Tem sido cada vez mais difícil marcar presença no universo digital, conseguindo fazer algo que realmente se destaca no meio da multidão. Um dos modos mais claros de entender isso é por meio do gestor de tráfego, que lida com um aspecto fundamental disso tudo.
Trata-se do profissional que dialoga com um dos aspectos mais importantes de qualquer frente digital que uma marca possa ter, do website ou loja virtual até blogs e a participação em redes sociais e demais plataformas de negociação e parceria.
Para entender bem, basta imaginar como os estabelecimentos físicos funcionam. É preciso que aquele negócio seja capaz de atrair pessoas para sua loja, o que pode incluir panfletagem e marketing em geral, mas vai além.
Por exemplo, a loja precisa estar bem localizada, em uma avenida ou rua movimentada.
Assim, um pet shop que faz banho e tosa em cidade Nova Peruíbe, por exemplo, conseguirá muito mais clientes e pessoas interessadas.
Quanto menos o ponto comercial for movimentado ou visível, maior vai precisar ser o investimento em marketing, podendo ir de panfletos até carros de som, outdoors, parcerias e até anúncios em revistas e jornais daquela região.
As mesmas regras se aplicam ao tráfego digital, que inclusive mantém o mesmo nome da época do “tráfego” que antes remetia a pessoas e carros. Só o que é preciso entender é que a mecânica interna do mundo online é bastante diferente.
Em certo sentido ela é incrivelmente mais positiva, pois gerou um nível de democratização que nunca se viu igual.
Tanto que antes poucos negócios conseguiam anunciar na televisão, mas hoje a maior vitrine do mundo é o Google e qualquer um tem acesso, seja uma empresa de piso drenante piscina ou qualquer outra.
Ali você pode conseguir um tráfego incrível de clientes realmente assertivos e interessados na sua solução, crescendo de modo orgânico e sem pôr a mão no bolso, ou então de modo acelerado por meio de anúncios, patrocínios e impulsionamento pago.
Em outro sentido, porém, a internet pode ser consideravelmente mais difícil, desafiadora e até ingrata para alguns.
Afinal, uma clínica ou um pet shop de cirurgia para cães que ficasse longe de uma avenida poderia até ser visto por alguém.
Já o domínio do seu website ninguém nunca vai descobrir, a não ser que você faça sua parte, aprendendo a marcar presença digital e aparecer para as pessoas certas, do jeito certo e na hora certa. O que sempre aumenta contatos, cotações e vendas.
Aí é que entra a importância do gestor de tráfego, esse profissional que torna sua plataforma digital e toda sua presença algo muito mais assertivo. A começar pelo fato de que ele racionaliza o processo, mostrando que se trata de algo gerenciável.
Ou seja, ao contrário do que podem pensar alguns, o tráfego e as visitas que você vai receber não são algo que depende da pura sorte.
Pelo contrário, é preciso entender as regras do jogo e criar uma verdadeira máquina de resultados.
Assim, não se trata apenas de gerar mais tráfego ou atrair mais pessoas, é preciso cumprir etapas que vão desde a implementação estratégica, até o poder de gerar relatório, análises, monitoramento e toda uma gestão de dados e informações.
Como uma empresa que vende adesivo para tapume personalizado, cujos resultados digitais vão depender inteiramente dessa eficiência com os recursos e os resultados. Como se dizia antes, informação é poder, então o monitoramento é isso.
Isso quer dizer que cada campanha ou mesmo cada ação empregada na esfera digital precisa ser pensada, monitorada e melhorada constantemente.
Assim é que se fala de tráfego de modo profissional, realmente sério, sólido e sustentável.
Por isso, é que decidimos criar este conteúdo aqui, mostrando em detalhes qual é o papel de um gestor de tráfego dentro das expectativas mais ambiciosas de uma empresa que quer marcar presença digital e atingir os melhores resultados.
Mostrar isso também implica tratar de características, conceitos e aspectos teóricos sobre o assunto, sem os quais seria praticamente impossível assimilar a questão e chegar a colocar algo em prática, sob o risco de ficar apenas em afirmações genéricas.
Esse é um dos problemas de alguns artigos de internet que entram nesse tema de modo despreparado ou superficial. Para evitar isso também traremos exemplos bem ilustrativos, de nichos de mercado e segmentos realmente existentes.
De fato, um dos pontos mais interessantes disso tudo é justamente o fato de que hoje os gestores de tráfego evoluíram tanto, que já podem ajudar qualquer tipo de empresa, das que vendem extintor Co2 para o usuário final até aqueles que fabricam.
