Rebranding é o nome dado para uma estratégia que procura reposicionar a marca no mercado e melhorar a percepção do consumidor em relação a ela.
Essa ação é adotada por organizações que tiveram sua imagem prejudicada que querem integrar novos mercados. Quando você pensa em uma companhia, logo vem a sua mente uma imagem que vai além da qualidade dos produtos e serviços.
Quando o consumidor pensa em uma marca, consegue visualizar várias características dela, como seu poder inovativo ou até mesmo um caráter festivo.
Essa percepção costuma estar em nosso subconsciente, mesmo assim, atua como um elemento extremamente influente na hora de decidir o que comprar ou não. É justamente, por isso, que o marketing procura criar e consolidar a identidade da marca.
Esses esforços são trabalhados por meio de técnicas e ações conhecidas como branding, mas a relação entre uma empresa e seu cliente passa por mudanças, e muitas vezes o negócio se vê diante da necessidade de se reposicionar.
O rebranding atua nesse processo, e neste artigo, você vai entender seu conceito, os motivos para utilizá-lo, por que investir nele, tipos de existentes, suas metas e objetivos e conhecer alguns casos de sucesso.
O que é rebranding?
Rebranding é um conjunto de ações que tem como foco modificar o posicionamento de uma marca. De acordo com Philip Kotler, a relação entre marca e cliente passou por um processo de horizontalização, devido à facilidade do acesso à informação.
Isso também se deve a um crescimento contínuo de competidores no mercado, por isso, é necessário mudar o pensamento estratégico das organizações no mundo todo.
Além disso, quando uma pessoa vai comprar qualquer tipo de produto, como rede para cobrir piscina, desejo fazer negócio com marcas humanizadas, o que levou muitos negócios a buscarem a humanização.
Exemplos disso são as constantes campanhas e mensagens publicitárias que refletem valores sociais, e tudo isso são exemplos de rebranding.
Por que passar pelo processo de rebranding?
Existem diversos motivos pelos quais as empresas precisam passar pelo processo de rebranding, e um dos principais é a possibilidade de alcançar patamares cada vez maiores e ampliar a atuação no mercado.
De maneira resumida, seu negócio consegue se tornar mais eficiente. Sem falar no fato de que uma empresa que está tentando expandir e crescer, pode encontrar nessa prática uma forma de melhorar seus lucros.
Isso acontece porque quanto maior for o público consumidor, maior será a marca e os recursos usados pela organização para expandir.
Além disso, qualquer empresa que esteja há décadas atuando, precisa se modernizar para acompanhar as novas gerações, fazendo com que seja vista como uma companhia moderna, fiel e única.
Um fabricante de envelope A4 personalizado empresa pode usar as estratégias de rebranding para destacar seus produtos, ultrapassar concorrentes ou atrair consumidores que não eram seu foco de atuação.
Por que investir em rebranding?
Recolocar-se no mercado é uma necessidade que se origina de diversos fatores. Por exemplo, pode ser que a equipe de marketing perceba que a mensagem passada não está mais adequada com as características do consumidor.
Se a marca quiser se manter competitiva, precisa mudar o quanto antes. Essa mudança também pode surgir em outras situações, por exemplo, por conta de uma iniciativa em mudar o público-alvo do negócio.
Pense, por exemplo, nas apresentadoras de TV que antigamente eram totalmente voltadas para o público infantil.
A imagem profissional dessas pessoas passou por um processo de rebranding para que passassem a atrair um público mais velho.
Essa estratégia também é muito comum quando a organização lança novas categorias de produtos e quer expandir sua audiência. Ela também pode ser aplicada quando a imagem foi afetada de maneira negativa e é necessário se reposicionar.
O processo de rebranding de um fabricante de toldo para varanda gourmet deve ser completo, abrangendo o tipo de linguagem usada, seus elementos visuais e até seu logotipo.
Tipos de rebranding
Para que essa estratégia seja um sucesso, primeiro é importante entender que ela não possui um padrão. Existem diferentes tipos e cada um é voltado para uma ação. Eles podem modificar por completo a marca ou apenas algumas de suas partes.
Um deles é o rebranding parcial, quando a empresa muda apenas alguns elementos, sem interferir naqueles que a tornaram conhecida no mercado.
Outra opção é o evolutivo, que implementa transformações contínuas e atualizações da imagem da organização no mercado. Ao longo do tempo, ela vai evoluir sua identidade, por meio de mudanças pequenas.
