O consultor de marketing digital é um profissional que será muito requisitado tanto hoje quanto no futuro.
Isso se deve à mudança de comportamento do consumidor moderno, que antes de comprar qualquer produto ou serviço pesquisa na internet.
A internet e as redes sociais exercem papel muito importante na relação de consumo.
Sendo assim, é necessário que a empresa tenha um bom plano de marketing na web para que esteja visível e acessível ao seu público-alvo.
Antes dessas mudanças, bastava veicular um comercial de TV ou até mesmo no rádio para convencer as pessoas a comprarem uma solução. Mas, a cerca de 10 anos não está fácil convencer o consumidor.
Ao mesmo tempo em que a internet oferece os recursos necessários para que as empresas cheguem aos consumidores, ela também aumenta muito a concorrência.
Para os empreendedores que querem se destacar no mercado, mas não sabem como aplicar as estratégias de marketing, é fundamental que eles contem com um consultor de marketing.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é um consultor de marketing, qual é o papel desempenhado por ele e as vantagens de contratar os seus serviços.
O seria um consultor de marketing?
Hoje em dia, para que a empresa atraia seu público com suas soluções usando os seus conteúdos online veiculados em seu site, elas precisam criar uma boa estratégia de marketing digital.
Se não houver planejamento fica difícil alcançar as metas e obter lucros. É neste momento que entra em ação o consultor de marketing digital.
Dentro de uma loja de equipamentos para cozinha industrial, ele não será responsável apenas pelo aumento no número de acessos ao site da empresa. Sua missão é cuidar de tudo o que diz respeito à presença da marca na internet.
Em outras palavras, toda e qualquer estratégia de marketing precisa passar por uma análise do consultor.
É ele quem vai avaliar e definir a situação do marketing digital do negócio, com base em dados e fazendo uma comparação com os resultados do mercado.
Isso ajuda a criar uma estratégia de ação ou melhorar aquela que já está sendo colocada em prática.
Agora que você já sabe o que é um consultor de marketing, no próximo tópico, vamos mostrar qual é o seu papel para as organizações.
Qual é o papel do consultor de marketing?
Tendo como base o fato de que o consultor de marketing é responsável pela estrutura do planejamento das estratégias de uma empresa, é de se imaginar que o seu papel está relacionado a diferentes vertentes.
Em primeiro lugar, o consultor de marketing de uma escola de aula de música precisa estar sempre bem informado e ter uma boa rede de contatos, ou seja, precisa estar em contato com outros profissionais da área.
Também deve estar alinhado às agências digitais e de comunicação, visto que elas produzem conteúdos para serem publicados nos canais da companhia.
Esse profissional conversa frequentemente com outras áreas da organização, tais como:
- Assessoria de imprensa;
- Fornecedores;
- Relações públicas;
- TI.
É dessa forma que ele vai se manter por dentro do mercado e elaborar um bom planejamento para a corporação.
Ele também é capaz de apresentar os resultados do mercado, utilizando-se de uma metodologia eficaz.
Isso quer dizer que, com base em dados e estatísticas, é ele quem indica a empresa o melhor caminho em relação às suas estratégias de marketing.
Consultor de marketing avalia se existem ou não produtos e serviços em sites de busca, como o Google.
O objetivo é analisar os canais de comunicação da empresa nas redes sociais, de modo a gerar acessos e divulgar a solução.
É dessa forma que ele observa quais produtos geram vendas e como está o desempenho de tudo que é ofertado para os clientes no meio online.
Com isso, ele orienta um fabricante de brinde em acrílico sobre tudo o que precisa ser feito em relação ao seu planejamento de marketing digital.
Resumidamente, o consultor indica e não executa o que deve ser feito em relação aos serviços de marketing e seu desempenho.
Com a ajuda desse profissional, a empresa sabe em qual direção seguir em tudo que diz respeito ao marketing, como as vendas, campanhas, e aos seus resultados na web.
Um dos trabalhos para o qual o consultor é contratado está relacionado às ações que garantem mais acessos, uma vez que dessa forma garantiu-se o aumento das vendas.
