Hoje em dia quem utiliza as redes sociais e já tem alguma fluência no universo digital certamente sabe do que se tratam os emojis, e neste blog vamos falar dos emojis no e-mail marketing.
O que alguns ignoram é que, além de engraçadinhos, eles podem ser essenciais para uma empresa.
Afinal, boa parte do esforço que as marcas fazem no sentido de marcar presença em redes sociais, motores de busca, e-mail marketing e demais estratégias tem a ver justamente com isso, ou seja, com humanizar-se e tornar-se acessível.
Inclusive, esse sempre foi o esforço do marketing, como uma empresa de adesivos personalizados para carros que precisa fazer o máximo esforço para simplesmente estar onde seus clientes estão, aparecendo na hora certa e do jeito certo.
O que mudou nos últimos anos ou décadas foi justamente o surgimento da internet e das plataformas que citamos, que alteraram bruscamente a maneira como as pessoas se relacionam com as marcas, bem como suas expectativas.
Antes um consumidor ficava horas a fio pendurado em um telefone, esperando o suporte ao cliente resolver seu problema.
Hoje a mesma pessoa tem acesso a recursos digitais que dão uma margem muito maior de poder para o cliente.
Por exemplo, uma empresa de Cortina blecaute sob medidapode ser qualificada pelos motores de busca e por plataformas exclusivas nas quais os clientes entram justamente para dar uma nota, dizendo o que achavam daquele serviço.
Por essas e outras é que o marketing tem feito um esforço cada vez maior no sentido de humanizar as marcas, dar a elas um rosto quase humano e atender as expectativas e exigências de cada um dos clientes que chegam.
Também é por isso que decidimos tratar deste assunto, aprofundando a questão sobre por que utilizar emojis em uma campanha de e-mail marketing.
Para isso, também aprofundamos sobre sua importância e seus impactos de médio e longo prazo.
O mais interessante é que hoje a humanização de marcas e a linguagem informal estão tão disseminadas, e já foram tão testadas por marcas de todos os tipos, que realmente já podem ajudar empresas de qualquer segmento ou nicho.
Por exemplo, se um pet shop que faz banho e tosa gatonos bichinhos do cliente final pode aplicar emojis em seus e-mails, do mesmo modo uma fábrica de itens para pet shop pode fazê-lo ao buscar aproximação com as lojas de varejo.
Deste modo, se você quer entender de uma vez por todas como um recurso simples pode fazer uma grande diferença no e-mail marketing que você tem praticado, melhorando as taxas de abertura e de conversão da sua estratégia, basta seguir adiante.
Afinal, o que são os emojis?
Os emojis são aquelas famosas carinhas que, geralmente, são feitas na cor amarela, e que são universalmente conhecidas na versão smile, na qual o emoji sorri.
Pouca gente sabe, mas eles não surgiram nos EUA, mas sim no Japão. Isso faz todo sentido, já que eles são como ideogramas, ou seja, signos individuais capazes de exprimir uma palavra, frase ou ideia completa em si mesma.
Assim, há emojis sapecas com a língua de fora, envergonhados, chorando, assobiando como quem está feliz da vida. As possibilidades são infinitas, além das variações e combinações que surgiram com o tempo.
Por exemplo, ao falar sobre uma promoção incrível em um post de conserto de compressor, uma empresa pode colocar um emoji super feliz, e outros que ilustram a mesma ideia.
Uma dica seria colocar um martelo e outras ferramentas, que indicam conserto ou reparo de qualquer coisa. Também, seria possível colocar emojis ligados a cifras, notas e à ideia de que o cliente vai economizar em algo.
Portanto, hoje eles já vão muito além de desenhos de rostinhos. Basicamente, as categorias mais famosas incluem:
- Smileys e pessoas;
- Profissões e trabalhos;
- Animais e natureza;
- Comidas e bebidas;
- Atividades e esportes;
- Viagens e lugares;
- Objetos de escritório;
- Bandeiras e símbolos;
- Placas e sinais de atenção.
Enfim, com essa lista já dá para cada tipo de empresa imaginar as infinitas possibilidades de aplicação e de combinação para suas postagens nas redes, bem como para seu e-mail marketing, que é o nosso foco aqui.
Além disso, hoje há plataformas online onde você pode coletar um emoji, na base do copia e cola mesmo.
Uma fábrica de catraca para academiapode escrever suas palavras-chave principais e encontrar figurinhas bastante inusitadas.
Naturalmente, esses emojis se popularizaram desde a época das salas de bate-papo.
