Hoje em dia não tem como ignorar a importância da publicidade e da divulgação de uma marca, assim como estratégias iguais à do marketing de conteúdo podem ser importantes para o negócio, por isso, neste blog veremos mais detalhes quanto a importância de trabalhar o marketing de conteúdo.
De fato, algumas estratégias e recursos são disruptivas que acabam se tornando algo como o símbolo de uma época, como no caso da geração de conteúdo, que certamente tem uma importância enorme hoje, e promete crescer no futuro.
Vários fatores apontam para esse fato e para essa tendência, basta abrir um motor de busca e escrever empresa de prestação de serviços para condomínios, que isso já ilustra bem o papel do marketing de conteúdo, assim que os resultados aparecem na tela.
Afinal, as empresas que dominam a primeira página nada mais são do que aquelas que têm as melhores páginas em termos de informação, interação com público, otimização e tráfego, ou seja, aqueles que provaram ter o melhor conteúdo disponível.
Basicamente, os algoritmos e parâmetros dos buscadores são formatados justamente para fazer com que esses melhores sites sejam bem ranqueados.
Obviamente, isso é o que garante a eficiência da própria plataforma, que assim atende a vontade dos seus usuários.
Entretanto, para isso o conteúdo precisa cumprir algumas regras, que vão desde o fato de que ele precisa ser original.
Portanto, nada de simplesmente copiar e colar algo da concorrência em suas páginas, até o ponto de ser totalmente gratuito para os visitantes e leitores.
Então, se uma marca da área de calibração de equipamentos médicosdeseja se destacar em seu segmento, provando sua autoridade perante o mercado, afastando a concorrência e ainda por cima conquistando mais clientes, ela precisa gerar conteúdo.
Esse é o motivo exato pelo qual decidimos escrever este artigo, explicando não apenas melhor por que motivo é preciso trabalhar o marketing de conteúdo nos dias de hoje, mas também os conceitos básicos desse recurso e suas vantagens de médio e longo prazo.
Lembrando que ela ainda tem a vantagem de ser gratuita, pois para ser colocada em prática basta que a pessoa que entende do seu nicho sente e escreva sobre o assunto.
No fundo, é o seu conhecimento que vale ouro dentro do atual universo digital.
Inclusive, outro aspecto interessante do marketing de conteúdo é que ele já evoluiu tanto nos últimos dias, que realmente pode ser aplicado a qualquer segmento ou nicho de mercado, seja de serviço como higienização de poltronaou venda popular no varejo.
Tanto é assim que ele é super indicado para empresas que ainda estão começando suas atividades, como modo de chamar a atenção sem gastar muito por isso, ao passo que outras estratégias de impulsionamento podem chegar a ser bem caras.
Desta maneira, se o interesse mais urgente e genuíno do leitor deste artigo é compreender de uma vez por todas como uma estratégia relativamente simples e totalmente acessível pode mudar a história de sua empresa, basta seguir até a última linha.
Marketing de conteúdo: o que é?
Algumas pessoas acabam confundindo o marketing de conteúdo, achando que ele surgiu no marketing digital ou que ele seja restrito à esfera digital.
É claro que ele se tornou muito mais disseminado na internet e que por aqui é bem mais fácil colocá-lo em prática.
Mas, não deixa de ser interessante observarmos que já na primeira metade do século XX ele existia e se disseminava a todo vapor.
Ao menos nos EUA foi assim, quando empresas da área de pneus decidiram criar um modo de fazer com que seus clientes comprassem mais.
Para isso, era preciso que eles gastassem o pneu do carro, então passaram a produzir manuais de viagem, estimulando seu público a viajar, gastar o pneu do carro e depois comprar novos com a mesma marca que oferecia os manuais e guias de viagem.
A ideia é realmente genial e logo se espalhou para outros segmentos. Tanto que hoje entramos no site de uma firma de limpeza de carpete empresariale logo vemos um formulário de preenchimento para receber as newsletters.
Na verdade, elas também são uma estratégia antiga, que antes era praticada por meio de revistas que as marcas imprimiam e despachavam pelos correios para os seus clientes e assinantes, estimulando eles a comprarem mais.
Ao entender essa história fica mais fácil explicar que o marketing de conteúdo é mais antigo do que imaginamos, bem como a sua essência, que consiste em gerar conteúdo para o cliente como modo de gerar valor, mas sempre para fins comerciais.
De fato, outra confusão sobre o marketing de conteúdo vai no sentido de achar que ele precisa ser totalmente desengajado e alheio às vendas.
Na verdade o objetivo deve ser sempre o de vender, embora isso seja feito de modo discreto.