O consultor de marketing é importante para qualquer tipo de organização, como no caso de um fabricante de adesivo para carro personalizado.
Só que, além de ser importante, ele traz muitas vantagens para as companhias. E vamos falar sobre algumas delas no próximo tópico. Acompanhe a leitura.
As bonanças de contratar um consultor de marketing
Tendo em vista a importância e a relevância das estratégias de marketing nos dias atuais, não é difícil imaginar as vantagens que um consultor pode trazer para as corporações.
Mas, se você ainda tem alguma dúvida, abaixo elencamos algumas das principais vantagens de contar com o respaldo desse profissional.
Orientação com autonomia
Ao seguir as orientações de um consultor de marketing, uma empresa de locação de andaime terá total liberdade para realizar as ações sugeridas.
Isso significa que, apesar das recomendações personalizadas oferecidas pelo profissional, a marca tem total independência quanto às suas decisões.
Ela vai receber as sugestões que vão ajudá-la a alcançar resultados expressivos, mas a concretização das estratégias é de sua responsabilidade.
Isso é diferente do que acontece quando a empresa terceiriza completamente as atividades relacionadas ao seu plano de marketing.
Excelentes retornos
Infelizmente, muitas empresas desperdiçam tempo e dinheiro com ações ineficazes.
Mas, se contarem com o respaldo de um consultor, elas correm menos riscos de equívocos ao mesmo tempo em que aumentam seus resultados.
Isso acontece porque as ações são mais efetivas, e além de conquistarem os objetivos definidos, melhoram um retorno sobre os investimentos.
Aumenta o número de leads
Ao contar com os serviços de um consultor de marketing, um fabricante de papel de parede sala de jantar tem mais chances de encontrar o seu cliente ideal.
definir o público-alvo é muito eficiente para aquelas estratégias de marketing que tem o intuito de atingir uma quantidade maior de pessoas.
Entretanto, para usar uma abordagem personalizada, é necessário obter informações mais detalhadas sobre as pessoas que a empresa quer impactar.
O consultor de marketing é o profissional ideal para criar a persona do negócio.
Por meio dele, seu negócio vai criar o personagem que realmente representa o seu perfil de cliente ideal.
Tudo isso é feito com base em informações atualizadas, o que aumenta as chances de conquistar leads, e consequentemente, ter mais chances de vendas.
Tática mais estruturada
Com o auxílio de seu notebook novo, o consultor de marketing cria um passo a passo para o sucesso da marca.
Isso acontece porque ele se utiliza de uma metodologia que é incorporada à organização.
Trabalhar com o método personalizado faz toda a diferença, isso porque as empresas fracassam porque não sabem colocar em prática seu planejamento.
Mas, se você tem um guia para seguir, a execução do serviço é facilitada, bem como a mensuração dos resultados.
Melhora os processos internos
Ao contar com uma consultoria, tanto o empreendedor quanto suas equipes podem concentrar seus esforços em outros processos mais importantes para a companhia.
Além de evitar que o foco do gestor ou do empreendedor esteja nas estratégias de marketing, que muitas vezes podem ser elaboradas de maneira errada, libera todos os outros setores para as atividades que realmente importam.
Valoriza os investimentos
Toda empresa, como uma de aluguel de van, precisa investir uma quantia para garantir boas estratégias de marketing.
Mas, por mais alto que seja o investimento, se não houver um bom planejamento por trás, todo o esforço e dinheiro serão desperdiçados.
É importante entender que, quando o assunto é marketing digital, o que faz as coisas acontecerem não é o quanto você investe, mas, sim, a eficácia das campanhas e a sua estrutura.
Conclusão
Fazer marketing às escuras nunca foi uma boa opção, é exatamente por isso que as empresas podem contar com o trabalho de profissionais especializados no assunto.
Ademais, existem tantas tarefas a serem cumpridas que se o empreendedor ficar a cargo de todas elas pode prejudicar consideravelmente o andamento de seu negócio.
Assim sendo, o ideal é contar com a ajuda de alguém que realmente entenda do assunto e que além de valorizar os seus investimentos, será capaz de atingir os resultados que você espera para sua marca na internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.