Existem muitas razões para uma empresa investir em rich media, pois ela é mais uma prova de que o marketing digital se renova constantemente.
O formato de anúncios publicitários estimula, cada vez mais, gestores e empreendedores a investirem nesse meio, por conta de suas vantagens e pela quantidade enorme de possibilidades que surgem constantemente.
Criar um anúncio para uma marca vai muito além de desenvolver uma chamada ou fazer uma combinação de cores. Vários fatores precisam ser levados em conta, como o perfil do usuário, suas preferências, entre outras informações.
O rich media é uma publicidade que interage com o público e envolve as pessoas em torno do produto, por meio de abordagem criativa e vários recursos de animação que se destacam na tela.
Também utiliza métricas avançadas para estimular respostas por parte do usuário e, com isso, aumentar o retorno sobre os investimentos. Mas antes de investir nesse recurso, é importante conhecer um pouco mais sobre ele.
O presente artigo mostrará o que é o conceito de rich media, por que ele é importante, motivos para investir no formato, quais são os tipos de anúncios veiculados e as vantagens que traz.
Entenda o que é rich media
Rich media, também conhecida como mídia interativa é uma estratégia digital para a criação de anúncios com recursos avançados, tais como vídeos, áudios e jogos, que podem interagir com os espectadores e fazer com que se envolvam com o conteúdo.
São anúncios gráficos que utilizam diferentes recursos, como propaganda flutuante, banner e imagens atrativas dos produtos e serviços, podendo se comunicar diretamente com as pessoas.
Ao investir nessa estratégia, uma empresa de aluguel de campo de futebol de sabão consegue criar anúncios atrativos e atraentes que induzem uma resposta do público, por meio de cliques, reconhecimento de marca e visualizações.
Importância do rich media
A estratégia consegue atrair a atenção do usuário e ainda faz uso de métricas e informações para garantir o sucesso da publicidade, dentre esses dados estão:
- Comportamento padrão do público;
- Número de expansões;
- Saídas múltiplas;
- Conclusões de vídeos.
Ele é fundamental para as escolhas e estratégias de marketing da empresa, uma vez que seu propósito não é apenas atrair as pessoas, mas atender as expectativas dos clientes, aumentar as chances de sucesso de uma campanha e elevar as vendas.
A ação aumenta a visibilidade da marca, possibilita a interatividade com o público, melhora o retorno sobre os investimentos, permite monitorar e acompanhar as métricas e ainda fortalece a imagem da organização.
Outro benefício que se destaca é o aumento das taxas de conversão, uma vez que é capaz de definir quantos visitantes concluíram uma ação, considerando o total de visitas e o número de visitantes que alcançaram a meta.
Quanto maior for a taxa de conversão, mais bem-sucedida é a campanha de rich media, porém existem muitos outros motivos para investir nessa estratégia.
Por que investir em rich media?
Essa estratégia aumenta a interatividade entre a marca e o público, e isso acontece porque ela chama a atenção das pessoas por meio dos recursos de mídia avançados que utiliza.
Uma empresa de serviço de zeladoria consegue melhorar seu desempenho em comparação com anúncios estáticos e tradicionais. O melhor de tudo é que pode ser usada nas redes sociais, mas esses não são os únicos motivos para investir.
Um deles é o aumento da visibilidade, devido à facilidade de atrair o público e elevar as taxas de cliques. Uma marca visível consegue atrair mais leads para seu funil de vendas.
A tecnologia usada nesse formato possibilita que os profissionais acompanhem métricas de interação e engajamento em vários níveis, como no caso do número de expansões do anúncio e saídas.
Também é possível ver a quantidade de usuários que assistiram ao vídeo completo, entre outras informações pertinentes para o sucesso da campanha.
Para um estúdio fotográfico especializado em ensaio familia lifestyle, investir em rich media também vale a pena porque enquanto os anúncios tradicionais permitem apenas que os usuários cliquem neles, a estratégia em questão vai um pouco mais além.
Ela oferece interatividade completa por meio de vídeos, jogos e áudios, fazendo com que a resposta esteja além da chamada da campanha.
Tipos de anúncios rich media
Existem diferentes tipos de anúncios rich media, e mesmo usando mídias interativas como os vídeos a marca não precisa se limitar a eles. Outros formatos que podem ser utilizados nessa estratégia são:
- Banner;
- Expansível;
- Intersticial;
- Push-down;
- Expansível multidirecional.
