O copywriting é um dos segmentos de maior destaque nas ações ligadas à redação publicitária, com profissionais disputados pelas empresas que desejam investir no comércio digital. A prática aplica conceitos base para o marketing de conteúdo, por isso neste blog veremos a import.
A produção de conteúdo para a internet ganhou um novo fôlego com a popularização dos smartphones e suas consequentes atualizações, que permitiram a navegabilidade rápida e confortável em qualquer plataforma de mídia, de blogs a redes sociais.
O advento dos aplicativos mobile sedimentou uma percepção que já se formava em meados de 2014: os celulares transformariam por completo, os hábitos de consumo e tráfego da população mundial. Quase oito anos depois, a previsão se manifesta até em desktops.
Os sistemas operacionais desenvolvidos para os computadores mais recentes contam com dispositivos para sincronização com celulares, além de apresentar uma interface cada vez mais semelhante aos aplicativos mobile, uma tendência acentuada pela iniciativa SaaS.
Neste contexto, multiplicam-se as ferramentas para movimentação financeira remota, com cartões de crédito e débito virtual, carteiras digitais, aplicativos para monitoramento de conta, dentre muitos outros, solidificando as preferências de compra via web.
Assim, a prospecção de clientes online deixa de ser um luxo reservado às pioneiras de tecnologia e se torna um dos principais pilares para o funcionamento de qualquer negócio no setor de comércio de camiseta uniforme empresa ou serviços.
O copywriting se revela como uma técnica que aumenta a retenção de tráfego em uma página, aumentando as chances de conversão. Este artigo vai apresentar os aspectos que elevam a prática a fator essencial na produção de conteúdo.
Copywriting e a psicologia da propaganda
Copywriting é o termo empregado para definir textos pequenos, de rápida digestão e com alto potencial persuasivo, ou seja, uma mensagem desenhada para instigar seu receptor a realizar alguma ação, como solicitar um serviço de guincho.
Seu surgimento parte da união entre o que se conhece sobre redação publicitária, segmento da comunicação voltado para a escrita de artigos e peças de propaganda, junto ao estudo dos gatilhos psicológicos no processo decisório do consumo.
É válido mencionar a tecnologia digital como uma transformação recente para o marketing, ainda habituado ao modelo de publicidade encontrado em outdoors, na TV e no rádio.
Referidos por muitos como Outbound Marketing, esse modelo foi alvo de crises de reputação devido às denúncias de invasão de privacidade e violação de dados direcionadas para as empresas de telefonia. As ligações incessantes se fixaram no imaginário popular.
Neste período, o termo “marketing” ganhou uma conotação negativa, visto que foi associada às práticas agressivas de prospecção. O trabalho das peças publicitárias de Outbound, a partir de então, estabeleceram a meta de reverter essa imagem.
Para regressar a aversão do público, foi necessário tornar interessante o material de marketing para a audiência, em outras palavras, unir informação e entretenimento. Alcançar esse objetivo é possível pela inserção da psicologia na propaganda.
Vender um exaustor industrial centrífugo passou a envolver o estudo das necessidades de seu público-alvo, tais como as preferências de compra, o valor agregado presente em marcas concorrentes e o emprego de efeitos psicológicos, como os gatilhos:
- De urgência;
- De reciprocidade;
- De escassez;
- De autoridade;
- De prova social;
- De novidade;
- De referência.
Todos esses truques mentais servem para atrair e manter a atenção da audiência, usando a identificação intuitiva de oportunidades e riscos, presente em cada pessoa. Compreender seu papel no copywriting é uma tarefa que depende de um olhar sobre a implicação.
Muitos dos julgamentos realizados pelo indivíduo acontecem por meio da lógica de implicação. Consiste no estabelecimento de uma relação de causa e consequência em eventos que acontecem simultaneamente.
Na estrutura de proposições, a implicação aparece sob a forma “se isso, então aquilo”. Os gatilhos de urgência e escassez, por exemplo, atuam ao insinuar a qualidade do produto por meio do nível de procura ou pela oferta insuficiente.
Aquilo que é considerado raro ou disputado está, naturalmente, associado a um alto grau de valor, como exemplos populares da primeira categoria no ouro e, na segunda categoria, a água. Os conceitos se aplicam na avaliação do valor do produto.
Outro viés cognitivo explorado pelos gatilhos mentais é a oferta de um benefício imediato, como brindes para empresas, independente da aquisição do produto, mas ao mesmo tempo vinculado ao item de modo a estimular sua compra.
