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Psicologia das cores: O que é este recurso?

19 de novembro de 202123 de fevereiro de 2022Gentileza
Psicologia das cores: O que é este recurso?

Chamamos de psicologia das cores um estudo que procura identificar de que maneira a mente humana interpreta as cores.

Mais do que isso, este estudo mostra como elas podem influenciar nossas emoções, desejos e até sentimentos.

Por conta disso, elas são usadas de maneira estratégica em vários setores, como arquitetura, publicidade, design, moda e muitos outros.

Portanto, ela também pode ser aplicada pelo marketing de modo a impactar o consumidor e com isso estimular a compra.

Pode parecer que não, mas, muitas vezes, você já foi estimulado a consumir algo por conta das cores, por exemplo, quando escolhe uma camisa de determinado tom, um carro na cor X ou no supermercado, quando prefere uma marca de macarrão em detrimento de outra.

Além de estimular o consumo, a psicologia das cores também é importante para construir uma marca e fazer com que o consumidor sempre se lembre dela.

Para deixar mais claro como essa estratégia funciona e ajudar as estratégias de marketing da sua marca, neste artigo, vamos explicar o conceito de psicologia das cores, como ela pode ser utilizada e quais são as paletas de cores mais aplicadas.

Entenda o conceito de psicologia das cores

A Psicologia das cores nada mais é do que um estudo utilizado para entender como as pessoas se sentem ou se comportam diante de determinada paleta de cores.

Em outras palavras, ela procura mostrar quais efeitos os diferentes tons provocam nos seres humanos.

Elas têm o poder de mudar nossas emoções, estimular os sentimentos, criar desejos, dentre outras possibilidades.

Entretanto, qualquer empresa, como uma especializada em vistoria veicular para transferência, precisa entender o significado de cada tom para transmitir a mensagem corretamente.

Isso quer dizer que as marcas precisam conhecer bem esses fatores para que assim alcancem seus objetivos com seus produtos e estratégias de marketing.

Profissionais de diferentes áreas pensam com cuidado nos tons que vão utilizar para executarem bem o seu trabalho.

Um dos aspectos mais considerados é a proposta que se pretende apresentar, dessa forma, é possível escolher corretamente a palheta.

Pense, por exemplo, em uma marca famosa de fast food, ao visualizar a cor de uma delas, você automaticamente as relaciona ao restaurante em questão.

No marketing isso funciona da mesma forma, visto que cada cor estimula as pessoas a fazerem a coisa certa, ou seja, elas correspondem às expectativas das estratégias utilizadas.

Todavia, apesar de ser algo comprovado, nem todos os empreendedores pensam a respeito.

Por exemplo, o vermelho é utilizado quando a marca deseja mostrar força, poder, amor; mas ele também pode ser utilizado para despertar outros sentimentos, como raiva, perigo, guerra, entre outros.

Tudo depende do contexto da mensagem, no caso do rosa, a cor é capaz de transmitir:

  • Amor;
  • Inocência;
  • Felicidade;
  • Saúde.

Dentre as várias cores mais utilizadas por empresas diferentes, como uma especializada em usinagem 3D madeira, estão o amarelo, laranja, verde, azul, roxo, marrom, preto, branco, prata e ouro.

Todavia, como falamos anteriormente, você precisa saber como aplicar a psicologia das cores para alcançar seus objetivos.

Como aplicar a psicologia das cores corretamente?

Existem muitas maneiras de aplicar a psicologia das cores em seu negócio, esse trabalho pode ser feito de maneira simples, como:

Para aumentar as conversões

Se você souber como utilizar a psicologia das cores, pode aumentar consideravelmente suas taxas de conversão.

Por exemplo, no e-mail marketing, a marca precisa utilizar um botão destacado para que o destinatário possa notá-lo.

Isso não significa escolher uma cor especial, mas aplicar aquela que mais se destaca das outras que você utiliza no corpo da mensagem.

Pense, por exemplo, em uma mensagem toda azul, neste caso, o botão de chamada pode ser vermelho ao invés de cinza.

Aumentar o reconhecimento do público

Dependendo das cores que utiliza, uma confecção de uniforme hospitalar feminino pode conhecer melhor o perfil dos seus clientes.

Por exemplo, se eles são mais impulsivos, cores como o vermelho e o amarelo funcionam melhor. Por outro lado, um público mais racional prefere tons como o azul.

Em linhas gerais, a paleta que funciona melhor com seu negócio pode dizer muito sobre ele e sobre seu público-alvo.

Logo da marca

Não é novidade que o logo usado atua como o cartão de visitas do seu negócio, isso porque ele resume o conceito que está por trás do seu negócio, de modo que ele consiga atrair o público.

