. 

Uma propaganda, por exemplo, de uma empresas de fundição que antigamente atingia apenas uma parcela do público-alvo, hoje chega a diversos locais do mundo através das mídias digitais. 

Benefícios de fazer marketing

Estudar e trabalhar com marketing trás diversos benefícios, não apenas para empresas, mas também para pessoas físicas que estão tentando ficar famosas, dentre eles é possível destacar:

  • Se diferenciar dos concorrentes; 
  • Ser referência na área; 
  • Maior visibilidade;
  • Melhora da comunicação com o público; 
  • Aumenta as vendas;
  • Aumenta o faturamento.

Todos esses pontos positivos aqueles que se dedicam a aplicar as estratégias e ferramentas de marketing podem obter.

O marketing é a palavra-chave para que uma empresa consiga se posicionar no mercado, não bastando apenas entregar produtos e serviços de qualidade é necessário divulgá-los, até mesmo através de envelopamento de carros com propaganda.

Se não há divulgação, os resultados esperados não serão satisfatórios, pois o público atingido não será o suficiente apenas com a propaganda realizada por indicações. 

É essencial investir nas estratégias e técnicas de marketing para obter bons números e fidelizar esses clientes.

Sendo assim, uma boa comunicação quase sempre culminará no aumento das vendas e do lucro. 

Diferença entre técnica e estratégia de marketing

A técnica é uma palavra para designar a forma que utilizamos as ferramentas para atingir objetivos. Por exemplo, a habilidade espacial de executar algo é uma técnica. 

A estratégia é o planejamento que faz uso de uma série de técnicas e ferramentas, que aplicamos para o mesmo fim, atingir um objetivo. 

Por exemplo, um engenheiro civil que deseja construir uma casa precisa de um planejamento, empregando uma série de técnicas, ou seja, conhecimentos que adquiriu ao longo da graduação para utilizar ferramentas, como as de desenho de projetos. 

Diante dessas definições, fica fácil compreender se marketing é uma técnica ou estratégia, assim como é fácil entender o funcionamento de um braço robótico industrial.

Ou seja, marketing além de ser uma área do conhecimento, é uma estratégia que utiliza uma série de técnicas para atingir o público-alvo e satisfazer suas necessidades. 

Tipos de estratégias de marketing

Existe uma série de estratégias de marketing que estão sendo utilizadas atualmente e fazem muito sucesso no mercado, dentre elas é possível listar às seguintes: 

  • Marketing de conteúdo; 
  • Marketing digital; 
  • Marketing tradicional; 
  • Marketing de produto; 
  • Marketing de relacionamento.

Dentre uma série de outros exemplos, todos utilizam técnicas e ferramentas específicas que possibilitam atingir o objetivo da estratégia.  

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é baseado no desenvolvimento de publicações que sejam de interesse do público, com um compilado de informações que agregam durante a leitura. 

Por exemplo, empresas que divulgam serviços de marido de aluguel, podem publicar artigos sobre reparos domésticos, para atrair o público que precisa desse tipo de serviço. 

A produção de uma conteúdo original melhora o posicionamento das empresas nos buscadores e aumenta o tráfego orgânico, podendo tornar a empresa até mesmo referência no assunto. 

Marketing digital

Com a criação da internet o marketing abrangeu a quantidade de canais de comunicação para a divulgação de produtos e serviços, surgindo desta forma, um marketing especializado para os canais online. 

Dentre eles se destacam as redes sociais, sites, e-mail, plataformas de streaming e vídeo, que possuem um público específico e exigem técnicas diferentes do marketing tradicional para que a empresa obtenha sucesso e fique bem posicionada. 

Marketing tradicional

O marketing tradicional utiliza os veículos de comunicação mais antigos, como a televisão, o jornal, os outdoors, panfletos, revistas, rádios, dentre outros exemplos. 

Cada um desses veículos também precisam de técnicas específicas de marketing para que a estratégia de divulgação obtenha êxito e a empresa contratante aumente o faturamento, até mesmo aquelas que oferecem serviço de limpeza geral.

Marketing de produto

O marketing de produtos é voltado principalmente para empresas que vendem itens especializados. O objetivo é desenvolver técnicas interessantes para vender produtos para um público específico. 

Todas as questões relacionadas ao produto são trabalhadas por essa área, como a mensagem que passa, o diferencial, o posicionamento no mercado, dentre outros pontos importantes. 

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é voltado principalmente para conectar a empresa com os clientes, de modo a fidelizá-lo e atrair novos leads. 

Os benefícios que a criação contínua de uma relação com o cliente trazem são inúmeros e possuem uma série de técnicas específicas para que seja obtida. 

Como treinamentos de atendimento ao público, gestão de pessoas e outras formas de tornar a compra uma experiência. 

Considerações finais

Atualmente, o marketing é o alicerce do sucesso para todas as empresas inseridas no mercado. Portanto, com esse texto foi possível compreender os pontos essenciais para colocar em prática as estratégias e técnicas dessa área. 

Pois em um mercado extremamente competitivo, todas as táticas para se posicionar e se destacar são válidas, principalmente às inúmeras desenvolvidas pelo campo de marketing. 

Se você quer saber como potencializar suas vendas com Marketing Digital, fale com um especialista da Agência Gentileza e entenda mais sobre essas ferramentas!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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