Por fim, existe o rebranding radical ou revolucionário, e por meio dele, uma empresa pode mudar absolutamente tudo, desde o crachá empresarial usado pelos funcionários, até elementos de sua identidade visual, como:
- Logotipo;
- Nome;
- Cores;
- Slogan.
O propósito é criar uma imagem totalmente nova e inédita, algo que costuma acontecer quando ocorre a fusão entre empresas diferentes.
Metas e objetivos do rebranding
O principal objetivo dessa prática é melhorar de maneira significativa o posicionamento da marca e a maneira como seus produtos e serviços são vistos no mercado.
Ele cria um sistema de valor que torna a empresa mais atraente para o público, alcançando leveza, acessibilidade e simplicidade.
Os consumidores, por sua vez, vão entender qual é o papel da empresa, por que ela é confiável e por que eles podem se manter fiéis a ela.
Durante o processo de implementação dessa prática, várias questões são trabalhadas e solucionadas, por exemplo, a diferenciação da marca, aumentando sua singularidade em seu segmento.
Suas ações também ajudam a aumentar a fidelidade dos clientes, uma vez que a marca se torna muito mais forte.
Por fim, uma empresa de limpeza industrial pesada consegue atrair novos clientes e ampliar seu público.
Tenha em mente que trabalhar essa prática não é mudar totalmente a filosofia da marca, mas apenas otimizá-la e aperfeiçoá-la.
Para que ela realmente funcione, é fundamental focar nas vantagens, ao mesmo tempo em que os erros e deficiências são trabalhados. Nesse contexto, a organização evita que eles atrapalhem sua evolução.
Casos de sucesso
Existem vários casos de sucesso na aplicação dessa estratégia. Um dos que mais se destacam é uma marca de cerveja, que nos anos 1990, trabalhava com um padrão publicitário relacionado apenas à diversão.
Mas, para transmitir essa mensagem, era necessário utilizar a figura feminina seminua em seus anúncios. A estratégia fazia sucesso com o público-alvo, mas com a ascensão do feminismo, a objetificação do corpo da mulher passou a ser mal vista.
A cervejaria também percebeu que precisava se comunicar com o público feminino, e a partir de 2017, começou a trabalhar suas campanhas de rebranding.
Uma confecção de roupinhas para cachorro atacado pode seguir o exemplo de uma marca de chinelos, que também mudou completamente seu posicionamento.
Antigamente, suas peças publicitárias eram feitas com celebridades que passavam por situações inusitadas, destacando o valor dos calçados.
Mas, esse fabricante, no início dos anos 1990, tinha como foco o público de baixo poder aquisitivo, o que dificultou atingir pessoas de classes mais altas. Para conquistar os dois públicos, ela começou a investir em rebranding.
No ano de 1994, lançou uma linha com mais de 40 modelos, uma vez que a variedade de seus produtos até então era praticamente nula. O preço se multiplicou, assim como os investimentos em propagandas no horário nobre, sempre com a participação de famosos.
Assim como uma escola de curso de comunicação pessoal, a empresa conseguiu atrair um público mais rico, além de reconquistar os clientes que foram perdidos no passado.
Outro exemplo é uma grande marca de cosméticos que decidiu se reposicionar por conta de avaliações internas, realizadas por meio de pesquisas com os consumidores, consultores e revendedoras.
O fabricante percebeu que precisava resgatar valores que a tornaram conhecida, como sofisticação, sustentabilidade e inovação.
A principal mudança aconteceu no logotipo, ganhando mais cores e um design que causa a impressão de flutuação. Isso fez com que a empresa conseguisse transmitir leveza, modernidade e movimento.
Assim como um fabricante de cadeira giratória alta para balcão, ela também atualizou o visual de catálogos, embalagens e em seu próprio site, mudanças graduais, mas que facilitaram a aceitação da audiência.
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Considerações finais
O rebranding reúne um conjunto de estratégias que tem como objetivo melhorar a imagem que a empresa transmite para o público. Vários fatores podem desencadear essa necessidade, desde a situação do mercado até uma avaliação interna.
Como você viu, até mesmo uma demanda por parte dos consumidores pode desencadear essas mudanças.
Independentemente de qual seja a necessidade do seu negócio, é crucial fazer um mapeamento da situação e entender de que maneira o reposicionamento pode ser feito.
Isso vai ajudar a manter uma boa relação com os consumidores, atrair clientes novos e fidelizar aqueles que já compram com você.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.