Porém, mais recente foi graças aos smartphones, que são os celulares inteligentes. Assim como por meio dos aplicativos de mensagens instantâneas.
Também é importante salientar que eles não são o mesmo que emoticons. Estes são símbolos representados apenas por caracteres comuns, como “:)” que representa um smile, ou seja, um rostinho sorrindo, mas sem um ícone que o ilustre.
Por dentro do e-mail marketing
Além de falar dos emojis, alguns também devem se perguntar se o e-mail marketing é algo que ainda faz sentido de ser aplicado.
Na verdade, acabamos de comentar que os emojis são mais antigos do que parece, já que vieram das salas de bate-papo.
Lembrando que elas surgiram na época da Internet 1.0, por volta dos anos 2000. Hoje estamos na fase da Internet 4.0, que traz um universo de novidades em relação ao que havia antes, de modo que o e-mail marketing também se reinventou.
De fato, não faz sentido achar que o e-mail seja coisa do passado. Afinal, quando um cliente compra algo da área de forro de PVC madeirado, qual é a primeira coisa que ele faz logo na sequência? Sim, ir até o e-mail abrir a mensagem que deve ter chegado.
Portanto, os e-mails continuam sendo tão importantes quanto antes. Inclusive, como modo de as marcas estreitarem relação com o seu público, como por meio de newsletters e disparo de mensagens frequentes, que fidelizam os visitantes do site.
Lembrando que o marketing de conteúdo e o inbound marketing estão entre as estratégias mais importantes que uma marca pode empreender na atualidade.
Sendo que os emojis podem ajudar em praticamente todas as modalidades desses recursos.
Sobre as taxas de abertura
Também não é possível falar sobre e-mail marketing sem mencionar a questão do bounce rate, que nada mais é do que a taxa de rejeição.
Sendo assim, o percentual de pessoas que recebem seu e-mail, mas nem sequer abrem a mensagem.
Naturalmente, a eficiência de uma estratégia de e-mail marketing depende inteiramente da abertura da mensagem.
Assim, para diminuir esse percentual e aumentar as taxas de abertura, os estrategistas tentam aplicar todo tipo de recurso.
É aí que entram os emojis, entre outros gatilhos emocionais e racionais que tentam pôr no título qualquer tipo de isca, para que o lead abra a mensagem.
Realmente, quando bem utilizados eles dão uma arejada na mensagem, imprimindo um estilo descontraído que humaniza a marca e a torna mais instigante.
Entenda o perfil do público
Um passo fundamental para aplicar emojis nos seus e-mails é compreender melhor os traços do seu público-alvo, ou dos perfis da sua persona.
Afinal, faz toda diferença você aplicar algo descolado com um público de jovens e adolescentes, ou então fazer isso com um público de compradores técnicos, que compõem o time de negociações de uma indústria.
Um modo prático de descobrir isso é fazendo um rápido levantamento no seu mercado, verificando as redes sociais do seu público, bem como da concorrência, para identificar como ela se posiciona.
Portanto, depois que uma empresa de andaime tubular 1×1 já definiu se é interessante ou não utilizar os emojis nos seus e-mails, é preciso pensar também na densidade do uso.
Primeiro, pela famosa máxima de que a diferença entre o veneno e o remédio é a dose, ou seja, não adianta exagerar na quantidade como modo de chamar atenção, pois isso pode gerar o efeito contrário e afastar o cliente.
Depois, porque o excesso pode transformar seu e-mail em spam, fazendo com que as provedoras penalizem seus disparos ou até mesmo seu domínio na plataforma.
Faça os famosos testes A/B
Por fim, você também pode fazer testes, caso esteja na dúvida sobre a possibilidade de utilizar ou não utilizar os emojis em seus e-mails.
O principal deles é o famoso teste A/B. Com ele, uma loja que vende catraca acesso pode disparar um e-mail com emojis e outro sem (a mensagem A e a B), dividindo a ação em dois grupos distintos muito bem definidos.
Depois, basta cruzar as informações e verificar qual obteve o melhor resultado, se as mensagens com emoji se saíram melhor, basta seguir adiante.
Considerações finais
Portanto, é isto, unir emojis e e-mail marketing equivale a juntar dois dos fenômenos mais importantes, e mais peculiares, da esfera digital nas últimas décadas.
Além de fazer isso por ser algo descolado, quando bem aplicada a estratégia pode aumentar as taxas de abertura das mensagens. O que impacta diretamente nos resultados da ação, seja para captar mais leads ou aumentar as vendas do e-commerce.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.