A metodologia Scrum foi desenvolvida para que projetos complexos possam ser realizados em menos tempo e sem usar tantos recursos. Antigamente, era usado no desenvolvimento de softwares, mas atualmente ele pode ser aplicado em diferentes empresas.
Nos dias de hoje ele é muito usado na gestão de projetos, portanto, qualquer organização que queira otimizar a maneira como eles são conduzidos precisa investir no método.
Ele se baseia nas metodologias ágeis para reduzir o tempo de entrega dos produtos e serviços e tem capacidade de se adaptar às mudanças facilmente durante etapas produtivas.
Quem nunca usou a ferramenta pode considerá-la um pouco confusa no início, mas a verdade é que é bastante simples de aplicar, desde que todas as suas etapas sejam seguidas.
O recurso é de execução ágil, melhora a comunicação entre os membros da equipe e traz excelentes resultados, inclusive, pode ser aplicado até mesmo para projetos pessoais.
Para ajudar em sua aplicação, o artigo vai mostrar o conceito do método Scrum e seu objetivo, como ele funciona, quais são os princípios para colocá-lo em prática, as vantagens que traz para as empresas e como aplicá-lo corretamente.
Um pouco mais sobre o método Scrum
Antes de aplicar o método Scrum, é necessário entender seu conceito, objetivo e funcionamento. Trata-se de uma estrutura que ajuda a equipe a trabalhar em conjunto, aprender com suas experiências e se organizar na solução de problemas.
Os profissionais também conseguem refletir sobre seus êxitos e fracassos e com isso melhoram constantemente. Mesmo sendo usado pelas equipes de desenvolvimento de software, seus princípios podem ser aplicados a outros trabalhos.
Isso fez com que se popularizasse em diferentes organizações, como no caso de um fabricante de painel backdrop para eventos.
É considerado como uma estrutura de gestão de projetos de agilidade, descrevendo um conjunto de reuniões, cargos e ferramentas que precisam ser aplicados em conjunto para organizar e gerenciar o trabalho.
Seu principal objetivo é aumentar a produtividade da equipe e isso é possível porque acolhe a criatividade e a incerteza durante a execução de um projeto.
Seu funcionamento é simples e dinâmico, e tudo começa com a divisão do produto e um planejamento feito pelo Product Owner. O planejamento é desmembrado em funcionalidades do produto, criando uma lista chamada Product Backlog.
Durante essa etapa, o Product Owner precisa definir prioridades que vão implementar todas as funcionalidades do projeto. Então, ele é dividido em ciclos conhecidos como sprints que duram de 2 a 4 semanas.
Sprint é o período em que as atividades definidas no Product Backlog serão executadas. Mas antes de iniciar o sprint, a equipe vai planejar as tarefas implementadas, de modo a ter uma visão clara sobre as prioridades.
Supondo que uma das etapas do projeto seja impressão digital em madeira, ela deve ser deslocada do Product Backlog para o Sprint Backlog.
Ao executar o sprint, a equipe precisa fazer reuniões diárias, conhecidas como Daily Scrum, e cada colaborador vai pontuar o que foi feito no dia anterior, o que vai fazer hoje e os impedimentos existentes.
O processo segue da mesma forma até o fim do sprint e novamente é feita uma reunião para revisar as funcionalidades implementadas e validar o produto.
Nesse momento, também é feita uma retrospectiva do sprint para que a equipe possa avaliar o processo, identificar se é necessário fazer adaptações e planejar um novo e sprint. Esse ciclo se repete até que o produto seja entregue ao cliente.
Princípios do método Scrum
O método Scrum segue alguns princípios para seu funcionamento e é necessário conhecê-los para aplicar a metodologia. São eles:
- Controle de processos empíricos;
- Auto-organização;
- Colaboração;
- Priorização baseada em valor;
- Time-boxing;
- Desenvolvimento interativo.
O controle de processos empíricos mostra que as decisões do projeto precisam ser tomadas com base em experimentos e observações.
Dentro de uma empresa de manutenção de nobreak APC isso envolve transparência, permitindo que todos os ângulos sejam visíveis pelos membros da equipe, além de trazer uma comunicação fluida com reuniões diárias.
A inspeção é o acompanhamento do projeto pelo time, coletando feedbacks constantemente por parte dos clientes e de outros stakeholders envolvidos. A adaptação é praticada durante mudanças no processo, como ações com base em dificuldades.