O valor da prospecção passiva
Outro modo de explicar por que trabalhar o marketing de conteúdo é importante está em sua própria natureza, que podemos associar ao inbound marketing, por contraste com o outbound.
No segundo caso, o que temos é a famosa prospecção ativa, em que uma marca cria uma comunicação eminentemente comercial, voltada para a exploração de vantagens como preços, prazos e promoções malucas.
Lembrando que hoje em dia ainda há empresas que exploram isso e têm bons resultados, então não se trata de comparar negativamente um método com o outro.
Por outro lado, no caso da prospecção passiva nós encontramos uma alternativa mais elaborada, além de ter impacto de médio e longo prazo.
Ou seja, você vai criar uma relação com público, gerando uma conexão e um engajamento muito maiores do que se explorasse apenas o outbound.
Hoje alguns consideram que o melhor que uma empresa de pasta catálogo personalizadapode fazer é investir nas duas frentes ao mesmo tempo.
Portanto, vale ressaltar que a marca logo perceberá como a estratégia de marketing de conteúdo atrai um perfil diferente de clientes em potencial, e mesmo de parceiros comerciais.
Afinal, com a prospecção passiva você tende a se tornar uma autoridade no seu segmento, já que precisa criar os melhores conteúdos gratuitos que existem sobre ele na internet.
As novas gerações de clientes
Outro ponto fundamental é o fato de que hoje em dia as novas gerações já não têm o mesmo perfil que tinham décadas atrás, quando as empresas se concentravam em si mesmas.
Antes era normal um cliente ficar o dia inteiro pendurado no telefone, esperando que um determinado negócio resolvesse um problema simples.
Com a disseminação da internet e das redes sociais as marcas passaram a se adaptar a uma realidade em que qualquer cliente tem em mãos o poder de exaltar ou de destruir a reputação de uma marca.
Alguns chamam essas novas gerações de Gerações Y e Z, com um recorte que trata das pessoas nascidas de meados dos anos 1980 e 2000 para cá, respectivamente.
Agora, quando uma firma que faz adesivo personalizado para loja quer chamar a atenção, ela precisa criar essa conexão de qualidade com os clientes, que já não buscam apenas um produto ou serviço.
O que eles querem é uma solução, ou mesmo uma experiência completa e memorável. É justamente aí que entra o marketing de conteúdo, como modo de pavimentar essa relação mais estreita e atender às expectativas dessas novas gerações.
Sobre a variedade de formatos
Um ponto muito bacana sobre trabalhar o marketing de conteúdo é que já se foi o tempo em que as marcas só podiam escrever textos, produzir newsletters e se limitar a guias ou manuais para o cliente aprender a usar o produto vendido.
Na verdade, com a digitalização do marketing de conteúdo surgiram novas possibilidades incríveis, que tanto uma gráfica que faz cartão de visita eletricistaquanto uma indústria química podem colocar em prática facilmente.
Assim, os formatos mais comuns de hoje são:
- Textos no blog;
- Postagens nas redes sociais;
- Lives e podcasts;
- Vídeos e áudios explicativos;
- E-books e infográficos.
Enfim, são dezenas de possibilidades, de modo que assim a marca consegue variar no formato e atrair um público bem maior e mais engajado.
A otimização (SEO) nos buscadores
Por fim, não é possível falar sobre marketing de conteúdo sem mencionar que os motores de busca como Google, Bing e Yahoo têm se tornado a maior vitrine do mundo.
Portanto, na prática a marca vai precisar seriamente se envolver com eles e traçar estratégias para conseguir um bom ranqueamento nas primeiras páginas.
Assim, quando o cliente em potencial escrever gráfica rápida perto de mim, ele vai encontrar o seu site logo nos primeiros resultados orgânicos, graças ao SEO.
Sigla para Search Engine Optimization, o que essa estratégia faz é, justamente, a Otimização de Páginas para Motores de Busca.
Ao praticar isso em função do marketing de conteúdo a marca cresce em termos de qualidade de conteúdo e até de programação das páginas.
new RDStationForms(‘form-blog-gentileza-afiliados-4ac345d11f3546f826ac’, ‘UA-114965972-2’).createForm();
Conclusão
Portanto, falar sobre o marketing de conteúdo é tratar de uma estratégia que já existia antes da internet, mas que agora, graças a ela, desponta como sinônimo de futuro.
Portanto, a empresa que se envolver seriamente com ele entenderá melhor a história do marketing, bem como os motivos por que vale a pena trabalhar com ele, focando no crescimento sério, sólido e sustentável do negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.