O banner é considerado pelo Google como o formato básico de rich media, possuindo tamanho e posição fixos na página ou no aplicativo onde a campanha será exibida.
Seu maior diferencial é a interatividade que acontece por meio de áudios e vídeos, ou até mesmo jogos para que a campanha consiga chamar a atenção do público.
Uma empresa de montagem linha de vida pode veicular esses anúncios em diferentes plataformas, como no caso das redes sociais.
No caso do expansível, o criativo pode ser expandido pela interação do usuário, por meio de ações como cliques, passagem do mouse ou de maneira automática, após o término do carregamento da página.
O conteúdo é apresentado de maneira minimalista antes de aparecer totalmente para o usuário, portanto, é uma ótima opção para quem quer despertar a curiosidade e o interesse das pessoas.
O formato intersticial, também conhecido como anúncio flutuante, aparece sobre o conteúdo da página, podendo ser no topo, em tela cheia e durante as trocas de páginas.
Também pode ser formatado para ocupar uma posição fixa que continua sendo exibida, mesmo se o usuário rolar a página.
Quanto ao push-down, ele não se sobrepõe ao conteúdo, mas quando o usuário faz a expansão, consegue visualizá-lo completamente. Enquanto é exibido, o conteúdo da página é empurrado para baixo.
Por fim, uma empresa de locação de caminhão de mudança grande pode usar o expansível multidirecional que funciona de forma automática em um dos lados da página.
Caso o anunciante faça a configuração à direita, ele será exibido automaticamente do lado direito do site, da mesma forma acontece se for configurado do lado esquerdo.
Vantagens de investir em rich media
Investir em rich media traz muitas vantagens para os negócios, independentemente de seu porte ou segmento. São eles:
Personalização
O formato desse tipo de anúncio deve ser destacado, visto que, diante do uso de métricas e diferentes tipos, essa campanha pode ser personalizada, o que faz com que seja totalmente capaz de atender às necessidades do segmento.
Só que mais do que atender às expectativas da audiência, a personalização reduz chances de erro, assim sendo, conteúdos como áudios, imagens, animações, vídeos e mensagens são escolhidos de acordo com o perfil do cliente.
Dessa forma, uma empresa de reparo placa de vídeo terá maior aceitação e engajamento por parte do público. A personalização do rich media vai desde a escolha das cores até o efeito do clique.
Formatos variados
A marca consegue usar diferentes formatos para o tipo de anúncio que quiser fazer, e isso aumenta ainda mais o alcance e o número de acessos por parte dos usuários.
Existem várias opções como banners, jogos, vídeos e até perguntas que estimulam a atenção e a interação das pessoas.
É importante lembrar que o rich media integra HTML5, que nada mais é do que uma linguagem de marcação simples e que permite a produção de aplicativos e sites com mais qualidade.
Métricas mais completas
Para uma empresa de instalação de alarme antifurto veicular, outra vantagem do rich media é a possibilidade de fazer um monitoramento preciso dos anúncios, o que dá ao anunciante a possibilidade de recolher muitas informações.
Por exemplo, ele consegue entender o número de cliques e outros tipos de interações, quantas pessoas visualizaram a campanha e o tempo médio de visualização da audiência.
Mas as métricas vão muito mais além, tanto é que a empresa consegue analisar cerca de 400 informações que indicam o perfil de cada consumidor e ajudam a direcionar e otimizar os custos com os recursos usados.
Em linhas gerais, um pet shop de banho e tosa perto de mim consegue criar anúncios inteligentes e completos, totalmente compatíveis com os interesses do público-alvo.
Considerações finais
O rich media é um tipo de anúncio muito mais evoluído, moderno e inteligente, capaz de possibilitar a interação entre os usuários com as campanhas da marca, e por isso está de acordo com as expectativas do consumidor moderno.
Ele traz resultados mais expressivos e vantajosos para os negócios do que os anúncios estáticos, por isso cada vez mais está sendo usado por organizações de diferentes setores.
Investir nessa estratégia é uma maneira de atrair as pessoas e estimular a ação esperada pela marca, que terá muito mais leads para inserir no funil de vendas. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.