Os colaboradores se tornam mais proativos e buscam responsabilidades maiores e com isso conseguem desenvolver a auto-organização.
Nenhum projeto pode ser concluído sem colaboração, e para atuar nesse princípio, a metodologia trabalha em conjunto com todos os stakeholders envolvidos no processo.
Os funcionários estão alinhados entre si, o trabalho é atribuído de maneira organizada e caso seja necessário, existe uma adaptação às demandas diárias por meio de tecnologia.
O método oferece o máximo de valor para o negócio, economizando tempo e priorizando o que realmente é importante. O tempo de execução de cada tarefa é fixado previamente, o que evita problemas com prazos e atrasos.
Dentro de uma empresa de conserto máquina lavar roupa Brastemp, o princípio do desenvolvimento interativo é baseado na repetição de sprints ao longo do projeto, gerando valor contínuo.
Vantagens do método Scrum
A metodologia em questão é eficaz para equipes que precisam criar ou entregar produtos frequentemente, desde os mais comuns até os mais complexos, como no caso de campanhas de marketing e ativos criativos.
Seguir essa estrutura aumenta a agilidade e a flexibilidade da equipe, aumenta a colaboração entre seus membros e ajuda a atingir as metas de maneira eficaz.
Os colaboradores estão sempre cientes sobre seu trabalho, tendo em vista que a equipe extrai as tarefas do backlog do produto e sabem quais são seus objetivos.
Como aplicar o método Scrum
Para aplicar o método Scrum, uma empresa de calibração equipamentos médicos deve seguir algumas etapas. São elas:
Definir o Product Owner
Product Owner é um agente do cliente que busca critérios e avaliações para analisar a qualidade e a agilidade e assim extrair o melhor do projeto.
Também atua como um intermediário entre o cliente e a equipe que está executando a tarefa para garantir uma entrega de valor. Para isso, é preciso estar sempre próximo dos stakeholders internos e externos.
Selecionar o Scrum Master
A segunda etapa é definir o Scrum Master e a equipe de trabalho, mas não existe uma regra específica sobre a quantidade de masters que o projeto pode ter. No entanto, é recomendável centralizar as obrigações em um único líder.
A equipe deve ter o tamanho suficiente para executar o projeto rapidamente, mas não existe uma quantidade ideal de colaboradores.
Para não errar na medida, um fabricante de miolo de fechadura tetra deve selecionar um grupo não muito grande, porém multidisciplinar e com autonomia suficiente para trabalhar.
Criar o backlog do produto
Product Backlog é um tipo de resumo do que precisa ser feito, principalmente em relação às entregas e o prazo de sua realização.
A equipe não precisa de uma precisão exata na etapa, visto que ela atua como o esqueleto do projeto e é de responsabilidade do Product Owner, uma vez que ele está sempre em contato com a equipe e demais stakeholders.
Definir o sprint
O sprint é o intervalo necessário para a execução das tarefas, geralmente tem duração de 2 a 4 semanas, e ao final desse período a organização precisa fazer uma entrega de valor para o cliente.
Uma empresa de lavagem de tapetes grandes deve enxergar o sprint como um conjunto de metas pequenas que devem ser alcançadas ao longo do tempo e da execução do projeto.
Definir as metas do sprint
Como falado anteriormente, o sprint é um pequeno grupo de metas, e para facilitar sua visualização, a definição dessas metas deve considerar as urgências do cliente, seguindo o backlog.
O papel do Scrum Master é dividir as tarefas entre as equipes, considerando as habilidades de cada membro.
Executar o projeto
As etapas anteriores mostram o planejamento teórico do projeto, e depois de concluí-las, é o momento de começar a execução.
A equipe que está criando a campanha de marketing para uma clínica de eletrocardiograma em animais deve estar alinhada e em sintonia, pois assim será possível entregar em menos tempo e com qualidade.
Uma boa execução depende de reuniões diárias para analisar o que foi feito e planejar o dia de trabalho.
Considerações finais
A metodologia Scrum é uma ferramenta imprescindível para acelerar entregas e melhorar a qualidade do que está sendo feito, mas existem várias outras soluções que podem otimizar a produção.
De qualquer forma, o método Scrum organiza as tarefas que precisam ser realizadas e consegue melhorar a integração entre todos os membros da equipe.
Ao passo que as etapas são entregues, o cliente pode ver o trabalho ser realizado e os profissionais se sentem mais confiantes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.