Nesse sentido, é muito importante saber usar a palheta certa para que o logo da sua marca seja um sucesso e você alcance seus objetivos. Mas, é importante entender o que representa o seu negócio.

As cores utilizadas em uma camiseta personalizada de aniversário, por exemplo, vão despertar sentimentos e transmitir ideias.

Nesse sentido, a escolha precisa ser atrativa e a organização pode contar com a ajuda de um designer nesse momento.

Estratégias de Ads

Os anúncios criados em plataformas como Google e Facebook também precisam de uma escolha adequada de cores para realmente se destacarem.

Lembre-se de que nesses ambientes outras empresas também estão anunciando, portanto, você compete com elas.

O ideal é utilizar as paletas mais chamativas, como no caso do laranja, muito usado em períodos de promoção.

No entanto, isso depende do quanto você conhece as cores e os impactos provocados por elas.

Paletas mais utilizadas e seus impactos

Existe uma infinidade de paletas de cores que podem ser utilizadas nas estratégias de marketing de uma empresa de entregas ou qualquer outra, dentre as mais comuns estão:

Cinza

A união entre o branco e o preto é o cinza, uma das cores mais neutras da paleta, por meio dele conseguimos destacar outros tons utilizados.

Geralmente, ele está presente no setor de tecnologia por transmitir formalidade e modernidade.

Ele ajuda a criar uma imagem responsável perante o público, transmite profissionalismo e mostra que a empresa conhece bem o seu setor. Ademais, é um tom muito fácil de ser combinado com outros.

Preto

O preto é uma cor neutra e que pode ser combinada com qualquer outra. O seu principal impacto é transmitir elegância e força, mas também provoca sensação de mistério, curiosidade e desperta memória emocional.

Esse tom é mais masculino e impessoal, e assim como no caso do branco, um fabricante de sistema de alarme residencial pode combiná-lo com outras cores e transmitir diferentes mensagens.

É muito comum vermos o preto ser utilizado na tipografia, por conta da neutralidade. Trata-se de cor forte, portanto, pode ser utilizada no fundo da imagem para melhorar o desempenho da leitura.

Dentre seus principais impactos estão inovação, elegância, sofisticação e conservadorismo.

Branco

Esta é a cor mais neutra da paleta, juntamente com o preto, mas capaz de transmitir pureza, tranquilidade, organização e limpeza.

Ele também ressalta a luz de outras cores, trazendo sensação de harmonia e equilíbrio, se combinado com cores mais intensas.

As organizações, como um fabricante de etiqueta tag personalizada, podem usar o branco para transmitir uma imagem competente.

A equipe de marketing pode aplicá-lo em conteúdos e outros materiais relevantes para o público.

Também é possível usá-lo para destacar o CTA, visto que ele aumenta a luminosidade, algo essencial para melhorar as conversões.

Rosa

Existem vários tons de rosa que podem ser utilizados, por exemplo, o principal impacto do rosa suave é a delicadeza, algo intrínseco ao universo feminino, simbolizando inocência, proteção e romantismo.

Por outro lado, podemos usar os tons mais escuros para transmitir uma mensagem mais moderna e chamar a atenção do público.

Além de ser muito utilizado por marcas femininas, o rosa também está muito presente em marcas infantis.

Um fabricante de estufa agrícola climatizada também pode usar o rosa para transmitir sensação inovadora e chamar as pessoas para conhecerem algo novo.

Marrom

Agora, se você procura transmitir uma imagem mais sofisticada e séria, o marrom é uma boa opção.

Também é por meio dele que marcas associadas à natureza, como um fabricante de biscoitos veganos, transmitem suas ideias.

Entretanto, o segmento que mais utiliza o marrom é a indústria moveleira, pois ele se relaciona a pisos, móveis, empórios e outros setores do tipo.

 

Conclusão

Como vimos, ao longo deste artigo, as cores podem  ajudar uma marca a alcançar seus objetivos e transmitir uma ideia específica. Mas, é importante conhecer as paletas e os impactos trazidos por elas.

Independentemente do seu objetivo, sempre haverá uma cor que, unida à mensagem, vai fazer o público entender o contexto.

Elas podem ser utilizadas em vários locais, desde o logo do seu negócio até as campanhas de marketing. Isso ajuda o seu negócio a crescer e a se destacar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Gentileza (Gentileza)

Administrador de formação, atuo no mercado de comunicação há quase 16 anos com foco no desenvolvimento de soluções digitais e comunicação digital e mídia performance voltado para vendas e Branding no Google Ads e Facebook Ads, Também como Designer Gráfico e criação de vídeos usando Motion Graphics.

Com conhecimento de diversos setores de uma agência, assim como habilidade em gestão de conteúdo digital, planejamento e mídia online com clientes de vários portes, níveis e estilos.

https://agenciagentileza.com.br/

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