O marketing digital tem por característica uma grande gama de estilos, abordagens e ferramentas. Um desses estilos é o Marketing orgânico.
Em linhas gerais, o tráfego orgânico de um perfil de redes sociais, de um site ou de uma lista de disparo é toda aquela interação obtida de forma espontânea e sem a interferência de campanhas pagas. Ou seja, as interações feitas em posts normais sem anúncios.
Essa possibilidade não existia antes da difusão do marketing digital. Nos moldes tradicionais, uma empresa de instalação de rede de proteção removível para janela basculante só conseguia chegar até o seu público com o investimento em dinheiro.
Essa transformação é a responsável por tornar possível que pequenos empreendedores invistam no crescimento e na consolidação da sua marca, a curto e a longo prazo, sem uma barreira de entrada aumentada pela demanda de investimento.
Para que o conteúdo proposto pela empresa garanta esse engajamento apenas pelo seu valor, é fundamental que ele apresente dois fatores essenciais: qualidade e relevância.
Além disso, é necessário que ele esteja conectado de forma direta com a identidade do consumidor.
Esse ponto é bastante relevante para que não se entenda a proposta do marketing orgânico como uma forma de obter resultados no meio digital de forma gratuita.
Mesmo sem o investimento em anúncio, essa estratégia deve ter um nível de verba considerável à disposição.
Muitas vezes, o tráfego orgânico não é exatamente uma opção, mas sim a frente de marketing necessária para que pequenos empreendedores deem seus primeiros passos.
Para que o marketing orgânico funcione, é essencial que exista uma lógica estratégica na produção de conteúdo. Ao se pensar na estratégia, é preciso abordar não só as qualidades dos seus produtos e serviços, mas também o universo de atuação da empresa.
O que é o Marketing Orgânico?
De forma geral, é possível obter tráfego orgânico em diversas frentes dentro do marketing digital, desde sites com blogs até redes sociais. Mecanismos de busca on-line são portas de entrada que devem ser exploradas dentro de um planejamento de marketing efetivo.
Muitas vezes, mesmo que o método possa ser feito como uma forma de conquistar resultados sem a necessidade de investimento, é fundamental entender que é preciso de muitos recursos estratégicos para obter ganhos de forma orgânica.
É possível entender um planejamento de marketing orgânico de uma empresa de demolição de casas como uma estratégia voltada mais a longo prazo, na qual é preciso a construção de uma base de conteúdo capaz de gerar movimentação sem uso de verba.
O tráfego orgânico se baseia em uma lógica de oferta de um valor inicial, que, em geral, apresenta um benefício ao cliente potencial em troca da sua interação. Essa lógica se aplica em empresas que utilizam sites, blogs, redes sociais e canais de contato.
O tráfego é um fator fundamental nesse planejamento e ele diz respeito ao fluxo de visitantes de canais. Quando uma empresa oferece algo para o consumidor, ela gera uma atração espontânea sem a necessidade de anúncios para impulsionar.
Outro fator elementar de uma estratégia de marketing orgânico é o estabelecimento de uma linha editorial voltada ao compartilhamento espontâneo do conteúdo. Esse tipo de conteúdo é formatado com o objetivo de que sua audiência compartilhe-os com a sua própria base.
Quando essa estratégia chega a um bom formato, ela alcança uma nova base de usuários, os quais participam ativamente no processo de conquista de novos leads e potenciais clientes.
Como usar o Marketing Orgânico em uma empresa
O marketing digital, em seu viés orgânico, pode ser a chave para o sucesso da empresa de drenagem do solo construção civil mesmo em planejamentos em que ela não siga o planejamento mais puro desse formato orgânico.
Isso acontece porque o modelo orgânico é aquele que maximiza o potencial de veiculação de cada conteúdo produzido, fazendo com que ele tenha um bom desempenho tanto em estratégias orgânicas quanto no impulsionamento pago.
Sem verba para investimento, esse conteúdo produzido vai se espalhar de forma espontânea tanto pela interação dos usuários quanto pela promoção orgânica e, também, por meio da boa avaliação da sua qualidade diante dos algoritmos das redes sociais.