Consequentemente, se o seu grande interesse agora é o de simplesmente mergulhar no assunto da gestão de tráfego, descobrindo todos os seus diferenciais e um passo a passo sobre como obter resultados, então basta continuar a leitura.
Quem é o gestor de tráfego?
Como o nome já sugere, esse profissional não é ninguém menos do que o responsável pelo tráfego digital da plataforma que uma marca assume na internet.
Para atingir um patamar de excelência, essa pessoa precisa acumular vários traços profissionais e ter algumas inclinações específicas, como números e análises.
Hoje é possível fazer cursos específicos nessa área, mas no começo quem não tinha acesso a essa formação acabava vindo das faculdades com mais sinergia.
Sobretudo, as de engenharia e da área de TI (Tecnologia da Informação) em geral.
No fundo, o profissional precisa ser capaz de manter uma atenção micro, focada em configurações e detalhes de anúncios e afins. E ao mesmo tempo macro, voltada para estratégias mais abrangentes e altamente exigentes.
Na prática, a gestão de tráfego passa por várias etapas indispensáveis, tais como:
- Implementação;
- Testes e análises;
- Monitoramento;
- Melhorias constantes;
- Comparativos.
Ou seja, não se trata apenas de “saber fazer anúncios”, como pensam alguns. Muito além das mídias e veículos de tráfego, é preciso ter um conhecimento realmente multidisciplinar em termos de marketing e de estratégia.
Lembrando que esse gestor não se limita apenas ao tráfego pago, mas também ao orgânico. Ou seja, ele precisa dominar todo o funil de vendas, para garantir que o topo dele esteja sempre oxigenado com captação de leads e oportunidades assertivas.
Adiante aprofundaremos todos esses pontos, só não podemos nos esquecer dos conceitos trazidos aqui, para que depois a prática tenha lastro com a teoria.
Dominar o pipeline
Outro modo de entender qual é o papel do gestor de tráfego e quais as vantagens de contratá-lo, é encarando a importância do pipeline ou funil de vendas na história de todas as empresas.
Ao ser implementado, esse funil leva em conta os hábitos do seu público-alvo, delineando a melhor pré-venda para atrair mais gente. E depois o melhor pós-venda para reter a clientela e realmente fidelizá-la.
Basta dizer isso para ficar claro como uma empresa de abrasivo para jateamento precisa do topo do funil, ou jamais conseguiria as melhores oportunidades comerciais.
Como o gestor de tráfego fica incumbido de cobrir essas etapas iniciais, pode-se dizer que indiretamente ele é que precisa dominar o pipeline.
Para as empresas que praticam marketing de conteúdo e inbound, isso é ainda mais importante, haja vista que elas dependem seriamente de geração de conteúdo, anúncios e ações gerais para captar leads.
Portanto, as vantagens e benefícios que esse profissional traz à cadeia produtiva como um todo é algo que realmente merece atenção.
Os motores de busca
Foi-se o tempo em que para aparecer no motor de busca bastava repetir as palavras-chave do seu segmento algumas vezes nos artigos do seu blog.
Hoje esse processo é muito mais abrangente e desafiador, e por isso mesmo exige uma participação intensa do gestor de tráfego. Ele precisa sentar-se com o pessoal do marketing para alinhar vários pontos.
Se a empresa atua com adesivo de chão personalizado, é preciso fazer uma gestão ampla das palavras-chave, escolhendo as melhores e começando a trabalhá-las por otimização e por impulsionamento.
Assim, cabe ao gestor de tráfego verificar como a concorrência já está posicionada, quais os caminhos mais rápidos e eficientes. Além do modo como atingir e depois manter os melhores resultados.
As redes sociais
Por fim, outra frente fundamental que exige cada vez mais dedicação e esforço são as redes sociais, que ajudam as marcas a assumirem um aspecto mais humanizado.
Mas, isso não pode ser confundido com amadorismo, pois uma firma de cortina blackout franzida pode fazer isso lançando mão de altas tecnologias, sejam de automação de processos ou de customização do contato entre empresa e cliente.
Ademais, o gestor de tráfego vai precisar segmentar o público e definir pontos bem específicos como o nicho de interesse, os melhores horários para postar ou anunciar, quais as regiões que devem ser impactadas, entre tantos outros fatores.
Considerações finais
Sendo assim, já não é possível falar sobre crescimento digital e fortalecimento de marca sem mencionar muito seriamente o papel do gestor de tráfego.
Pensando nisso, detalhamos logo acima quem é o gestor de tráfego, bem como o papel desse profissional nos dias de hoje e as vantagens de contratar este tipo de gente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.