Portanto, o copywriting trabalha com este e outros recursos para instigar o interesse de seu público, falando ao usuário de modo intuitivo e por esse motivo, melhorando a qualidade da comunicação.
Por que o copywriting é importante?
Entre os processos que envolvem o efeito do copywriting sobre a audiência de uma peça publicitária, a adequação da linguagem é o mais proeminente, o responsável pela importância e intensa procura deste recurso. Tal adequação se manifesta em:
Adaptação a qualquer dispositivo
Os veículos de comunicação têm grande impacto sobre como as peças publicitárias serão construídas e consumidas pelo público. Os modelos que funcionam na TV perdem seu apelo na internet; o que funciona em desktop não funciona em mobile.
A locação de grupo gerador de marketing pode mudar de acordo com os canais, mas o copywriting mantém sua alta adaptabilidade para toda plataforma. Pode aparecer sob a forma de slogans em outdoors, títulos de artigos ou stories nas redes sociais.
Interesse certo para o público ideal
O copywriting segue preceitos do estudo do comportamento humano, isto é, as técnicas empregadas para atrair o público levam em consideração as particularidades do recorte, as características demográficas que moldam sua percepção e histórico de preferências.
Os termos e figuras de linguagem usados tornam o copywriting um dos modelos de comunicação mais inclinados a conhecer a audiência, razão de sua alta taxa de efetividade nas estratégias de venda de brinquedos a placa de vidro personalizada.
Como acertar no trabalho de copywriting?
Seja você um profissional que deseja se especializar nesta área, um produtor de conteúdo independente ou um líder de equipes que busca avaliar com maior eficácia os trabalhos de copywriting, algumas dicas simples são:
1 – Use CTAs
As CTAs, Calls to Action, são frases construídas em torno de verbos imperativos com a finalidade de estimular a audiência a executar uma ação. Usualmente sob a forma de “Inscreva-se”, “Confira”, entre outros, são partes importantes do copywriting.
As chamadas para a ação são muito empregadas em landing pages, pontos de entrada para funis de venda e outros mecanismos de marketing digital que transformam o visitante em cliente. Estão relacionadas ao aumento do tempo de página e redução de rejeições.
O recurso pode ser empregado no título de publicações para editoriais da marca, peças gráficas destinadas para as redes sociais ou pequenos anúncios, em vídeo, de camiseta polo lisa atacado em plataformas voltadas para o audiovisual.
2 – Invista em UX/UI
Termo que se refere às sentenças User Experience/User Interface, as estratégias de UX/UI writing e design são pensadas para adaptar a exibição de conteúdo ao dispositivo, navegador e site pelo qual o usuário acessa a publicação.
Estudar como essas práticas se aplicam na construção de sites e aplicativos pode melhorar o modo como as frases, chamadas e textos são desenvolvidos. O encaixe do texto na página pode até ser testado em um envelope personalizado a4, simulando a tela.
O processo de esboço de um site, bem como dos consequentes arquivos em texto que vão integrar a composição, passam por fases de design gráfico e otimização para motores de busca. Alinhar o copywriting a estas práticas é fundamental.
3 – Seja direto
A proposta do copywriting é facilitar a comunicação entre usuário online e produtor de conteúdo. Tal objetivo é alcançado ao adaptar a linguagem ao tipo de leitor, seu padrão de consumo e o limite de tolerância dele como parte de um público.
O estudo do attention span, isto é, o tempo de concentração de um indivíduo na rede, é medido em poucos segundos. O copywriting serve para produzir conteúdo a ser assimilado e digerido neste pequeno intervalo, instigando o usuário a consumir o resto.
Por isso, é imperativo que o produtor de conteúdo seja direto no ponto. Prolixidade pode destruir a qualidade de uma copy com grande potencial e sucesso, uma vez que perde seu potencial de atuação para o qual foi projetada.
Conclusão
O copywriting é uma parte importante das práticas de redação publicitária, com aplicações simples e viáveis em qualquer plataforma, onde o produtor de conteúdo encontra liberdade para exercer seu pensamento criativo na construção de algo único.
Compreendendo os mecanismos que balizam o copywriting, seus efeitos na opinião do público e como se relacionam com outras técnicas de marketing, o empreendedor é capaz de melhorar, substancialmente, a qualidade de sua comunicação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.