Um dos pilares da construção de um marketing orgânico eficiente e da sua implementação no planejamento de marketing de uma empresa de grelha moeda sob medida é a construção de confiança entre esse negócio e o seu público.
Se no marketing impulsionado o motor condutor do crescimento do perfil é a maior veiculação por meio das plataformas, no modelo orgânico ele faz com que os próprios consumidores e usuários conectados sejam esse condutor do aumento da presença.
O cenário digital está em constante mudança. Os recursos pagos nessas transações vivem em um balanço de maior e menor valorização, enquanto por seu valor espontâneo ele se mantém sempre eficiente a curto e a longo prazo.
Quando a estratégia de marketing de uma empresa de sacada de vidro fechada passa a obter resultados a partir de uma margem orgânica de atuação, ela não garante apenas o crescimento do reconhecimento de marca, mas também uma prova social muito poderosa.
Em linhas gerais, é possível definir alguns pontos centrais que vão definir o sucesso de uma estratégia de marketing orgânico.
De entre eles podem se destacar os que são mais relevantes, que são, a saber:
- Conhecimento do seu público-alvo;
- Estabelecimento de uma identidade de marca;
- Monitoramento de tendências das plataformas e dos seus mercados;
- Potencial de inovação e de uso criativo dos recursos disponíveis.
Esses pontos de trabalho dentro de uma estratégia de marketing orgânico fazem com que esse tipo de planejamento se consolide como a melhor estratégia a curto e a longo prazo.
Por mais que a publicidade seja um acelerador, ela depende de estruturar o conteúdo, o que é, logo, uma característica um pouco negativa.
Por que investir em Marketing Orgânico?
O marketing digital baseado em um modelo orgânico faz com que uma empresa especializada em treinamento de zelador terceirizado não só se posicione no mercado digital, mas também consolide essa presença com mais clareza e por mais tempo.
O objetivo desse tipo de estratégia é construir, a cada produção de conteúdo, uma relação de confiança e credibilidade com uma base de consumidores cada vez mais ativa e, por meio disso, uma reputação digital que aumente o reconhecimento de marca e as vendas.
Nesse rumo, é a estratégia de marketing orgânico, mesmo em modelos que também fazem uso de anúncios, a maior responsável por trazer mais clientes para dentro da empresa tanto no curto quanto no longo prazo.
Quando uma empresa especializada em pgr medicina do trabalho investe em marketing orgânico, o conteúdo produzido ganha em vida útil e em desempenho, inclusive para estruturar uma futura campanha paga que pode ser a responsável pelo seu sucesso.
Essa maior qualidade se dá porque os processos da formação de marketing orgânico se baseiam também na estruturação de uma série de processos de constante otimização do conteúdo e adaptação mais eficiente para os diferentes canais e formatos do mundo digital.
O marketing orgânico se valoriza a partir do momento em que ele cria um fluxo de fontes diferentes de tráfego para os canais de contato das empresas de modo a agregar uma boa experiência para o usuário e, além disso, uma boa prova social.
Considerações finais
Falar em marketing digital é entrar em um universo extremamente amplo, e as empresas e especialistas da área desenvolvem sempre novas técnicas de trabalho para chegar a mais consumidores com mais eficiência e com a mensagem certa para gerar vendas.
A grande diferença apresentada entre o marketing digital e o modelo tradicional e analógico é que agora uma empresa de instalação de banheira de fibra para creche pode aumentar sua presença digital e seu reconhecimento de marca a partir de uma estratégia orgânica.
Isso significa que sem investir em impulsionamento de publicações em redes sociais ou em sites, é possível atrair mais pessoas para os seus canais de contato.
E, além disso, esse resultado pode ser obtido quando a empresa consegue uma criação de conteúdo que angarie potenciais clientes e visitantes, por exemplo.
O desenvolvimento de uma estratégia baseada em marketing orgânico não é necessariamente uma recusa da utilização de recursos pagos. Inclusive, o melhor na grande parte dos casos, é o trabalho nessas duas frentes que se valorizam entre si.
Uma postagem de rede social bem desenvolvida pode apresentar um excelente desempenho em uma campanha paga.
Isso uma vez que ele irá ter performance de forma orgânica e de forma impulsionada de modo que se reduza consequentemente a demanda por investimento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.